Olá! Hoje vamos aprender sobre um esporte chamado Badminton, conhecer sua história, conceito e regras do jogo. Também vamos aprender maneiras de fazer uma peteca usando materiais recicláveis. Então, vamos saber mais sobre esta nova modalidade que é o Badminton?
Atividade 1
HISTÓRIA: O badminton tem mais de 2.000 anos de existência. Trazido pelos ingleses da Índia onde tinha o nome de Poona e foi desenvolvida na Vila Badminton, daí o seu nome. A peteca no smash, que é o golpe mais potente do Badminton, pode chegar a 423 Km/h, perfurando uma melancia.
A peteca oficial é feita de penas da asa esquerda do ganso (16 penas), pois o ganso dorme sobre a asa direita, assim amassando-as e não sendo apropriadas para fazer a peteca. As medidas da quadra são 13,40m de comprimento e 6,10m de largura e suas laterais internas são de 5,18m de largura. A altura da rede é de 1,55m (uma média entre a rede de tênis e a de voleibol). Possui 05 categorias: simples masculino, simples feminino, dupla masculina, dupla feminina, e dupla mista. Constitui-se de 03 games de 21 pontos cada.
Asssista o vídeo para aprender como manusear a raquete e a peteca de forma correta.
Atividade 2
Que legal! Caso você não tenha a raquete e a peteca para jogar, é possível improvisar. Veja o site abaixo e improvise a sua peteca com material reciclável e use como raquete um pedacinho de madeira.
Aprenda a fazer uma peteca com sacola plástica e jornal
Atividade 3
Agora que você já aprendeu sobre a história, regras, materiais e alguns fundamentos do Badminton, que tal colocar em prática? Convide um responsável ou um parente, ou um amigo para jogar com você no quintal de sua casa ou em um espaço aberto e se divirta.
Saiba Mais | Referências:
Conheça o Badminton: as regras
Como fazer uma peteca super fácil
Aprenda a fazer peteca com material reciclado
Componente Curricular :Educação Física
Objeto de Conhecimento:Esporte e Paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede: História, Conceito, Valores, Regras e Fundamentos Técnicos e Táticos.
Habilidades 1GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.
Componente Curricular 2:Artes Visuais
Habilidades 2:(GO-EF04AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando com as experiências em artes visuais, bem como respeitando o repertório pessoal e coletivo.
Proponentes/ Professores: Mírian Ribeiro Machado Danillo César Pereira dos Santos
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Prof.ª Maria Nosidia Palmeira das Neves
CRE:Maria Helena Batista Bretas