You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – A participação dos microrganismos na produção de alimentos, combustíveis e medicamentos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A participação dos microrganismos na produção de alimentos

O leite fermentado é um exemplo claro de como os microrganismos desempenham um papel essencial na produção de alimentos. Esse processo envolve a ação de bactérias benéficas, como os lactobacilos, que são responsáveis por transformar o leite em produtos como iogurtes e coalhadas.

Durante a fermentação, essas bactérias convertem a lactose, um tipo de açúcar presente no leite, em ácido lático, o que dá ao iogurte sua textura e sabor característicos. Além de conferir um sabor agradável, a fermentação melhora a digestibilidade do leite, tornando-o mais tolerável para pessoas com intolerância à lactose.

A produção de leite fermentado também exemplifica a importância da tecnologia nos processos alimentares. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, é possível controlar precisamente as condições de fermentação, garantindo a qualidade e segurança dos produtos. A seleção e cultivo de microrganismos específicos permitem a criação de produtos com diferentes sabores, texturas e benefícios para a saúde.

Portanto, o leite fermentado não só ilustra a contribuição dos microrganismos na produção de alimentos, mas também destaca como a tecnologia aprimora esses processos, tornando-os mais eficientes e diversificados.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

O papel principal dos microrganismos na produção de leite fermentado é

(A) transformar o leite em água.

(B) converter a lactose em ácido lático.

(C) remover todos os nutrientes do leite.

(D) aumentar a quantidade de gordura no leite.

QUESTÃO 2

A fermentação do leite é importante porque

(A) aumenta a quantidade de calorias.

(B) melhora a digestibilidade e o sabor do leite.

(C) reduz a acidez do leite.

(D) remove as vitaminas do leite.

QUESTÃO 3

Descreva como a tecnologia tem influenciado o processo de fermentação do leite e a produção de derivados como o iogurte.

QUESTÃO 4

Liste alguns alimentos que dependem da ação de microrganismos em sua produção.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Atividade Experimental: Produção de Pão com Fermento Biológico

Objetivo: mostrar como os microrganismos, especificamente o fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae), são utilizados para fazer o pão crescer, destacando o processo de fermentação de forma simples e divertida.

Materiais:

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de água morna (não quente)

1 colher de chá de açúcar

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de fermento biológico seco

1 tigela grande

1 colher de pau

1 pano de prato limpo

1 forma de pão

Procedimento:

Ativação do fermento: em uma tigela pequena, misture a água morna com o açúcar e o fermento biológico seco. Deixe descansar por cerca de 5 minutos até que comece a espumar. Isso mostra que o fermento está “acordando” e começando a trabalhar.

Preparação da massa: em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Adicione a mistura de fermento ativado e mexa com a colher de pau até formar uma massa. Se necessário, adicione um pouco mais de água ou farinha para que a massa fique macia, mas não pegajosa.

Sova da massa: coloque a massa em uma superfície enfarinhada e deixe as crianças amassarem por cerca de 5 minutos. Explique que, ao amassar, estamos ajudando o fermento a se espalhar pela massa.

Primeira fermentação: coloque a massa de volta na tigela, cubra com o pano de prato limpo e deixe descansar em um local morno por 1 hora. Durante esse tempo, o fermento produzirá bolhas de gás (dióxido de carbono), fazendo a massa crescer.

Preparação para assar: após a massa ter dobrado de tamanho, amasse a massa novamente por alguns minutos. Em seguida, coloque a massa em uma forma de pão e deixe crescer por mais 30 minutos.

Observação (sem assar): antes de assar, observe que o crescimento da massa é causado pelas bolhas de gás que o fermento produziu. Por questões de segurança, a parte de assar o pão será feita por um adulto, mas você poderá observar o resultado final.

Conclusão: após o pão assado esfriar, e o professor (a) cortar o mesmo em fatias, observe as bolhas de ar dentro do pão, formadas pelo fermento. Os microrganismos ajudaram a transformar ingredientes simples em um pão macio e saboroso.

Extensão da atividade: professor (a), para explorar mais, as crianças podem experimentar adicionar diferentes ingredientes à massa, como ervas ou queijos, e observar como isso afeta o crescimento e o sabor do pão.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI07-A) Identificar a participação de microrganismos nos processos de produção de alimentos (queijos, iogurtes, coalhadas), combustíveis (álcool), medicamentos (antibióticos), reconhecendo a importância da tecnologia nesses processos.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

MICRORGANISMOS. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/microrganismos/>Acesso em: 19, ago. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).