ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A participação dos microrganismos na produção de alimentos
O leite fermentado é um exemplo claro de como os microrganismos desempenham um papel essencial na produção de alimentos. Esse processo envolve a ação de bactérias benéficas, como os lactobacilos, que são responsáveis por transformar o leite em produtos como iogurtes e coalhadas.
Durante a fermentação, essas bactérias convertem a lactose, um tipo de açúcar presente no leite, em ácido lático, o que dá ao iogurte sua textura e sabor característicos. Além de conferir um sabor agradável, a fermentação melhora a digestibilidade do leite, tornando-o mais tolerável para pessoas com intolerância à lactose.
A produção de leite fermentado também exemplifica a importância da tecnologia nos processos alimentares. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, é possível controlar precisamente as condições de fermentação, garantindo a qualidade e segurança dos produtos. A seleção e cultivo de microrganismos específicos permitem a criação de produtos com diferentes sabores, texturas e benefícios para a saúde.
Portanto, o leite fermentado não só ilustra a contribuição dos microrganismos na produção de alimentos, mas também destaca como a tecnologia aprimora esses processos, tornando-os mais eficientes e diversificados.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O papel principal dos microrganismos na produção de leite fermentado é
(A) transformar o leite em água.
(B) converter a lactose em ácido lático.
(C) remover todos os nutrientes do leite.
(D) aumentar a quantidade de gordura no leite.
QUESTÃO 2
A fermentação do leite é importante porque
(A) aumenta a quantidade de calorias.
(B) melhora a digestibilidade e o sabor do leite.
(C) reduz a acidez do leite.
(D) remove as vitaminas do leite.
QUESTÃO 3
Descreva como a tecnologia tem influenciado o processo de fermentação do leite e a produção de derivados como o iogurte.
QUESTÃO 4
Liste alguns alimentos que dependem da ação de microrganismos em sua produção.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Atividade Experimental: Produção de Pão com Fermento Biológico
Objetivo: mostrar como os microrganismos, especificamente o fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae), são utilizados para fazer o pão crescer, destacando o processo de fermentação de forma simples e divertida.
Materiais:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de água morna (não quente)
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 tigela grande
1 colher de pau
1 pano de prato limpo
1 forma de pão
Procedimento:
Ativação do fermento: em uma tigela pequena, misture a água morna com o açúcar e o fermento biológico seco. Deixe descansar por cerca de 5 minutos até que comece a espumar. Isso mostra que o fermento está “acordando” e começando a trabalhar.
Preparação da massa: em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Adicione a mistura de fermento ativado e mexa com a colher de pau até formar uma massa. Se necessário, adicione um pouco mais de água ou farinha para que a massa fique macia, mas não pegajosa.
Sova da massa: coloque a massa em uma superfície enfarinhada e deixe as crianças amassarem por cerca de 5 minutos. Explique que, ao amassar, estamos ajudando o fermento a se espalhar pela massa.
Primeira fermentação: coloque a massa de volta na tigela, cubra com o pano de prato limpo e deixe descansar em um local morno por 1 hora. Durante esse tempo, o fermento produzirá bolhas de gás (dióxido de carbono), fazendo a massa crescer.
Preparação para assar: após a massa ter dobrado de tamanho, amasse a massa novamente por alguns minutos. Em seguida, coloque a massa em uma forma de pão e deixe crescer por mais 30 minutos.
Observação (sem assar): antes de assar, observe que o crescimento da massa é causado pelas bolhas de gás que o fermento produziu. Por questões de segurança, a parte de assar o pão será feita por um adulto, mas você poderá observar o resultado final.
Conclusão: após o pão assado esfriar, e o professor (a) cortar o mesmo em fatias, observe as bolhas de ar dentro do pão, formadas pelo fermento. Os microrganismos ajudaram a transformar ingredientes simples em um pão macio e saboroso.
Extensão da atividade: professor (a), para explorar mais, as crianças podem experimentar adicionar diferentes ingredientes à massa, como ervas ou queijos, e observar como isso afeta o crescimento e o sabor do pão.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI07-A) Identificar a participação de microrganismos nos processos de produção de alimentos (queijos, iogurtes, coalhadas), combustíveis (álcool), medicamentos (antibióticos), reconhecendo a importância da tecnologia nesses processos. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. MICRORGANISMOS. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/microrganismos/>Acesso em: 19, ago. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |