Olá! Você costuma brincar com seus amiguinhos e colegas? Sabia que existem diversas brincadeiras populares que, até mesmo, nossos avós costumavam brincar? Que tal, aprendermos um pouco sobre uma dessas brincadeiras?
Atividade 1
Vamos ler o texto CAMA DE GATO
A brincadeira Cama de Gato é bastante antiga. Segundo Altzinger (2001, p. 51), esta brincadeira provavelmente tem origem asiática, entretanto é praticada há muito tempo em diversas partes do mundo. Na Austrália, por exemplo, uma expedição antropológica observou, em 1928, que os aborígenes costumavam praticar diversas brincadeiras com barbantes, semelhantes ao que conhecemos aqui no Brasil como Cama de Gato. A cama de gato, ou também chamada de brincadeira com barbante, consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos formando desenhos e, à medida que é passada de uma criança para outra, não pode deixar que desmonte a cama de gato.
MOURA, Daniela Albuquerque. A disseminação da informação sobre brinquedos e brincadeiras antigas no Centro Educacional Doce Mel /Daniela Albuquerque Moura ;orientadora , Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira ,2016p.39.
Atividade 2
Assista ao vídeo com as orientações da nossa amiga Violeta quantas vezes achar necessário e faça anotações das etapas.
Aprenda brincando cada etapa do trançado. Não esqueça você irá precisar de um barbante !
Atividade 3
Agora é hora de se divertir! Pegue um barbante, cordão, fita, tira de tecido ou linha grossa de mais ou menos um metro (1m) de comprimento. Junte as duas pontas com um nó. Convide alguém de sua casa, se possível, para brincar com você, pode ser adulto ou criança.
Atividade 4 Anote em seu caderno se você gostou da brincadeira, qual a dificuldade encontrada e com quem você brincou.
Saiba Mais /Referências:
Objeto de Conhecimento: | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito, história e regras. |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Proponentes/ Professores: | Beni Honorato Pereira Andreia Martins |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Tropical Ville |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da infância – Turma D (4º ano) – Corpo, expressão e movimento