Olá, tudo bem? Você já brincou de amarelinha? A amarelinha é uma brincadeira de regras simples que desenvolve habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar e equilibrar. Ela recebe outros nomes em diferentes regiões do nosso país, como: sapata, jogo da pedrinha, macaca, maré, dentre outros nomes.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo:
ATIVIDADE 2
Observe a obra “Crianças na praça” de Ivan Cruz e tente encontrar a brincadeira de amarelinha.
ATIVIDADE 3
Quer deixar a amarelinha mais complexa e brincar com toda a família ao mesmo tempo? Conheça a variação da amarelinha africana. Veja o vídeo abaixo, demarque o chão e divirta-se.
ATIVIDADE 4
Registre em seu caderno como se brinca de amarelinha. Pode fazer um desenho dessa brincadeira também.
Saiba Mais / Referências: | Brincadeiras folclóricasDIANA, Daniela. Brincadeiras Folclóricas. Toda Matéria, 2020. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas>. Acesso em 03 ago. 2020. Visite o site Mapa do brincar e localize a brincadeira de amarelinha. https://mapadobrincar.folha.com.br/Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO. Mapa do Brincar, 2020. Iniciativa da “Folhinha”, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo, com vasto repertório de brincadeiras. Disponível em:<https://mapadobrincar.folha.com.br/>. Acesso em: 03 ago. 2020. |
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional;Matrizes estéticas e culturais/ brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Componentes Curriculares: | Educação Física e Arte |
Habilidades | Educação Física(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.(GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.Arte/teatro(GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Proponentes/ Professores: | Juliana Maria Rodrigues Sara Pontes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |