ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ARARA-AZUL E SUA ADAPTAÇÃO AO CERRADO
A ARARA-AZUL É UMA DAS ESPÉCIES MAIS EMBLEMÁTICAS DO CERRADO BRASILEIRO. CONHECIDA POR SUA PLUMAGEM AZUL-VIVA E SEU GRANDE PORTE, A ARARA-AZUL SE ADAPTA DE MANEIRA NOTÁVEL AO AMBIENTE DO CERRADO, QUE É CARACTERIZADO POR UM CLIMA QUENTE E SECO, COM VEGETAÇÃO DE SAVANA E PERÍODOS DE CHUVA E SECA BEM DEFINIDOS.
UMA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DA ARARA-AZUL AO CERRADO É SUA DIETA. ELA SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE FRUTOS DE PALMEIRAS, COMO O COCO DO BURITI E A BOCAIÚVA, QUE SÃO ABUNDANTES NA REGIÃO. SEU BICO FORTE E RESISTENTE É IDEAL PARA QUEBRAR AS DURAS CASCAS DESSAS SEMENTES, GARANTINDO UMA FONTE DE ALIMENTO MESMO DURANTE A ESTAÇÃO SECA, QUANDO OUTRAS FONTES PODEM SER ESCASSAS.
ALÉM DISSO, A ARARA-AZUL É UMA AVE SOCIAL, VIVENDO EM BANDOS QUE AJUDAM NA BUSCA POR ALIMENTO E NA PROTEÇÃO CONTRA PREDADORES. ELA TAMBÉM TEM UM COMPORTAMENTO MIGRATÓRIO DENTRO DO CERRADO, MOVENDO-SE CONFORME AS ESTAÇÕES EM BUSCA DE ÁREAS COM MAIOR DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO E ÁGUA. OUTRO PONTO IMPORTANTE É O USO DE BURACOS EM ÁRVORES, ESPECIALMENTE AS DE GRANDE PORTE, COMO O MANDUVI, PARA A CONSTRUÇÃO DE SEUS NINHOS. ESSAS ÁRVORES SÃO COMUNS NO CERRADO E FORNECEM ABRIGO SEGURO PARA SEUS FILHOTES, PROTEGENDO-OS DO CLIMA EXTREMO E DE PREDADORES.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA ARARA-AZUL QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA À SUA ADAPTAÇÃO AO CERRADO É A
(A) PLUMAGEM COLORIDA.
(B) CAPACIDADE DE NADAR EM RIOS.
(C) BICO FORTE PARA QUEBRAR SEMENTES.
(D) TAMANHO PEQUENO PARA SE ESCONDER FACILMENTE.
QUESTÃO 2
AS ARARAS-AZUIS CONSTROEM SEUS NINHOS EM
(A) BURACOS NO SOLO.
(B) ÁRVORES DE GRANDE PORTE.
(C) ROCHAS.
(D) ÁREAS ABERTAS DO CERRADO.
QUESTÃO 3
EXPLIQUE COMO A DIETA DA ARARA-AZUL É UMA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE DO CERRADO.
QUESTÃO 4
QUE TAL COLORIR A ARARA-AZUL, DESTACANDO SUAS LINDAS CARACTERÍSTICAS? EM SEGUIDA, DESENHE AO LADO ALGUNS ALIMENTOS ESSENCIAIS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. CAPRICHE!
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição Graduação: Pedagogia e Jornalismo Pós-graduação: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado. |
Referência (s): | Animais do Cerrado. Educa + Brasil, 2024. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-do-cerrado>. Acesso em: 21, ago. 2024. Cerrado. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), 2024. Disponível em: <https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/#:~:text=Dentre%20elas%20destacam%2Dse%3A%20pequi,%2C%20jatob%C3%A1%2C%20mangaba%20e%20baru.>. Acesso em: 21, ago. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |