Assista com atenção os 4 vídeos a seguir para conferir a origem de alguns objetos que conhecemos.
Origem do papel: Vídeo “De Onde Vem O Papel #Episódio 15” do canal De onde vem? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo.
Origem do plástico: Vídeo “De Onde Vem o Plástico? #Episódio 16 do canal De onde vem? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo:
Origem do vidro: Vídeo “De Onde Vem o Vidro? Episódio 19” do canal De onde vem? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo:
Consumo Consciente de Água: Vídeo Cartilha Planeta Água – O mau uso da água do canal Wilivro. Clique na imagem abaixo e assista o vídeo:
Pegue seu caderno e responda:
1 – Dentre os objetos em sua casa, liste pelo menos dois de cada material apresentado nos vídeos.
2 – Sobre a separação dos objetos que você não usa, quais podem ser descartados, doados ou reutilizados?
3- Cite duas atitudes que você pode ter para evitar o mau uso da água.
Que tal se você contribuir para a coleta seletiva dentro da sua casa?
Para isso, separe uma caixa de papelão grande que não usa mais. Se possível, encape com papel colorido ou pinte-a. Divida-a em 4 partes de cores diferentes. Em cada divisão escreva suas divisões em: “papel”, “plástico”, “vidro”, “outros”.
Passe a separar os materiais que podem ser doados, reutilizados, reciclados ou descartados. Assim, você ajuda a natureza.
Para saber mais:
“Quem inventou o Celular” do canal ENTÃO É ISSO Curiosidades
“Consciente Coletivo – Impactos do Consumo” do canal institutoakatu
“Resíduos sólidos” do canal Programa Água Brasil
OBJETO DE CONHECIMENTO: Propriedades de materiais: origem dos materiais e consumo consciente. | HABILIDADES: EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. Resíduos sólidos (lixo). (GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano. |
(“Eixo temático”) Experiências e Curiosidades | C – 3º ano