You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA A VIDA NA TERRA

CIÊNCIAS DA NATUREZA – A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA A VIDA NA TERRA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA A VIDA NA TERRA

O SOL É A PRINCIPAL FONTE DE LUZ E CALOR PARA A TERRA, DESEMPENHANDO UM PAPEL NECESSÁRIO NA SUSTENTAÇÃO DA VIDA. SUA LUZ É ESSENCIAL PARA O PROCESSO DE FOTOSSÍNTESE, PERMITINDO QUE AS PLANTAS CRESÇAM E PRODUZAM OXIGÊNIO, QUE É VITAL PARA A RESPIRAÇÃO DOS SERES VIVOS. O CALOR FORNECIDO PELO SOL AQUECE A SUPERFÍCIE DA TERRA, MANTENDO AS TEMPERATURAS EM NÍVEIS QUE PERMITEM A EXISTÊNCIA DE ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO, FUNDAMENTAL PARA A VIDA.

A RADIAÇÃO SOLAR TAMBÉM TEM EFEITOS SIGNIFICATIVOS SOBRE OS SERES VIVOS. ENTRE OS BENEFÍCIOS, DESTACA-SE A SÍNTESE DE VITAMINA D NA PELE HUMANA, ESSENCIAL PARA A SAÚDE DOS OSSOS. NO ENTANTO, A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL PODE CAUSAR DANOS, COMO QUEIMADURAS SOLARES E AUMENTO DO RISCO DE CÂNCER DE PELE. ASSIM, É IMPORTANTE EQUILIBRAR A EXPOSIÇÃO AO SOL E UTILIZAR MEDIDAS DE PROTEÇÃO, COMO PROTETOR SOLAR E ROUPAS ADEQUADAS.

ALÉM DISSO, A RADIAÇÃO SOLAR INTERAGE DE MANEIRAS DIFERENTES COM DIVERSAS SUPERFÍCIES. SUPERFÍCIES ESCURAS, COMO ASFALTO, ABSORVEM MAIS CALOR, ENQUANTO SUPERFÍCIES CLARAS, COMO NEVE, REFLETEM A MAIOR PARTE DA RADIAÇÃO SOLAR. A ÁGUA TAMBÉM REFLETE E ABSORVE A RADIAÇÃO SOLAR, INFLUENCIANDO A TEMPERATURA DOS CORPOS D’ÁGUA. COMPARANDO DIFERENTES SUPERFÍCIES, COMO AREIA, SOLO E METAIS, PODEMOS OBSERVAR VARIAÇÕES NO AQUECIMENTO E NA REFLEXÃO DA RADIAÇÃO SOLAR, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL E DA COR NA ABSORÇÃO DE CALOR.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

IMAGEM PRODUZIDA EM: WWW.CANVA.COM

QUESTÃO 1

A RADIAÇÃO SOLAR É ESSENCIAL PARA A VIDA NA TERRA PORQUE

(A) FORNECE LUZ E CALOR.

(B) É A ÚNICA FONTE DE ENERGIA PARA OS SERES VIVOS.

(C) IMPEDE A FORMAÇÃO DE NUVENS.

(D) REDUZ A NECESSIDADE DE ALIMENTAÇÃO.

QUESTÃO 2

PARA NOS PROTEGER DOS MALEFÍCIOS DA RADIAÇÃO SOLAR, DEVEMOS

(A) EVITAR O SOL DURANTE O DIA INTEIRO.

(B) USAR PROTETOR SOLAR E ROUPAS ADEQUADAS.

(C) TOMAR BANHO DE SOL SEM PROTEÇÃO.

(D) BEBER MUITA ÁGUA.

QUESTÃO 3

DESENHE UM CENÁRIO AO AR LIVRE COM O SOL BRILHANDO NO CÉU. NO SEU DESENHO, MOSTRE TRÊS SUPERFÍCIES DIFERENTES (POR EXEMPLO, AREIA, ÁGUA E UMA ÁRVORE). PINTE CADA SUPERFÍCIE DE UMA COR DIFERENTE E DESENHE COMO CADA UMA DELAS FICA SOB O SOL.

QUAL DESSAS SUPERFÍCIES VOCÊ ACHA QUE VAI FICAR MAIS QUENTE COM A LUZ DO SOL? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

EXPERIMENTO

OBJETIVO: OBSERVAR E COMPARAR O EFEITO DA RADIAÇÃO SOLAR EM DIFERENTES TIPOS DE SUPERFÍCIE.

MATERIAIS:

  • TERMÔMETRO
  • 3 OBJETOS DE DIFERENTES MATERIAIS (METAL, MADEIRA E PLÁSTICO)
  • RELÓGIO
  • FOLHA DE PAPEL E CANETA

Procedimento:

  • COLOQUE OS OBJETOS AO SOL DURANTE O MESMO PERÍODO.
  • APÓS 15 MINUTOS, MEÇA A TEMPERATURA DE CADA OBJETO USANDO O TERMÔMETRO.
  • REGISTRE AS TEMPERATURAS OBSERVADAS.
  • COMPARE AS TEMPERATURAS DAS DIFERENTES SUPERFÍCIES E DISCUTA POR QUE CADA OBJETO AQUECEU DE MANEIRA DIFERENTE.
ANOTE ABAIXO AS TEMPERATURAS OBSERVADAS
METALMADEIRAPLÁSTICO
     
Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação:
– Pedagogia e Jornalismo  

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI08-A) Identificar o Sol como fonte de luz e calor, destacando a sua importância para a vida na Terra.
(EF02CI08-B) Reconhecer os efeitos da radiação solar nos seres vivos, destacando benefícios e malefícios para o ser humano.
(EF02CI08-C) Observar e comparar o feito da radiação solar, como aquecimento e reflexão, em diferentes tipos de superfície: água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.  
Referência (s):Sol. Escola Kids, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/sol.htm>. Acesso em: 24, jun. 2024.  

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)