Olá! Isabel estava a brincar de “faz de conta” com suas bonecas quando de repente, olhe só!!
Atividade 1
“FOI SÓ TUDO IR PARA O CHÃO PARA COMEÇAR A CURTIÇÃO AS BONECAS GANHARAM VIDA E COMEÇARAM A CONVERSAR COM A PEQUENA ISABEL TAGARELARAM SEM PARAR”
“O SOL LÁ DO CÉU VENDO A ANIMAÇÃO FICOU ADMIRADO MUITO ENCANTADO COM A MAGIA DO BRINCAR E DECIDIU OS BRINQUEDOS DE ISABEL PEGAR”
A brincadeira estava tão interessante que o sol também quis se divertir. Na verdade quem não gosta de brincar de “faz de conta”?
As crianças adoram brincar de faz de conta, “trabalhando”, sendo um médico dos bichinhos e bonecas, cozinhando deliciosas refeições imaginarias, salvando o universo e até pilotando naves espaciais. As brincadeiras de faz de conta são uma das primeiras maneiras pelas quais as crianças aprendem e colocam em prática seus gostos, seus interesses e suas habilidades. Além disso, essas brincadeiras fazem com que elas descubram que podem ser qualquer coisa através de sua imaginação: bombeiras, astronautas, bailarinos, cientistas, super-heróis, vilões, fadas e bruxas, e o que mais quiserem ser na brincadeira.
Ao brincar de faz de conta, tudo pode se transformar! Caixas viram carros e até foguetes, cadeiras viram ônibus espaciais, bonecas e bonecos viram gente. Querem ver como a Magali e o cascão se divertem brincando juntos com seus bonecos? Assista ao vídeo e confira essa história.
Brincando de imaginar, aprendemos muitas coisas importantes como, organizar uma história, interagir com outras pessoas, se comunicar melhor, expor sentimentos e emoções vividas no dia-a-dia, resolver problemas. Tudo isso é muito importante para se desenvolver bem, por isso, brinque muito, brinque sempre!
Atividade 2
Com certeza você já brincou de faz de conta aí na sua casa. Agora vamos imaginar desenhando. Quero ver como seria sua história se você fosse um super cientista que estava procurando a fórmula secreta para encolher, ficando bem pequeninho mesmo. Faça um desenho em seu caderno imaginando essa situação, se quiserem escrever a história pode também. Estou curioso para saber como será seu desenho.
Faça no caderno e NÃO se esqueça de fazer o cabeçalho corretamente.
Proponentes – Professores | Nairo Luiz Faleiros Rocha |
Instituição Educacional | Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Cicio da infância/ Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Educação Física |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares | Habilidade estruturante: (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. |