Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

AS CÉLULAS E A TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE
As células são as menores unidades estruturais e funcionais da vida. Todos os seres vivos, dos menores microorganismos, plantas até os seres humanos, são formados por células. É nelas que ocorrem os processos essenciais para manter a vida, como a transformação da energia, o crescimento e a reprodução.
A descoberta das células aconteceu no século XVII, quando o cientista inglês Robert Hooke utilizou um microscópio simples e observou pequenas estruturas em uma fatia de cortiça. Hooke as chamou de “células” porque as cavidades observadas lembravam os quartos de um mosteiro, conhecidos como cellulae, em latim. Anos depois, outros cientistas como Schleiden, Schwann e Virchow ajudaram a consolidar a teoria celular, que afirma que:
- Todos os seres vivos são formados por células.
- Toda célula se origina de outra célula pré-existente.
- A célula é a unidade funcional e estrutural da vida..
As células dos protozoários, plantas, fungos e animais (inclusive da espécie humana) são classificadas como eucarióticas. Isso significa que possuem um núcleo bem definido e diversos organoides (estruturas internas com funções específicas). Diferente das células procarióticas, como as das bactérias, as células eucarióticas apresentam um núcleo protegido por uma membrana chamada carioteca, também conhecida como envoltório (ou envelope) nuclear. Essa estrutura protege o material hereditário, que é o conjunto de informações que determina as características dos seres vivos. Esse material está organizado na forma de DNA (ácido desoxirribonucleico), que contém as instruções para o funcionamento e a reprodução das células.
Além do núcleo, as células eucarióticas possuem duas outras partes fundamentais: a membrana plasmática, que envolve toda a célula e controla a entrada e saída de substâncias, e o citoplasma, um ambiente gelatinoso onde ficam os organoides.
Uma das teorias mais aceitas para explicar a formação da carioteca é a da invaginação da membrana plasmática. Segundo ela, ao longo do processo evolutivo, partes da membrana plasmática da célula se dobraram para dentro, formando compartimentos internos. Um desses compartimentos acabou envolvendo o material hereditário, originando o núcleo com sua proteção especial: a carioteca. Esse processo foi fundamental para tornar as células eucarióticas mais organizadas e eficientes.
Outra hipótese importante para explicar como surgiram as células eucarióticas é a chamada teoria endossimbionte, também conhecida como teoria da endossimbiose. De acordo com ela, no passado, uma célula procariótica maior englobou outras células procarióticas menores, estabelecendo uma relação de mutualismo, ou seja: uma relação em que ambas as partes se beneficiavam. Assim, as células menores passaram a viver dentro da célula maior e a realizar funções específicas e essenciais, como a liberação de energia para o trabalho das células e, no caso das plantas, a realização da fotossíntese. Essa integração deu origem aos organoides como as mitocôndrias e os cloroplastos, transformando a estrutura celular e dando origem ao grupo das células eucarióticas.
A cientista norte-americana Lynn Margulis, na década de 1960, foi a principal responsável por desenvolver e divulgar a hipótese endossimbiótica. Na época, suas ideias foram muito criticadas, mas hoje trata-se de uma teoria científica amplamente aceita e considerada uma das descobertas mais importantes da biologia moderna. O trabalho de Margulis mudou a forma como os cientistas entendem a origem da vida complexa na Terra.
Entre os organoides das células humanas, destaca-se a mitocôndria, fundamental para a disponibilização de energia. A mitocôndria transforma a glicose (um açúcar obtido dos alimentos) e o gás oxigênio (O₂) em ATP (adenosina trifosfato), que é a principal fonte de energia usada nas atividades celulares, como movimentação, transporte de substâncias e comunicação entre células.
As evidências que apoiam a teoria da endossimbiose incluem o fato de que as mitocôndrias possuem DNA próprio, muito semelhante ao das bactérias, e se dividem de maneira parecida com os micro-organismos procariontes. O mesmo ocorre com os cloroplastos, presentes nas células vegetais. Ambos, também, possuem membrana dupla (bicamada lipídica), diferentemente de outros organoides.
Nessas células também existem outros organoides, como os ribossomos, que produzem proteínas. Há também o complexo golgiense, que organiza e distribui substâncias fabricadas pela célula; e os lisossomos, responsáveis por digerir partículas indesejadas. Além disso, as células humanas apresentam grande diversidade de formas e funções. Os glóbulos vermelhos, por exemplo, transportam gás oxigênio através do sangue, as células musculares promovem o movimento, os osteócitos formam os ossos, e as células epiteliais revestem órgãos e tecidos (protegendo o corpo).
