Olá! Hoje você vai aprender sobre as parlendas. Você já ouviu alguma? Sabe o que é? As parlendas são um tipo de texto que é passado de geração em geração. São pequenos versos com ou sem rima, que tem a intenção de alegrar as pessoas.
Atividade 1
Assista ao vídeo com várias parlendas, aproveite para conhecer um universo novo composto pelo nosso folclore brasileiro.
Preste atenção e tente identificar as rimas.
Atividade 2
Você já conhecia algumas dessas parlendas apresentadas no vídeo?
Conheça agora a parlenda: A casinha da vovó.
A casinha da vovó
Cercadinha de cipó
O café está demorando
Com certeza não tem pó.
Veja como eu faço!
Vou trocar a palavra vovó por titia.
E assim à rima sofrerá mudanças.
A casinha da titia
Cercadinha de florzinha
O bolo está demorando
Com certeza não tem farinha.
Atividade 3
Agora é a sua vez! Registre sua produção em seu caderno.
Use o exemplo e realize as trocas necessárias para criar uma nova parlenda. E se à casinha fosse do papai, do cachorro, do vovô e da madrinha?
Saiba Mais / Referências: | A casinha da vovóhttps://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs https://www.youtube.com/watch?v=F5RsJw3_Jjo |
Objeto de Conhecimento | Área de atuação-Campo da vida cotidiana- Parlenda Rimas e aliteração Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos Produção de texto oral: Recitação; Declamação. Recursos paralinguísticos: expressão facial, movimentos corporais, entonação.Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhos, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhos, parlendas, trava-línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Proponentes/ Professores: | Catielly Francisca da SilvaJuliana Alves dos ReisLaís Augusta CarvalhoPaula Crispim Valentino de OliveiraFabiana Cardoso Revorêdo |
Instituição Educacional: | Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |