You are currently viewing Ciências da Natureza – A atmosfera

Ciências da Natureza – A atmosfera

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Gases atmosféricos. Canva. Criado em 08/05/2024.

A atmosfera terrestre é a camada de gases que envolve o planeta. Ela nos protege da radiação solar intensa, contribui para o equilíbrio climático e contém gases essenciais para a viabilidade da vida.

O ar que respiramos é uma mistura complexa de gases. O mais predominante é o nitrogênio (78%), seguido pelo gás oxigênio (21%). Além desses dois principais componentes, há também o argônio (cerca de 0,9%), gás carbônico (0,04%), vapor d’água e traços de outros gases como o neônio, hélio, metano e ozônio. Esses componentes são essenciais para diversas formas de vida na Terra e para os processos físico-químicos que ocorrem na atmosfera.

O gás oxigênio é fundamental para a respiração da maioria dos seres vivos e para a combustão, ou seja: processos de queimas, liberando luz e calor. O nitrogênio é vital para a formação de proteínas e do material genético dos organismos vivos. Já o gás carbônico, apesar de sua baixa concentração, desempenha um papel crucial na fotossíntese, responsável pela produção de gás oxigênio e glicose. Esta é um tipo de carboidrato/açúcar, matéria-prima da energia necessária à sobrevivência dos seres que na Terra habitam. Esse gás também contribui para o efeito estufa, regulando a temperatura terrestre. O vapor d’água, por sua vez, está relacionado à umidade do ar.

A composição da atmosfera não é estática e pode ser influenciada por diversos fenômenos naturais. Emissões vulcânicas, por exemplo, podem liberar grandes quantidades de gás carbônico, cinzas e gases sulfurosos na atmosfera. Isso altera temporariamente sua composição e impacta o clima local e global. Incêndios florestais naturais também contribuem para aumentar a concentração de gás carbônico e partículas finas no ar. Eventos meteorológicos, como tempestades e tornados, também podem alterar a distribuição e a concentração de gases nas regiões em que vivemos. Já a atividade solar e os raios cósmicos têm o potencial de afetar as camadas superiores da atmosfera, influenciando a formação de ozônio e outros gases. 

Além dos fenômenos naturais, as atividades humanas têm grande contribuição nessa dinâmica, causando impactos significativos. A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, libera grandes quantidades de gás carbônico, contribuindo para o aumento do efeito estufa: o chamado aquecimento global. Além disso, essa queima emite óxidos de nitrogênio e enxofre, que podem formar chuvas ácidas. Elas afetam a saúde respiratória, corróem construções de ferro e mármore, e prejudicam a vegetação, solo e corpos d’água. 

A industrialização e a urbanização aumentam a emissão de partículas e gases tóxicos, como monóxido de carbono e hidrocarbonetos, que afetam a qualidade do ar e a saúde humana. Atividades agrícolas, por meio do uso de fertilizantes e pesticidas, também modificam a composição química da atmosfera e contribuem para a emissão de gases como o metano e o óxido nitroso, ambos potentes gases de efeito estufa.

Considerando que a atmosfera não é estática, e que sua composição sofre alterações devido às atividades humanas, o cenário é desafiador!

Observe a imagem a seguir para responder às questões 1 e 2.


Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Fotossíntese. Canva. Criado em 09/05/2024.

QUESTÃO 1

A imagem 1 representa um processo vital para os seres vivos, chamado fotossíntese. Ela envolve a absorção de (3) energia luminosa, (2) água e (1) gás

(A) oxigênio.
(C) nitrogênio.
(B) neônio.
(D) carbônico.

QUESTÃO 2

A partir da fotossíntese, o que é produzido? Por que essas substâncias, e esse processo, são vitais?

QUESTÃO 3

Em comemoração ao aniversário de sua mãe, Marília, Isis acendeu uma vela em um mini cupcake. Com receio da gata de estimação comer o quitute, resolveu tapá-lo provisoriamente com um copo.

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Vela. Canva. Criado em 09/05/2024.

Por esse motivo,

(A) o copo derreteu, pelo calor da vela.
(B) o bolo queimou, por causa da vela.
(C) houve incêndio, pelo gás carbônico acumulado.
(D) a vela apagou, pela falta de gás oxigênio.

QUESTÃO 4

Veja o diálogo a seguir, entre Yasmin e Gustavo:

Imagem 4. ARAGUAIA, Mariana. Aquecimento Global. Canva. Criado em 09/05/2024.


A) Além do gás carbônico, quais outros gases intensificam o efeito estufa?

B) Se plantar árvores não resolve o problema do aquecimento global, o que de fato pode controlá-lo? Responda indicando os fatores que contribuem para a sua ocorrência.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 31/08/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.