Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 18/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, iremos estudar sobre a puberdade, a adolescência e o papel dos hormônios sexuais nessa etapa da vida, reforçando a necessidade do autoconhecimento e do cuidado consigo e com quem se relaciona.
Assista a videoaula abaixo com a temática: ADOLESCÊNCIA
Na videoaula acima, aprendemos sobre o papel dos hormônios sexuais na vida humana, em especial na puberdade e adolescência, e refletimos sobre a importância de compreender esses assuntos, uma vez que tratam-se de etapas naturais da vida humana.
ATIVIDADE 1
Você certamente já percebeu que, na adolescência, diversas mudanças acontecem no decorrer dos meses e anos, não é mesmo? Em alguns indivíduos, inclusive, o surgimento de espinhas no rosto marcam essa fase, sendo tal evento popularmente associado aos “hormônios da adolescência”! Mas… quais são esses tais hormônios associados à adolescência? Aliás… o que é e por que acontece a adolescência? Assista ao vídeo da Professora Mariana Araguaia e aprenda um pouco mais sobre o assunto!
ATIVIDADE 2
Baseado nas explicações da Professora Mariana Araguaia, analise as frases abaixo, e marque “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. Quando tratar-se de uma alternativa falsa, corrija-a no seu caderno:
( ) A puberdade ocorre a partir dos 14 anos de idade.
( ) Tudo o que acontece na adolescência é pela ação dos hormônios.
( ) Testosterona é o nome do hormônio sexual masculino, produzido nos testículos.
( ) Os hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona. Ambos são fabricados no útero.
( ) Quando o corpo feminino libera um ovócito na tuba uterina, ocorre a menstruação.
( ) A menstruação ocorre quando não há fecundação.
ATIVIDADE 3
Estudar a puberdade, os hormônios sexuais e os processos que envolvem o tema, possibilita o conhecimento de como o próprio organismo funciona, e de como o corpo se prepara para a reprodução, que é o processo que permite que cada espécie continue existindo na Terra. Durante o processo reprodutivo, temos que ter responsabilidade conosco e com quem nos relacionamos intimamente. Além de uma gravidez não programada, há também as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem causar desde incômodos a condições crônicas. Para ambos os casos, além da abstinência sexual, outra conduta muito eficaz na prevenção é o uso de preservativos. E aí, você conhece alguma IST? Pesquise na internet pelo menos 5 ISTs, e escreva em seu caderno, para cada uma delas:
- Nome da infecção
- Modos de transmissão (como se adquire)
- Principais sintomas (o que acontece no corpo)
- Tratamento (procedimento para o controle dos sintomas ou cura)
ATIVIDADE 4
A AIDS, provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), é um exemplo de IST. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, ainda assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas. Geralmente toda pessoa portadora do HIV, mesmo sem ter desenvolvido a AIDS, possui um sistema imunológico enfraquecido, deixando o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas. Por isso, nesse atual cenário de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, é necessário conhecer, refletir e divulgar informações sobre a relação COVID-19 e as pessoas que vivem com HIV. Para saber mais sobre o assunto, acesse o link e leia o texto abaixo:
ATIVIDADE 5
Após realizar a leitura do texto, responda em seu caderno:
- Por qual motivo as pessoas que convivem com o vírus HIV podem ser consideradas grupo de risco para o coronavírus? Responda usando as suas próprias palavras
- Na sua opinião, por quais motivos os portadores do vírus HIV e do novo Coronavírus podem sofrer estigma e discriminação?
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante (EF08CI08-B) Identificar os tipos de hormônios sexuais, explicando suas principais ações no organismo humano. Complementar (EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana. (EF08CI08-D) Analisar o ciclo menstrual regular, sua duração, ovulação e período fértil. (EF08CI08-E) Analisar e explicar as transformações que ocorrem no organismo, no decorrer da puberdade, relacionadas à sexualidade. (EF08CI10-A) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção. |