You are currently viewing Arte – Brincando e criando com a metamorfose das borboletas

Arte – Brincando e criando com a metamorfose das borboletas

Olá, tudo bem com você?  Hoje você vai estudar uma proposta muito interessante e importante, pois estamos preocupados em saber como você está enfrentando esse momento tão difícil, neste período de isolamento que estamos vivendo. O mundo mudou do dia para a noite, principalmente nossas crianças, perderam os afetos dos colegas, as interações, as brincadeiras, e todos os ambientes de socialização, e principalmente a  instituição de ensino. É de grande importância que os responsáveis encontrem maneiras para continuarem a estimular as crianças a aprender, brincar e se divertir.  Estamos passando por um grande momento de transformação, então vamos falar do ciclo de vida das borboletas, a metamorfose.  O que é metamorfose? Uma grande e linda transformação. Veja a história da metamorfose da borboleta em vídeo, brincadeira simples, divertida, muito apreciada pelas crianças, que é a brincadeira com massinha, principalmente quando se trata delas mesmas construírem a massinha, e a representação com material reciclável. Essa atividade além de ser muito apreciada por crianças de todas as idades, também contribui no desenvolvimento da autoestima.

Atividade 1

Assista ao vídeo:

“Ciclo de vida da borboleta” – Canal: Ensinando meu filho – Link: https://www.youtube.com/watch?v=oaJH-UGnlpc

Atividade 2

Assista ao vídeo e música da metamorfose da borboleta reproduzido em massinha. Agora é com você, faça com a massinha a modelagem dos personagens, lembre-se de modelar como no vídeo e depois modele também as letrinhas do seu nome, do nome da borboleta e outras letras que você conhece, vai ser muito divertido. Se precisar de ajude chame alguém.

“Metamorfose da Borboleta – Vídeo em Stop Motion” – Canal: Pablo Oliveira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=-KfT27tUJmg

Construa sua própria massinha (Não faça sozinho(a)).

Quem é que nunca brincou com massinha de modelar na infância não é mesmo? E que tal hoje aprender como fazer massa de modelar caseira, para brincar com suas crianças.

A receita é tão fácil, que você vai se surpreender!

A receita da massinha de modelar caseira é uma só, independente da cor que deseja, o segredo para as cores diferentes está nos corantes.

Caso queira também economizar nos corantes, escolha os das cores primárias, vermelho, azul e amarelo, onde a partir daí você poderá formar outras cores para as suas massas de modelar.

Receita de massinha:

Ingredientes:

Corantes
1/4 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de sal
1/2 colher (chá) óleo
1 xícara (chá) de trigo

Como fazer:

• Pegue 2 potinhos, em um você irá colocar os ingredientes líquidos e no outro os secos. Misture bem cada um dos potinhos, mesmo a água não se misturando com o óleo. É só para dar uma espalhada.
  • Aos poucos vá colocando os ingredientes secos no potinho com os líquidos e misture com as mãos. Quando terminar de colocar todos os ingredientes da massinha de modelar juntos e estiver parecendo uma farofa, retire a massa do pote e em uma superfície que não gruda, como uma tampa de granito, coloque a massa e amasse muito bem, até que fique um pouco homogêneo.
  • Após isso pingue algumas gotas do corante escolhido e continue mexendo até que ele se espalhe pela massa e ela fique toda homogênea e com a cor que escolheu. Você também pode usar para colorir a massinha tinta guache caso você não tenha corante.

Pronto, sua massinha de modelar caseira está feita. Para poder armazenar e que não fique seca, enrole em plástico filme.

Atividade 3

Visualize o vídeo da metamorfose da borboleta representado com material reciclável. (Pais/responsáveis: crie junto com sua criança o seu próprio material  para que vocês possam brincar juntos).

“A metamorfose da borboleta” – Canal: Cadê a Prof? – Link: https://www.youtube.com/watch?v=YqcGtx4VflY

Objeto de ConhecimentoElementos da linguagem.Elementos construtivos das artes visuais.Materialidades e imaterialidades.Formas de expressão artísticas.
Componente CurricularArte

Habilidades
(GO-EFO1AR02-B) Conhecer os elementos construtivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística.
(GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração.
Proponentes/ Professores:Lúcia Pires Canuto
Instituição Educacional:Escola Municipal Solar Ville