Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A Reprodução Humana
A reprodução é o processo pelo qual os seres humanos geram novos seres humanos, ou seja, têm filhos. É uma parte essencial da vida que garante a continuidade da nossa espécie.
Para entender a reprodução, precisamos conhecer os sistemas genitais masculino e feminino e como eles funcionam juntos.
- Sistema Genital Masculino:
- Testículos: Produzem os espermatozoides, que são as células reprodutivas masculinas.
- Pênis: Durante a relação sexual, os espermatozoides são liberados do pênis para dentro do corpo da mulher.
- Sistema Genital Feminino:
- Ovários: Produzem os óvulos, que são as células reprodutivas femininas.
- Tubas Uterinas: Onde ocorre a fertilização, ou seja, onde o espermatozoide encontra o óvulo.
- Útero: Se o óvulo é fertilizado, ele se implanta no útero e começa a se desenvolver em um bebê.
A fertilização é quando um espermatozoide se encontra com um óvulo. Isso geralmente acontece nas tubas uterinas. Quando o espermatozoide e o óvulo se unem, formam uma célula chamada zigoto, que começa a se dividir e se transformar em um embrião. O embrião se implanta no útero e cresce, desenvolvendo-se em um bebê ao longo de aproximadamente nove meses.
A reprodução é importante porque permite que a vida continue. Também é um processo que envolve muito cuidado e amor, desde a gravidez até o nascimento e crescimento do bebê.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Durante a adolescência, o corpo da menina passa por várias mudanças significativas devido à ação dos hormônios sexuais, principalmente o estrogênio e a progesterona. Seus seios começam a se desenvolver, os quadris se alargam e a cintura se define. A menina também começa a menstruar, marcando o início do seu ciclo reprodutivo. Os ovários são responsáveis por
(A) produzir espermatozoides.
(B) produzir óvulos.
(C) produzir leite.
(D) produzir sangue.
QUESTÃO 2
A fertilização simboliza o início da vida, o potencial de crescimento e a continuidade da espécie. Ela normalmente ocorre
(A) no útero.
(B) nos ovários.
(C) nas tubas uterinas.
(D) na vagina.
QUESTÃO 3
Por que a reprodução é um processo importante para a continuidade da espécie humana?
QUESTÃO 4
Leia um trecho da canção Good Day (Strive to Be).
“A vida é tão imprevisível
Life’s so unpredictable
E as coisas podem não estar indo do meu jeito
And things might not be goin’ my way
Mas vai ser um dia bom
But it’s gonna be a good day
Embora as coisas não estejam indo como planejado
Though things are goin’ sideways
Eu mantenho um sorriso no rosto (no rosto)
I got a smile on my face (on my face)
E nada vai me derrubar
And nothing’s gonna bring me down”
O que você compreende do trecho dessa canção? Como você se sente hoje?
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Graduanda em: – Nutrição. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (GO-EF05CI14-A) Identificar as principais mudanças que ocorrem no organismo durante a puberdade, associando à ação dos hormônios sexuais. (GO-EF05CI14-B) Apontar os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana. (GO-EF05CI14-C) Discutir a importância das mudanças ocorridas no organismo, durante a puberdade, para a reprodução humana. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. ASSIS, Danielle. Como sou inÚTIL: como enfrentar a depressão persistente e outros transtornos que afetam a aprendizagem. 1 ed. Goiânia: Editora Kelps, 2022. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |