Olá! Hoje vamos aprender sobre as principais diferenças entre jogo e esporte, também vamos observar durante nossa atividade qual destes praticamos mais em nosso cotidiano escolar e social. Podemos lembrar dos jogos e esportes que já realizamos na escola. Não esqueçam de chamar um responsável/familiar para juntos participarem dessa atividade. Vai ser super legal!
ATIVIDADE 1
Vamos ler o texto “Diferença de Jogo e Esporte” da professora Daniela Diana; O texto traz algumas informações bem interessantes sobre o que é jogo e esporte; suas diferenças, regras e para que serve cada um deles. Conte sobre sua leitura para seu responsável/familiar para que possam conversar sobre o quão interessante foi saber desta diferença entre jogo e esporte.
Disponível em:
https://www.diferenca.com/jogo-e-esporte/
ATIVIDADE 2
Após essa reflexão apresentada acima, vamos assistir através da ferramenta YouTube ao vídeo do canal do Professor Matheus Almeida uma breve explicação da diferença entre jogo e esporte, você também pode chamar seu responsável/familiar para assistirem juntos. Disponível em:
Atenção durante a apresentação do vídeo sobre o jogo e esporte, pois vamos precisar na atividade 3.
ATIVIDADE 3
Ao fazer a atividade perguntem ao responsável/familiar qual era o jogo ou esporte que mais gostava na infância e adolescência.
Considerando as discussões anteriores sobre jogo e esporte responda as seguintes perguntas em seu caderno:
Quais as diferenças entre jogo e esporte?
Cite um exemplo de jogo e um de esporte que você mais utiliza no seu dia a dia.
Desenhe e pinte de acordo com o exemplo da atividade anterior o jogo e o esporte que você citou.
Saiba Mais | Referências: |
Objeto de Conhecimento | Esporte e Paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede: História, Conceito, Valores, Regras e Fundamentos técnicos e táticos. |
Componente Curricular | Educação FísicaLíngua Portuguesa |
Habilidades | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.(GO-EF35EF06) Avaliar as características que constituem os esportes na contemporaneidade e suas manifestações: profissional, comunitária e lazer.(EF04LP09) Buscar e selecionar informações sobre temas de interesse pessoal ou escolar em textos que circulam em meios digitais ou impressos. |
Proponentes/ Professores: | Tatiane Lacerda Darques SilvaThaisa Santos Barale |
Instituição Educacional: | EM Alto do Vale |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – E – 5º ano – Corpo Expressão e Movimento