You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras da Região Centro-Oeste

Educação Física – Brincadeiras da Região Centro-Oeste

Olá! Você gosta de brincar? Hoje iremos aprender sobre brincadeiras em vamos dar preferência a brincadeiras da nossa região que é a região Centro-Oeste. Você já ouviu falar na brincadeira Corre Cutia? O nome é engraçado né, mas a brincadeira é muito divertida.


O processo vai ser desenvolvido através de diferentes atividades tais como: interpretação da brincadeira, musicalidade e interação com o grupo.

Os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o “cantador”, o outro se senta e a brincadeira recomeça.

Atividade 1-

Localização

Vamos observar o mapa do Brasil e localizar a região Centro – Oeste e seus respectivos estados?

GBN Defense - A informação começa aqui: Não é possível pensar o ...

Localize no mapa a região Centro-oeste e pinte o Estado que você mora:Mapas do Brasil para Imprimir e Colorir - Mundinho da Criança ...

Atividade 2 –

Brincadeira

A) Leitura de texto: BRINCADEIRA CORRE COTIA

Conhecida também como Lenço atrás, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o “cantador”, o outro se senta e a brincadeira recomeça.

Ilustração corre cotia (Foto: Crescer)

B) Clique no link abaixo para assistir ao vídeo e ver como se brinca.

“Corre cotia – Música Infantil – Canções Populares” Canal: MundoDasCriancasTV – https://www.youtube.com/watch?v=Okz41Yrxag8

C) Reflita sobre as questões abaixo:

–  Você conhece alguma brincadeira que também você possa correr? Se a resposta for sim, faça um desenho dessa brincadeira.

–  Crie um desenho da brincadeira mostrando a aventura que você e a outra pessoa vivenciou:

Atividade 3 –

Jogo

Assistir ao vídeo –

“Baliza” Canal: Memórias do Futuro – https://www.youtube.com/watch?v=M2x7EtL2gys

Agora vamos brincar??

Para brincar de baliza os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras do chão. A ideia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.

Pegando do chão
1.Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.

2.Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.

3.Jogue os que estão na mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.

4.Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.

5.Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!

Regras do jogo:

Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou. Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.


Saiba Mais | Referências:

“Quintal da Cultura – Corre-Cotia” Canal: Quintal da Cultura – https://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV0&t=233s

Objeto de ConhecimentoBrincadeiras da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional.
Habilidades(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual,oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contextocomunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dosmesmos para suas culturas de origem.EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios debrincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, combase no reconhecimento das características dessas práticas.

Proponentes/ Professores:Elaine Cristina da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Nadal Sfredo
CRE:Brasil di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C-3º ano – Corpo Expressão e Movimento