Olá!
Quando você sai de casa com alguém da sua família costuma observar a paisagem das ruas por onde passa? Compara as semelhanças e as diferenças existentes entre elas?
Hoje iremos ampliar nossos conhecimentos acerca das ruas de ontem e de hoje ao longo do tempo.
Observar e identificar os elementos de uma paisagem e descobrir que as ruas nem sempre foram do mesmo jeito, como conhecemos hoje, pode ser uma atividade interessante.
Fazer suposições sobre as mudanças e permanências nas paisagens ao longo dos anos, com certeza será muito divertido.
Vamos ver isso juntos?
Atividade 1
Observe as gravuras abaixo:
Rua sem asfalto
Disponível em: https://www.radiocacula.com.br/noticias/reporter-news/sem-asfalto-moradores-convivem-com-poeira-e-terra-seca. Acesso em 09 de jun. de 2020.
Rua asfaltada
Disponível em: https://www.veiculosdahora.com.br/obras-do-minha-rua-asfaltada-avancam-em-diversos-bairros-da-capital/. Acesso em: 09 de jun. de 2020.
Rua com bloquete
Disponível em: https://www.cataguases.mg.gov.br/2018/10/22/obras-de-infraestrutura-e-de-pavimentacao-em-bloquetes-revitalizam-o-bairro-jardim/. Acesso em: 09 de jun. de 2020.
Que tipo de imagens são estas?
Essas imagens mostram o quê?
Você conhece algum local parecido com estas imagens? Qual local?
Atividade 2
Esta foto a seguir é da Avenida Anhanguera, em Goiânia, que é uma das principais avenidas da cidade. Ela liga a Região Oeste da cidade com a Região Leste. Esta ligação é feita pelas pistas para os carros comuns e pela linha exclusiva para os ônibus.
Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html. Acesso em: 09 de jun. de 2020.
E a sua rua, o que você sabe sobre ela? Como ela era e como está hoje?
Você conhece a história da rua onde você mora?
Ela sempre teve o nome que tem hoje?
Em sua opinião, o que precisa mudar na sua rua? Por quê?
Vamos desenhar?
Faça um desenho da sua rua como ela é hoje e outro como você imagina que ela ficará após as mudanças que você acredita que são necessárias.
Atividade 3
Você conhece a música “Se essa rua fosse minha”? Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo.
Como você acha que seria essa rua?
Como seria a convivência dos moradores desta rua?
Será que haveria carros?
Como seria o trânsito?
Você gostaria de morar numa rua como esta?
Atividade 4
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo de uma avenida muito movimentada por carros, motos e ônibus.
Assista ao vídeo novamente, agora com os olhos fechados. Escute o barulho de cada veículo. Observe o som produzido pelos carros, pelo ônibus e pelas motocicletas.
Como seria morar perto de uma avenida como esta?
Que sugestão você daria para que sua rua não torne no futuro uma fonte de poluição sonora, como a que acabamos de assistir no vídeo?
Atividade 5
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo “My Family”
Agora que aprendeu o nome do seu grupo familiar em inglês, treine a pronúncia e escreva as palavras no caderno, em inglês e português.
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF02GE05-A) Analisar as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, com ênfase nas imagens de sua comunidade. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 2º ano – B
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.