You are currently viewing ARTE – Caderno do Artista – Vamos aprender a gravar?

ARTE – Caderno do Artista – Vamos aprender a gravar?

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 13/04/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


https://pixabay.com/pt/photos/caderno-nota-escrever-livro-notas-3297317/

Aprendendo a gravar – descobrindo a obra do gravurista brasileiro J. Borges. E aplicando a gravura em seu caderno de desenho.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Caderno do Artista


ARTES VISUAIS | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Aula passada começamos a aprender sobre o caderno do artista e como esse caderno nos ajuda a desenvolvermos nossa criatividade. Já providenciou o seu caderno? Como conversamos, pode ser um caderno bem simples, inclusive feito com folhas reutilizáveis de cadernos de desenho, ou folhas de outros cadernos que você não tenha usado ainda e estavam esquecidos em sua casa. 


          Hoje, vamos começar a aprender uma técnica que pode te ajudar a desenvolver desenhos mais criativos e soltar ainda mais a sua capacidade de expressão. Vamos começar a conversar sobre a gravura. Você sabe o que é gravura? Gravar é fazer ranhuras, “afundar” uma superfície fazendo desenhos nela. 

          Em geral, são desenhos feitos em superfícies duras, como madeira, pedra e metal, com base em cortes e incisões, por exemplo, para fazer um molde. A partir daí, é possível reproduzir a figura, como se fosse uma impressão. O nome que a gravura recebe depende dos materiais que foram empregados. A xilogravura é feita em relevo sobre madeira.

              A história da gravura é mais antiga do que muita gente imagina. Ela foi particularmente importante no século II, quando os chineses, por meio de pedras e madeiras, gravavam sua arte. No ocidente, a gravura teve seu início junto com o surgimento do papel, no século XIV. Porém, foi em meados do século seguinte, na Alemanha e na Itália, que a técnica começou a ganhar fama. Desenvolvido por ourives, esse método se propagou por toda a Europa. Desse período em diante, os artistas que utilizaram a gravura no ocidente começaram a ser chamados de Mestres da Gravura. Olha só que interessante!  


Explosivo, Esculpir, Xilogravuras, Acender, CampingNavio, Xilogravura, Madeira, Esculpir, Mar, Vela
Disponível em Pixabay.com

 Vamos conhecer um gravurista fantástico? José Francisco Borges nasceu em Bezerros, Pernambuco, e é considerado um dos maiores artistas populares do Brasil. Seu trabalho começou como cordelista, contando histórias e também fazendo ilustrações de imagens bem humoradas que retratavam a realidade do sertanejo. Depois descobriu seu talento como xilogravurista e assim representar temas como amor, pobreza, religiosidade, cangaço, festas populares e muitos outros. J Borges é reconhecido mundialmente como patrimônio nacional cultural de nosso país. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f1XrCCiqyhc&t=33s. Para conhecer mais sobre a obra e o trabalho de J. Borges. 


https://www.youtube.com/watch?v=f1XrCCiqyhc&t=67s
J. Borges – Xilogravura e Literatura de cordel.


Xilogravura de J. Borges. Disponível em: https://outraspalavras.net/poeticas/das-feiras-no-agreste-para-o-mundo/. Acessado em: 19 de fev. de 2021.

Xilogravuras de J. Borges. Disponível em: https://outraspalavras.net/poeticas/das-feiras-no-agreste-para-o-mundo/. Acessado em: 19 de fev. de 2021.

Agora, chegou a sua vez!! Vamos gravar?!  Antes de realizar essa atividade, separe o seguinte material. 

  1. Uma bandeja de Isopor (dessas de supermercado em que vem presunto, queijo… lave a bandeja e a reutilize nessa atividade)
  2. Tesoura
  3. Lápis
  4. Tinta guache 
  5. Pincel ou rolinho 

           Vamos ao passo a passo?! 

  1. Faça um desenho simples, sem muitos detalhes, primeiro no papel (esse será o seu rascunho) 
  2. Depois, refaça esse desenho na bandeja de isopor
  3. Faça o desenho com força, mas cuidado para não furar a bandeja! 
  4. Use uma caneta de ponta grossa para conseguir um resultado mais interessante 
  5. Passe tinta em todo o desenho podendo ser com um pincel ou rolinho 
  6. Carimbe o desenho em seu caderno de desenho e bons registros!!    

Até a nossa próxima aula!! =) 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).


Habilidade Estruturante

(GO-EF07AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.

Disponível em: https://outraspalavras.net/poeticas/das-feiras-no-agreste-para-o-mundo/. Acessado em: 19 de fev. de 2021.