You are currently viewing Brincando de rimas

Brincando de rimas

Olá!  Você já viu como muitas palavras terminam com sons iguais?  Há nomes de objetos, pessoas, animais e lugares que terminam com mesmo som. As palavras que terminam com o mesmo contém rimas. Você gosta de brincar com rimas e músicas? Gosta de brincar de O que é? O que é?  Vamos pensar sobre palavras que terminam com o mesmo som?


Atividade 1

Acesse o link para assistir ao vídeo. Observe com atenção tudo o que sai de dentro da caixa e aprenda a música.

“A caixa de tesouros” Canal: Day Guedes – https://www.youtube.com/watch?v=v5KMbD7O5LY&feature=youtu.be

Agora que você já viu o vídeo e aprendeu a música, reúna-se com sua família e converse sobre:

Qual o nome do vídeo?

A música é sobre o quê?

O que sai de dentro da caixa?

O que mais gostou no vídeo?

Procure outros objetos que rimem com cada objeto da caixa.

Faça no caderno, uma lista com os nomes de objetos que saem da caixa Meus tesouros, colocando ao lado uma outra palavra que rima com cada objeto. Escolha três rimas e forme frases com elas.

Atividade 2. 

Acesse o link e assista o vídeo. Não esqueça de convidar a sua família!

“Vamos rimar? ” Canal: Professora e atriz Day Guedes Hampel – https://www.youtube.com/watch?v=Fo_n3H4k6OY&feature=youtu.be

Vamos pensar sobre o vídeo que assistimos? Você aprendeu como brincar com rimas?  Chame a sua família para brincar com você.

Você fala uma palavra e eles precisam pensar em outra palavra que tenha rima e falar.

Atividade 3

Observe a seguir a brincadeira com os jogos das rimas.

“Adivinha o que é!” Canal: Netânia Ribeiro  – https://www.youtube.com/watch?v=DmHbaR_y5jE&t=9s

Leia as adivinhas com rimas, responda, brinque com sua família e crie novas adivinhas.


Saiba Mais | Referências:

“VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical.” Canal: Roberta Paciência – https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE

“Rimas – A casa que rimava” Canal:
Prof Fabíola Dias – https://www.youtube.com/watch?v=HqYFM0OCPjw


Objeto de ConhecimentoFormas de composição de textos poéticos visuais e sonoros (recursos linguísticos e discursivos).
Habilidades(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa   e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização e finalidade.(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao rítmo e à melodia.(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Proponentes/ Professores:Estela Mari Souza VianaNetânia Ribeiro Costa
Instituição Educacional:Escola Municipal César da Cunha Bastos
CRE:Coordenadoria Regional de Educação Jabas Jayme.

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – 2º ano – Experiências e curiosidades