A estrutura, a organização interna e a história evolutiva das células revelam não apenas como somos por dentro, mas também como a vida, ao longo de bilhões de anos, se tornou cada vez mais complexa e eficiente.
QUESTÃO 1
Leia a descrição para acertar as charadas.
A) Sou como a central de comando. Guardo o material hereditário e digo o que cada parte da célula deve fazer. Eu sou a(o) _____________________.
B) Sou o motorzinho da célula. Com a glicose e o gás oxigênio, disponibilizo energia para tudo funcionar bem. Eu sou a(o) _____________________.
C) Sou o lugar onde as tarefas acontecem. Gelatinoso, cheio de vida, onde moram várias estruturas que trabalham em equipe. Eu sou a(o) _____________________.
D) “Engulo” sujeiras e restos que não servem mais, ajudando a célula a se limpar. Eu sou a(o) _____________________.
QUESTÃO 2
As três partes fundamentais de uma célula eucariótica são a(o)
(A) carioteca, parede celular e cloroplasto.
(B) núcleo, membrana plasmática e citoplasma.
(C) DNA, lisossomo, cloroplasto e mitocôndria.
(D) ribossomo, material genético e célula-tronco.
QUESTÃO 3
Durante uma investigação celular, cientistas descobriram uma estrutura dentro da célula que não permitia a passagem de certas substâncias. Essa estrutura é mais provavelmente a(o)
(A) núcleo celular.
(B) citoplasma celular.
(C) carioteca nuclear.
(D) membrana plasmática.
QUESTÃO 4
Em uma experiência, os alunos analisaram dois tipos celulares: um possuía núcleo definido e organoides; o outro não possuía essas estruturas. A alternativa que descreve corretamente a diferença entre essas células é
(A) a célula com núcleo é procariótica e a sem núcleo é eucariótica.
(B) a célula sem núcleo é eucariótica e a com núcleo é vegetal.
(C) a célula com núcleo é eucariótica e a sem núcleo é procariótica.
(D) ambas são células eucarióticas, pois possuem material genético.
QUESTÃO 5
Ao assistir a um documentário sobre alimentação, João ouviu que a glicose é usada pelas células para gerar energia. O organoide celular responsável por transformar a glicose e o oxigênio em ATP é a(o)
(A) ribossomo.
(B) lisossomo.
(C) mitocôndria.
(D) cloroplasto.
QUESTÃO 6
O material hereditário é protegido pelo núcleo nas células eucarióticas. Explique qual é a importância da carioteca nesse processo e o que poderia acontecer se essa estrutura não existisse.
QUESTÃO 7
Em um debate sobre a origem da complexidade da vida, um grupo de estudantes afirmou que a relação de mutualismo foi essencial para o surgimento das células eucarióticas. Um organoide que é o melhor exemplo dessa afirmação é a(o)
(A) ribossomo, pois participa da produção de proteínas.
(B) lisossomo, por causa da eliminação resíduos celulares.
(C) mitocôndria, pois originou-se de uma bactéria simbionte.
(D) carioteca, pois protege o material genético da célula.
QUESTÃO 8
As mitocôndrias produzem ATP a partir da glicose e do oxigênio. Veja a imagem:

Faça uma analogia entre a mitocôndria e algo do dia a dia (como um objeto ou lugar), explicando por que essa comparação faz sentido.
QUESTÃO 9
A cientista Lynn Margulis enfrentou resistência da comunidade científica ao propor a teoria da endossimbiose, que mais tarde se mostrou correta. Por que é importante que a ciência mantenha espaço para hipóteses novas, mesmo quando vão contra ideias já aceitas?
QUESTÃO 10
Agora que você conhece as principais estruturas da célula e suas funções, imagine que está explicando isso para alguém mais novo que você:
A) Como você descreveria o que é uma célula e por que ela é tão importante para os seres vivos?
B) O que é uma célula eucariótica, quais são suas partes e por que ela é tão importante para a vida?
Autoria: | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de conhecimento: | Citologia básica – tipos celulares, teorias da formação da carioteca e endossimbiose. |
Habilidades: | (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. |
Referências: | BORGES, Jerry Carvalho. E tudo começou assim…. Ciência Hoje. Disponível em <https://cienciahoje.org.br/coluna/e-tudo-comecou-assim/>. Acesso em 24/06/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em Acesso em 24/06/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em Acesso em 24/06/2025. HALFELD, Vítor Ribeiro. Simbiose: do cinema ao corpo humano. Ciência Hoje. Disponível em <https://cienciahoje.org.br/artigo/simbiose-do-cinema-ao-corpo-humano/>. Acesso em 24/06/2025. YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti Mais Ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017. 272 p. Acesso em 24/06/2025. |