Olá! Hoje você irá pensar um pouco sobre a relação existente entre a arte do autorretrato e a selfie. Você acha que a Selfie pode ser considerada uma arte? Para isso, você analisará o que vem a ser um autorretrato e uma selfie para descobrir a resposta.
Atividade 01
Veja o vídeo abaixo, “Selfie ou Autorretrato”:
Atividade 02
Após a leitura do texto e da imagem, reflita sobre as questões abaixo.
Vincent van Gogh
Vincent van Gogh foi um artista holandês. Enquanto estava vivo, ele só conseguiu vender um único quadro. Cem anos depois, no final do século XX, suas obras começaram a ser vendidas por milhões de dólares.
Vincent Willem van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Zundert, na Holanda. Ele estudou para ser marchand (ou vendedor de quadros), assim como seu irmão, Theo van Gogh. Mais tarde, dedicou-se aos estudos religiosos, chegando a trabalhar como missionário na Bélgica.
A carreira artística de Van Gogh começou em 1880. Nos dez anos seguintes, ele criou mais de oitocentas pinturas a óleo, além de setecentos desenhos. Mudou-se muitas vezes, pintando e estudando arte na Holanda e na Bélgica.
Quando se mudou para Paris, conheceu muitos artistas modernos, e seu estilo tornou-se menos tradicional. Em 1888, foi morar em Arles, no sudeste da França, onde criou algumas de suas melhores obras.
Uma história famosa aconteceu em Arles, em 1888. Depois de discutir com o pintor Paul Gauguin, Van Gogh teria cortado metade de sua própria orelha esquerda, segundo dizem. Mas há também quem diga que foi Gauguin quem cortou a orelha de Van Gogh, durante a briga.
Após esse acontecimento, Van Gogh passou quase todo o resto da vida em hospitais psiquiátricos. Em 27 de julho de 1890, enquanto estava internado em uma clínica perto de Paris, ele foi para o meio de um campo de trigo e deu um tiro no peito. O artista morreu dois dias depois.
Vincent van Gogh é famoso por seus impressionantes autorretratos, bem como pelas pinturas de flores e de belas paisagens, como a Noite estrelada. Ele trabalhava com muita energia e entusiasmo, usando pinceladas fortes e bruscas. Van Gogh exerceu grande influência no movimento artístico chamado expressionismo, em que o artista demonstra as emoções despertadas nele por objetos e acontecimentos.
Vincent van Gogh. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:
https://escola.britannica.com.br/artigo/Vincent-van-Gogh/482772.
Van Gogh pintou um autorretrato de orelha enfaixada, mostrando a situação que vivenciou no conflito com Paul Gauguin.
Veja as questões a seguir. As respostas você encontra no texto abaixo.
● Quem era Van Gogh?
● Onde nasceu?
● Quando ele se despertou para a arte?
● Quantas pinturas ele criou?
Atividade 03
Reflexão:
Van Gogh usava a pintura para externar sua condição emocional, por isso fez vários autorretratos. E na atualidade as pessoas fazem isso, utilizando as redes sociais, através de texto ou de selfie.
Se você não soubesse a história da briga de Van Gogh, entenderia o autorretrato com orelha enfaixada? Certamente não.
Que tal você fazer uma selfie em uma situação que deseja compartilhar com os demais colegas da sala?
Converse com seus pais ou responsável sobre a tarefa, para que entendam o motivo da selfie.
Utilize os recursos do seu aparelho e coloque, na selfie, uma pequena frase, que seja uma mensagem, para que os colegas entendam a sua selfie.
Agora é hora de compartilhar! Para isso, você enviará a sua selfie para a sua professora (WhatsApp da escola), a qual irá fazer um mural para apreciação de toda a turma.
Em seguida, faça (no caderno) um desenho que seja uma cópia, uma representação, da sua selfie e escreva um pequeno texto relatando a data, o seu estado emocional e a situação em que está vivendo no momento.
Atividade 04
Vamos viajar?
Entre no site abaixo e observe a relação entre autorretrato e selfie, texto de Olivia de Souza, “Imagem: do autorretrato às selfies”.
https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/170/imagem–do-autorretrato-as-selfies
Em seguida, visite “Metropolitan Museum of Art” , Nova York – Estados Unidos através do link do Google Arts & Culture ou baixando o aplicativo e veja algumas obras de arte. Neste museu é possível ver uma das obras de Van Gogh.
Saiba Mais | Referências:
Saiba Mais | Referências: | https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/metropolitan-museum-of-art/ |
Objeto de Conhecimento | Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística Componentes fundamentais para a composição da produção artística Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais Categorias profissionais Materialidades e Imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais |
Habilidades | _ (GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal. GO-EF06AR04-B) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizando o processo de criação e refletindo sobre as representações imagéticas, bem como suas simbologias. (GO-EF06AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos. Desenvolver o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, assim como ampliar o repertório imagético, estético, o pensamento investigativo, crítico e sensível. (GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Proponentes/ Professores: | Alessandra Carneiro de Freitas Haide’e C. Neves Silva |
Instituição Educacional: | E.M. Francisco Matias |
CRE: | Maria Thomé |
Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Educação Ambiental e Saúde