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Brasil: país continental

Olá! Vamos conhecer mais o nosso país? Ele é gigantesco, mas será que sempre foi assim? Vamos compreender como se deu a formação e expansão do território brasileiro ao longo dos séculos? Apertem os cintos e vamos iniciar nossa viagem rumo ao conhecimento… Leia o texto, assista aos vídeos e responda as atividades.

ATIVIDADE 1

Formação e organização do território brasileiro”

território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Fonte: FREITAS, Eduardo de. “Formação e organização do território brasileiro”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm. Fonte: Brasil Escola – Acesso em 30/06/2020.

Materializando o conhecimento: Depois de realizada a leitura do texto sobre a formação territorial do Brasil, agora responda no seu caderno: Por que até hoje a população brasileira se concentra mais na faixa litorânea?

ATIVIDADE 2

Em seu caderno, registre uma linha do tempo, marcando nela as principais atividades econômicas que mais contribuíram para a formação e expansão do território brasileiro ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX.

Para realizar essa atividade, assista à série de videoaulas abaixo sobre A Formação do Território Brasileiro, no Canal Olhar Geográfico:

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

Vídeos Fonte Youtube / Olhar Geográfico/ A formação do território brasileiro

Saiba Mais | Referências:

Para ampliar mais os seus conhecimentos leia o texto: “Amazônia Azul”, disponível em:

https://www.marinha.mil.br/economia-azul/noticias/o-que-%C3%A9-amaz%C3%B4nia-azul-e-por-que-o-brasil-quer-se-tornar-pot%C3%AAncia-militar-no-atl%C3%A2ntico

Assista ao vídeo: Amazônia Azul – Introdução

Fonte: Youtube / SOAMAR Brasil em Portugal
Objeto de ConhecimentoFormação territorial do Brasil: Fluxos econômicos brasileiros. Fluxos populacionais brasileiros Conflitos e tensões históricas e contemporâneas na formação do Brasil
Habilidades(EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil. (EF07GE02-B) Identificar e compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas, com ênfase em Goiás. (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Proponentes/ Professores:Elizete dos Santos e Barros
Instituição Educacional:Escola Municipal Bárbara de Souza Morais
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde