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CIÊNCIAS DA NATUREZA – A luz e os objetos ao nosso redor

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A luz e os objetos ao nosso redor

A luz é uma forma de energia muito importante para a nossa vida, pois nos permite enxergar tudo ao nosso redor. Ela pode se comportar de maneiras diferentes ao encontrar diferentes objetos. Quando passa por materiais transparentes, como o vidro, a luz atravessa completamente sem ser interrompida. Isso acontece porque esses materiais não bloqueiam sua passagem. Já em objetos translúcidos, como papel vegetal, parte da luz passa, mas outra parte é espalhada, tornando a visão um pouco embaçada.

Quando a luz encontra um objeto opaco, como uma parede ou um livro, ela não consegue atravessar. Isso faz com que esses objetos criem sombras. Quanto mais perto da fonte de luz, maior será a sombra. Outra propriedade interessante da luz é a reflexão. Os espelhos, por exemplo, refletem a luz de forma organizada, permitindo que vejamos nossa própria imagem refletida neles.

A luz também pode se desviar ao atravessar certos materiais, como a água. Você já reparou como um canudo parece torto dentro de um copo com água? Isso acontece porque a luz muda de direção ao passar de um meio para outro. Além disso, quando a luz do Sol atravessa gotinhas de chuva, ela se divide em várias cores, formando o arco-íris. Esse fenômeno também pode ser observado quando usamos um prisma para separar a luz branca em diferentes tonalidades.

Podemos realizar várias experiências para entender como a luz se comporta. Experimentos simples, como iluminar objetos com uma lanterna, ajudam a perceber como a luz pode atravessar, refletir ou ser bloqueada. Observar sombras e brincar com espelhos também são formas divertidas de aprender. Agora que você conhece mais sobre a luz, que tal testar esses conceitos com atividades práticas?

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Quando a luz encontra um objeto translúcido, ela

A) passa completamente.

B) não passa.

C) passa parcialmente.

D) reflete totalmente.

QUESTÃO 2

Quando um objeto opaco bloqueia a luz, ele

A) desaparece.

B) forma uma sombra.

C) brilha mais.

D) se torna transparente.

QUESTÃO 3

Faça um desenho de um arco-íris bem lindo. Reflita: Por que o arco-íris tem várias cores?

QUESTÃO 4

Experimento

Pegue um copo de água e um lápis. Coloque o lápis dentro do copo e observe. Ele parece torto? Explique o que aconteceu.


Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.  

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.  

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

MEIOS DE PROPAGAÇÃO DA LUZ: MEIOS TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDOS E OPACOS. Brasil Escola, 2025. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transparentes-translucidos-opacos.htm>. Acesso em: 25, mar. 2025.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)