You are currently viewing Ciências da Natureza: ADOLESCÊNCIA

Ciências da Natureza: ADOLESCÊNCIA

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 18/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, iremos estudar sobre a puberdade, a adolescência e o papel dos hormônios sexuais nessa etapa da vida, reforçando a necessidade do autoconhecimento e do cuidado consigo e com quem se relaciona.

Tema: alunos jovens. Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:  ADOLESCÊNCIA

9º ano/Agrupamento I – Ciclo da Adolescência – Ciências da Natureza – Aula 1

Na videoaula acima, aprendemos sobre o papel dos hormônios sexuais na vida humana, em especial na puberdade e adolescência, e refletimos sobre a importância de compreender esses assuntos, uma vez que tratam-se de etapas naturais da vida humana.

ATIVIDADE 1

Você certamente já percebeu que, na adolescência, diversas mudanças acontecem no decorrer dos meses e anos, não é mesmo? Em alguns indivíduos, inclusive, o surgimento de espinhas no rosto marcam essa fase, sendo tal evento popularmente associado aos “hormônios da adolescência”! Mas… quais são esses tais hormônios associados à adolescência? Aliás… o que é e por que acontece a adolescência? Assista ao vídeo da Professora Mariana Araguaia e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

A adolescência – Canal: Professora Mariana Araguaia. Disponível em: A Adolescência – YouTube

ATIVIDADE 2

Baseado nas explicações da Professora Mariana Araguaia, analise as frases abaixo, e marque “V” para as  verdadeiras e “F” para as falsas. Quando tratar-se de uma alternativa falsa, corrija-a no seu caderno:

(   ) A puberdade ocorre a partir dos 14 anos de idade.

(   ) Tudo o que acontece na adolescência é pela ação dos hormônios.

(   ) Testosterona é o nome do hormônio sexual masculino, produzido nos testículos.

(   ) Os hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona. Ambos são fabricados no útero.

(   ) Quando o corpo feminino libera um ovócito na tuba uterina, ocorre a menstruação.

(   ) A menstruação ocorre quando não há fecundação. 

ATIVIDADE 3

Estudar a puberdade, os hormônios sexuais e os processos que envolvem o tema,  possibilita o conhecimento de como o próprio organismo funciona, e de como o corpo se prepara para a reprodução, que é o processo que permite que cada espécie continue existindo na Terra. Durante o processo reprodutivo, temos que ter responsabilidade conosco e com quem nos relacionamos intimamente. Além de uma gravidez não programada, há também as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem causar desde incômodos a condições crônicas. Para ambos os casos, além da abstinência sexual, outra conduta muito eficaz na prevenção é o uso de preservativos. E aí, você conhece alguma IST? Pesquise na internet pelo menos 5 ISTs, e escreva em seu caderno, para cada uma delas:

  • Nome da infecção
  • Modos de transmissão (como se adquire)
  • Principais sintomas (o que acontece no corpo)
  • Tratamento (procedimento para o controle dos sintomas ou cura)

ATIVIDADE 4

A AIDS, provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), é um exemplo de IST. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, ainda assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas. Geralmente toda pessoa portadora do HIV, mesmo sem ter desenvolvido a AIDS, possui um sistema imunológico enfraquecido, deixando o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas. Por isso, nesse atual cenário de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, é necessário conhecer, refletir e divulgar informações  sobre a relação COVID-19 e as pessoas que vivem com HIV. Para saber mais sobre o assunto, acesse o link e leia o texto abaixo:

https://unaids.org.br/2020/04/o-que-as-pessoas-que-vivem-com-hiv-precisam-saber-sobre-hiv-e-covid-19/

ATIVIDADE 5

Após realizar a leitura do texto, responda em seu caderno:

  • Por qual motivo as pessoas que convivem com o vírus HIV podem ser consideradas grupo de risco para o coronavírus? Responda usando as suas próprias palavras
  • Na sua opinião, por quais motivos os portadores do vírus HIV e do novo Coronavírus podem sofrer estigma e discriminação? 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
 (EF08CI08-B) Identificar os tipos de hormônios sexuais, explicando suas principais ações no organismo humano. 
Complementar
 (EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana. 
(EF08CI08-D) Analisar o ciclo menstrual regular, sua duração, ovulação e período fértil. 
(EF08CI08-E) Analisar e explicar as transformações que ocorrem no organismo, no decorrer da puberdade, relacionadas à sexualidade. 
(EF08CI10-A) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção.