Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A Interferência Humana no Ciclo Hidrológico e a Água Potável
A água é um recurso essencial para a vida e está presente no nosso planeta em grande quantidade. No entanto, nem toda água pode ser usada para beber, cozinhar ou cuidar da higiene. Apenas uma pequena parte é potável, ou seja, própria para o consumo humano. O ciclo hidrológico, que inclui processos como evaporação, condensação, precipitação e infiltração, é fundamental para a renovação dessa água potável.
Porém, as ações humanas (também chamadas de ações antrópicas) estão interferindo nesse ciclo natural e causando problemas. Por exemplo, o desmatamento reduz a quantidade de água que é devolvida ao ambiente pela transpiração das plantas, diminuindo as chuvas. A poluição dos rios e lagos, causada pelo descarte incorreto de lixo e produtos químicos, contamina a água potável, tornando-a imprópria para o consumo. Além disso, o uso exagerado da água em atividades como agricultura e indústria pode esgotar as reservas disponíveis.
Para garantir que tenhamos água limpa no futuro, é importante cuidar desse recurso. Podemos fazer isso economizando água em casa, não jogando lixo nos rios e apoiando ações de reflorestamento. Cuidar da água é cuidar da vida!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A ação humana que prejudica o ciclo hidrológico é
(A) plantar árvores.
(B) descartar lixo em rios.
(C) economizar água.
(D) proteger nascentes.
QUESTÃO 2
O ciclo hidrológico é importante porque
(A) aumenta a poluição da água.
(B) ajuda a renovar a água potável.
(C) reduz a disponibilidade de água doce.
(D) impede a formação de chuvas.
QUESTÃO 3
Explique como o desmatamento pode afetar o ciclo da água e a disponibilidade de água potável.
QUESTÃO 4
Em dupla, crie um folheto ou quadrinho educativo que explique como as ações humanas podem prejudicar o ciclo da água e sugira atitudes para preservar a água potável, destacando sua importância para a vida.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água potável. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Estados físicos da água. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-da-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20pode%20se%20apresentar%20na%20forma%20s%C3%B3lida%2C%20l%C3%ADquida%20e,uma%20est%C3%A1vel%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20ambiente>. Acesso em: 19, nov. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |