Você já imaginou a vida sem arte?
Seria um tédio, não é mesmo?
Como já disse o poeta Ferreira Gullar:
“A arte existe porque a vida não basta!”
A expressão em arte pode ser por meio de várias linguagens artísticas. Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…
Muitas Artes!!!
Na atividade de hoje vamos focar no desenho: nós temos o desenho abstrato e o desenho figurativo.
O abstrato é aquele que não tem forma que representa alguma coisa.
E o desenho figurativo, como o nome fala: é aquele que representa figuras, como por exemplo o desenho de um cavalo, de uma casa ou de uma pessoa.
Desenho abstrato pode ser um desenho com linhas, mas que não tem forma de nada que conhecemos.
Atividade 1
Assista o vídeo abaixo e depois faça o seu desenho abstrato.
Agora que você tem dois exemplos de fazer desenho abstrato, que tal explorar seu potencial artístico no seu caderno? Desenhe e pinte explorando o máximo da sua capacidade criadora!
Ensino Fundamental – Ciclo Infância
Experiências e Curiosidades
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Habilidades |
Arte Artes Visuais | Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais | Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica. |
Arte Artes Visuais | Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais. | Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade. |