ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!
NA TORNEIRA PINGANDO, A ÁGUA VAI ESCORRER,
SE NÃO FECHAR DIREITO, ELA PODE SE PERDER!
CADA GOTINHA IMPORTA, NÃO DÁ PRA DESPERDIÇAR,
POIS ÁGUA É TÃO VALIOSA, NÃO PODEMOS DEIXAR FALTAR!
QUANDO ESCOVO MEUS DENTES, NÃO DEIXO ÁGUA CORRER,
FECHO A TORNEIRA UM POUQUINHO E VOLTO A ABRIR PRA ENXAGUAR!
ASSIM AJUDO O PLANETA, SEM NEM PRECISAR PENSAR,
POIS TODA GOTA ECONOMIZADA, FAZ O MUNDO MELHORAR!
BANHO LONGO É GOSTOSO, MAS NÃO PODE DEMORAR,
COM CINCO MINUTINHOS, DÁ PRO CORPO REFRESCAR!
ASSIM SOBRA MAIS ÁGUA PRO RIO E O RIACHO,
E AS PLANTAS AGRADECEM, FICANDO VERDE O CAPACHO!
LAVAR A CALÇADA? QUE TAL SÓ VASSOURAR?
COM MANGUEIRA GASTAMOS MUITO, SEM NECESSIDADE USAR!
A ÁGUA É PRA BEBER, PRAS PLANTAS E PRA CUIDAR,
SE USAR SÓ O QUE É PRECISO, A NATUREZA VAI NOS SAUDAR!
ENTÃO, AMIGOS E AMIGAS, A LIÇÃO VAMOS LEMBRAR:
A ÁGUA É UM TESOURO, VAMOS JUNTOS ECONOMIZAR!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
NOSSAS AÇÕES IMPACTAM DIRETAMENTE O PLANETA E SUCESSIVAMENTE AS PLATAS, POR ISSO É IMPORTANTE FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVAMOS OS DENTES PARA
(A) NÃO ESQUECER DE ONDE ESTÁ A ÁGUA.
(B) EVITAR QUE A ÁGUA SE PERCA E ECONOMIZAR.
(C) A ÁGUA ESFRIAR MAIS RÁPIDO.
(D) ENCHER O BALDE DE ÁGUA PARA USAR NAS PLANTAS.
QUESTÃO 2
NO POEMA “VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!”, A AÇÃO SUGERIDA PARA ECONOMIZAR ÁGUA AO LIMPAR A CALÇADA É
(A) USAR A MANGUEIRA PARA LAVAR A CALÇADA.
(B) LAVAR A CALÇADA COM ÁGUA DA CHUVA.
(C) USAR UMA VASSOURA EM VEZ DE ÁGUA.
(D) LAVAR A CALÇADA TODOS OS DIAS.
QUESTÃO 3
POR QUE É IMPORTANTE PRESERVAR A ÁGUA PARA QUE AS PLANTAS SE DESENVOLVAM BEM?
QUESTÃO 4
ESCOLHA A FRASE MAIS APROPRIADA ABAIXO PARA ILUSTRAR UM CARTAZ DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PLANTAS.
POUPAR ÁGUA É UM PEQUENO GESTO QUE FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA.
FECHE A TORNEIRA E SALVE O PLANETA, GOTA A GOTA!
CADA GOTA CONTA! USE SÓ O NECESSÁRIO PARA UM FUTURO MELHOR.
ÁGUA É VIDA. VAMOS ECONOMIZAR PARA MANTER O CICLO DA NATUREZA.
CUIDE DA ÁGUA HOJE PARA QUE NÃO FALTE AMANHÃ.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição Graduação: Pedagogia e Jornalismo Pós-graduação: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e, Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI05-C) Relacionar a importância da preservação dos recursos hídricos para a manutenção da vida das plantas. |
Referência (s): | ÁGUA. Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-agua.htm>. Acesso em: 28, out.2024. Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014. Os perigos dentro de casa. Nova Escola, 2024. Disponível em: <Os perigos dentro de casa – Planos de aula – 2º ano – Ciências (novaescola.org.br)>. Acesso em: 05, mar. 2024. Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |