Olá, estudante!
Esta videoaula de Arte/Música foi veiculada na TV no dia 30/11/2020 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Processo rudimentar de composição das paródias. Brincadeira auditiva com os parâmetros sonoros.
Você sabia que as canções são, simplificadamente, o conjunto melodia-ritmo-letra? E as letras podem ser modificadas por nós em uma brincadeira que chamamos de Paródia. Claro que devemos citar sempre a autoria da composição, como já aprendemos aqui. O músico e professor Marcelo Serralva fez uma Roda de Música onde brinca com algumas canções conhecidas por nós. Vamos apreciar e nos inspirar?
https://www.youtube.com/watch?v=u5PMLpo8Bjc
Então? Se inspirou? Muito legal o trabalho do Marcelo Serralva. Visitem o canal dele no Youtube: MARCELO SERRALVA TV para conhecer mais brincadeiras.
A Música é uma grande brincadeira e deve ser sentida, deve ser acolhida por nós. Mas como podemos definir a Música? Música é mistura de som e silêncio. Podemos utilizar qualquer som para fazer Música. Mas, devemos ter a intenção de fazer com que esse som seja ouvido como Música.
Vamos agora, com o professor Gabriel Silva, fazer uma brincadeira com sons. Vamos testar nosso ouvido musical em um ditado sonoro. Nada mais nada menos que uma brincadeira com timbres.
https://www.youtube.com/watch?v=TrhX9tZcEtM
Que tal reunir essas informações e fazer uma grande brincadeira musical? Sugiro que você tente escrever e cantar uma paródia com músicas mais simples como Alecrim dourado, Ciranda-cirandinha, Se essa rua fosse minha… e depois, se aventure com outras músicas que você goste.
Você pode também, gravar alguns sons com o celular e fazer um ditado sonoro com sua família, valendo palmas para quem acertar. Invente, pesquise, registre, brinque com os sons. Visite o canal PROF. GABRIEL SILVA para pesquisar mais sobre brincadeiras musicais.
Estamos na torcida para que tudo isso acabe logo e voltemos a nos encontrar em breve. Para isso, vamos fazendo nossa parte nos cuidando e cuidando de quem está conosco. Fique em casa! Mas se precisar sair, use máscara! E não esqueça de lavar sempre as mãos!
MÚSICA
Objeto de conhecimento e Habilidades
Elementos da linguagem
(EF46AR14-A) Entender que a matéria prima da música é o som e que este possui diferentes características, conceituando-as: parâmetros do som. (EF46AR14-B) Perceber e classificar os parâmetros do som na música por meio de práticas diversas. (EF46AR14-C) Distinguir, manipular e conceituar os elementos constitutivos na música (melodia, ritmo, harmonia, etc).
Processos de criação
(EF46AR17-C) Promover a criatividade, a imaginação, a expressividade e a criticidade por meio de composições e improvisações musicais individuais e coletivas.
(EF46AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Materialidades
(EF46AR15-A) Discriminar fontes sonoras áudio e vídeo.
(EF46AR15-B) Classificar de acordo com os parâmetros do som e os elementos constitutivos da música, as diferentes fontes sonoras (convencionais e não convencionais), incluindo as regionalidades valorizando o conhecimento popular de sua localidade.
(EF46AR17-C) Promover a criatividade, a imaginação, a expressividade e a criticidade por meio de composições e improvisações musicais individuais e coletivas.
(EF46AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.