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CIÊNCIAS DA NATUREZA – A influência dos materiais na produção dos sons

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A influência dos materiais na produção dos sons

Os sons estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas. Desde o barulho do despertador pela manhã até o som das conversas e da natureza ao nosso redor, cada ruído tem sua origem e características específicas. Quando caminhamos na rua, escutamos buzinas de carros, vozes de pessoas e até o som das folhas balançando ao vento.

A natureza também é uma grande produtora de sons. O canto dos pássaros, o barulho da chuva caindo e o som das ondas do mar são exemplos de sons naturais que ouvimos. Além disso, diferentes materiais influenciam a forma como os sons são produzidos. Objetos de metal produzem sons metálicos, enquanto materiais como madeira e plástico geram sons mais abafados.

Compreender como os materiais afetam os sons nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e até mesmo a criar diferentes instrumentos musicais e objetos sonoros. Vamos explorar algumas atividades para testar esses conhecimentos!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Os sons que ouvimos no dia a dia podem ser

A) apenas produzidos por instrumentos musicais.

B) resultado da vibração de diferentes materiais.

C) sempre iguais, independentemente do material.

D) apenas sons naturais.

QUESTÃO 2

O que ouvimos da chuva é um exemplo de som

A) produzido por materiais metálicos.

B) natural.

C) abafado de plástico.

D) criado por instrumentos musicais.

QUESTÃO 3

Ligue os materiais aos sons que eles produzem:

QUESTÃO 4

Desenhe cinco objetos que produzem sons ao nosso redor.

QUESTÃO 5

Pegue diferentes objetos em casa (uma colher de metal, um pote de plástico, uma mesa de madeira e um copo de vidro). Bata levemente em cada um deles e observe o som que produzem. Anote suas observações: qual foi o som mais agudo? Qual foi o mais grave?


Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI01-A) Identificar como a natureza do material (ferro, plástico, madeira, vidro), que compõe os diferentes objetos, influencia na produção de sons.  
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.  

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.  

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.    
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)