Olá! Hoje você vai aprender sobre as ditaduras na América Latina. Além disso, aprenderá como e em quais países ocorreram os regimes ditatoriais e suas principais características.
ATIVIDADE 1
Clique no link abaixo e faça a leitura para começar a entender sobre o tema:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/militar.htm
ATIVIDADE 2
Assista ao vídeo abaixo para melhor compreender esse processo:
ATIVIDADE 3
Agora faça a análise de um mapa que apresenta os detalhes e características de cada uma das ditaduras ocorridas na América Latina. Acesse o mapa disponível em:
Registro:
Agora é o momento de você explicar (registrando em seu caderno) sobre o que aprendeu acerca das ditaduras na América Latina, tente responder as seguintes problemáticas:
1. Estabeleça uma relação comparativa entre as ditaduras na América Latina.
2. Caracterize o interesse dos Estados Unidos na América Latina.
Seja claro e objetivo.
Saiba Mais / Referências:
As ditaduras e o contexto histórico pós 2ª guerra
Visite o site e saiba mais
http://www.iela.ufsc.br/noticia/serie-ditaduras-latino-americanas
Objeto de Conhecimento | História – As experiências ditatoriais na América Latina. Geografia – Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas: Representações cartográficas Mapas temáticos Projeções cartográficas. |
Componentes Curriculares | Geografia e História |
Habilidades | (EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras. (GO-EF09HI29-A) Relacionar o anticomunismo na América Latina com o contexto geopolítico da Guerra Fria, compreendendo como tal relação afetou diretamente as questões políticas de diferentes países latino-americanos. (EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos. (EF09GE15-A) Compreender, comparar e classificar as diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
Proponentes/ Professores: | Kenned Pinheiro Oliveira de Paula |
Instituição Educacional: | Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Experiências e Curiosidades