You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras e Jogos

Educação Física – Brincadeiras e Jogos

Olá, crianças, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animadas para brincar.


Atividade 1: Construção do jogo das cores ou tapete do movimento.

Para essa atividade necessitamos da presença e ajuda de um adulto. Nessa atividade vamos aprender brincando com o jogo das cores ou tapete do movimento. O Jogo das cores é uma forma de realizar exercício com toda família. Essa brincadeira tem como objetivo trabalhar as cores, atenção, concentração, estratégia, agilidade, raciocínio e a coordenação motora ampla.

Fonte: https://aldeiadospequeninos.blogs.sapo.pt/20190.html

Será que conseguiremos fazer o tapete do movimento? Então vamos lá, para isso necessitamos de criatividade, coragem, paciência e alguns materiais alternativos como folha de caderno, papelão, lápis de cor, giz de cera ou canetinha! Lembrando que todo o material utilizado será de acordo com sua disponibilidade em casa.

1º Pegar 4 folhas ou 4 papelões em formato de quadrado; 

2º Colorir cada quadrado com uma das cores indicadas na imagem do tapete do movimento: vermelho, verde, azul e amarelo.

3º Monte o tapete do movimento seguindo a sequência das cores conforme a imagem acima. 

4º Ligue o celular ou TV no vídeo sugerido do Jogo das cores. (ver no link disponibilizado) 

5º Pronto agora é só ir se divertir.

Lembre-se, esse tapete do movimento é somente uma ideia, existem várias maneiras de se construir o jogo das cores, caso saiba alguma compartilhe com seu professor. Você poderá utilizar 1 tapete de cada cor (azul, amarelo, vermelho e verde), caso não tenha pode ser feito com folha de papel pintada com as mesmas cores ou até mesmo 4 objetos que representem essas cores.


Atividade 2:  Vivência prática do jogo das cores com vídeos.

Agora que construímos o tapete do movimento vamos montá-lo no chão e colocar o vídeo sugerido para rodar e se divertir. O ideal é que algum adulto oriente a criança durante a atividade ajudando nos comandos mais rápidos falando as cores que a criança precisará pular junto com o movimento da música. 

O objetivo da brincadeira é a criança pular na direção da cor que o vídeo “tapete do movimento” está indicando. 

Quando o vídeo mostrar uma cor (pule com os dois pés) e ao aparecer duas cores (pula-se com um pé em cada). 

Se a criança for fazer com os tapetes ou as folhas ou papelão pintados, a mesma pode pular em cima das cores representadas no vídeo, porém, caso ela faça com os objetos, ao invés de pular em cima, vai pular na direção do objeto com a cor correspondente indicada no vídeo.

O objetivo do jogo das cores será passar por todos os níveis de movimento, pisando nas cores destacadas, de acordo com a indicação do vídeo! Se errar precisará voltar para o início do nível em que estiver! Poderá brincar sozinho ou desafiando algum outro participante.

Assistam aos vídeos com o jogo das cores:

“TAPETE DO MOVIMENTO (JOGO DAS CORES)” – Canal: CELF Professores – Link: https://www.youtube.com/watch?v=SWgL1jCiXKk

“Tapete do movimento – Baby Shark” – Canal: Heróis da Educação – Link: https://www.youtube.com/watch?v=MJtoUwP2xi0

Aproveitem esse momento de descontração com a família e amigos e boa diversão.


Proponentes – ProfessoresFabrício Paes da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal Castorina Bittencourt Alves 
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.Figura 1 : https://aldeiadospequeninos.blogs.sapo.pt/20190.html
Vídeo 2 – https://www.youtube.com/watch?v=MJtoUwP2xi0
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJACiclo da Infância
Turma/AgrupamentoB
Componente Curricular:Educação Física
Ciclo da Infância e Adolescência:
Habilidade estruturante
Habilidades Complementares
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Habilidade estruturante;
(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.
Habilidades Complementares:
(GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
TemáticaBrincadeiras e Jogos