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CIÊNCIAS DA NATUREZA – ADAPTAÇÕES DOS ANIMAIS DO CERRADO


ARARA-AZUL E SUA ADAPTAÇÃO AO CERRADO

A ARARA-AZUL É UMA DAS ESPÉCIES MAIS EMBLEMÁTICAS DO CERRADO BRASILEIRO. CONHECIDA POR SUA PLUMAGEM AZUL-VIVA E SEU GRANDE PORTE, A ARARA-AZUL SE ADAPTA DE MANEIRA NOTÁVEL AO AMBIENTE DO CERRADO, QUE É CARACTERIZADO POR UM CLIMA QUENTE E SECO, COM VEGETAÇÃO DE SAVANA E PERÍODOS DE CHUVA E SECA BEM DEFINIDOS.

UMA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DA ARARA-AZUL AO CERRADO É SUA DIETA. ELA SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE FRUTOS DE PALMEIRAS, COMO O COCO DO BURITI E A BOCAIÚVA, QUE SÃO ABUNDANTES NA REGIÃO. SEU BICO FORTE E RESISTENTE É IDEAL PARA QUEBRAR AS DURAS CASCAS DESSAS SEMENTES, GARANTINDO UMA FONTE DE ALIMENTO MESMO DURANTE A ESTAÇÃO SECA, QUANDO OUTRAS FONTES PODEM SER ESCASSAS.

ALÉM DISSO, A ARARA-AZUL É UMA AVE SOCIAL, VIVENDO EM BANDOS QUE AJUDAM NA BUSCA POR ALIMENTO E NA PROTEÇÃO CONTRA PREDADORES. ELA TAMBÉM TEM UM COMPORTAMENTO MIGRATÓRIO DENTRO DO CERRADO, MOVENDO-SE CONFORME AS ESTAÇÕES EM BUSCA DE ÁREAS COM MAIOR DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO E ÁGUA. OUTRO PONTO IMPORTANTE É O USO DE BURACOS EM ÁRVORES, ESPECIALMENTE AS DE GRANDE PORTE, COMO O MANDUVI, PARA A CONSTRUÇÃO DE SEUS NINHOS. ESSAS ÁRVORES SÃO COMUNS NO CERRADO E FORNECEM ABRIGO SEGURO PARA SEUS FILHOTES, PROTEGENDO-OS DO CLIMA EXTREMO E DE PREDADORES.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA ARARA-AZUL QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA À SUA ADAPTAÇÃO AO CERRADO É A

(A) PLUMAGEM COLORIDA.

(B) CAPACIDADE DE NADAR EM RIOS.

(C) BICO FORTE PARA QUEBRAR SEMENTES.

(D) TAMANHO PEQUENO PARA SE ESCONDER FACILMENTE.

QUESTÃO 2

AS ARARAS-AZUIS CONSTROEM SEUS NINHOS EM

(A) BURACOS NO SOLO.

(B) ÁRVORES DE GRANDE PORTE.

(C) ROCHAS.

(D) ÁREAS ABERTAS DO CERRADO.

QUESTÃO 3

EXPLIQUE COMO A DIETA DA ARARA-AZUL É UMA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE DO CERRADO.

QUESTÃO 4

QUE TAL COLORIR A ARARA-AZUL, DESTACANDO SUAS LINDAS CARACTERÍSTICAS? EM SEGUIDA, DESENHE AO LADO ALGUNS ALIMENTOS ESSENCIAIS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. CAPRICHE!


Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: Nutrição  
Graduação: Pedagogia e Jornalismo  
Pós-graduação:   MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado.  
Referência (s):Animais do Cerrado. Educa + Brasil, 2024. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-do-cerrado>. Acesso em: 21, ago. 2024.

Cerrado. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), 2024. Disponível em: <https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/#:~:text=Dentre%20elas%20destacam%2Dse%3A%20pequi,%2C%20jatob%C3%A1%2C%20mangaba%20e%20baru.>. Acesso em: 21, ago. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)