You are currently viewing Arte – Viola e Catira

Arte – Viola e Catira

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

Imagem de uso livre: Rivanil José Paiva. Violeiros do Grupo Amigos Catireiros de Araras. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Miniatura_Violeiros.jpg>

VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA? ESSE É UM INSTRUMENTO MUSICAL MUITO ESPECIAL, PRESENTE EM DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS, COMO A CATIRA, O FANDANGO, A FOLIA DE REIS E MUITAS OUTRAS TRADIÇÕES QUE OCORREM POR TODO O BRASIL.

A VIOLA CHEGOU AO BRASIL JUNTAMENTE COM AS PRIMEIRAS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS. ELA SE TORNOU PARTE INTEGRANTE DA RICA TAPEÇARIA MUSICAL DO PAÍS, CONTRIBUINDO PARA A DIVERSIDADE E A AUTENTICIDADE DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS LOCAIS.

PORTANTO, AO EXPLORAR A PRESENÇA DA VIOLA EM DIVERSAS TRADIÇÕES E AO OBSERVAR SUAS VARIAÇÕES VISUAIS, PODEMOS APRECIAR A RIQUEZA CULTURAL E HISTÓRICA QUE ESSE INSTRUMENTO TRAZ CONSIGO, REPRESENTANDO UMA PARTE IMPORTANTE DA MUSICALIDADE DO NOSSO PAÍS.

QUESTÃO 1

DE ACORDO COM O TEXTO, EM QUAIS MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS A VIOLA ESTÁ PRESENTE?

A) SAMBA, AXÉ E MARACATU

B) CATIRA, FANDANGO E FOLIA DE REIS

C) FREVO, FORRÓ E CAPOEIRA

D) BOSSA NOVA, CHORO E MANGUEBEAT

QUESTÃO 2

COMO A VIOLA CHEGOU AO BRASIL, SEGUNDO O TEXTO?

A) POR MEIO DE TROCAS COMERCIAIS COM A ÁFRICA.

B) FOI INVENTADA POR MÚSICOS BRASILEIROS.

C) ACOMPANHOU AS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS.

D) FOI TRAZIDA PELOS INDÍGENAS.

QUESTÃO 3

A VIOLA É UM INSTRUMENTO QUE VEIO AO BRASIL COM AS PRIMEIRAS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS.

COMPARE AS IMAGENS E APONTE O QUE VÊ DE DIFERENTE ENTRE OS DOIS INSTRUMENTOS. 

1 – Imagem Livre: Viola caipira – Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira
2 – Imagem retirada do Canva educacional de Billion Photos – Disponível em: www.canva.com

VEJA O VÍDEO DO PROFESSOR MAXWELL G. CEROZINO E OBSERVE.

DEPOIS DIALOGUE COM OS COLEGAS OU FAMILIARES SOBRE O QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO.

Canal Maxwell Cerozino “VIÓLA E VIOLÃO (Um pouco da História e Curiosidades) #violacaipira”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mrO7JO_jEFk&t=61s>. Acesso em: 02 Mai. 2022.

QUESTÃO 4

AGORA VAMOS CONHECER A CATIRA E O SOM DA VIOLA COMO TRILHA SONORA, PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.

(Sugerimos que seja apresentada apenas uma parte do vídeo, para não ficar cansativo.)

A PARTIR DO QUE VIU, COMO SE DANÇA A CATIRA E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS?

QUESTÃO 5

RESOLVA O QUEBRA CABEÇA ABAIXO, COM ATENÇÃO NOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA CATIRA E DOS CATIREIROS.

ATENÇÃO: TERÁ QUE ASSOCIAR A IMAGEM À PALAVRA CORRESPONDENTE. JOGO – O QUE OS CATIREIROS USAM?

WORDWALL – LINK: https://wordwall.net/pt/resource/31868153

QUESTÃO 6

AGORA, COM O PROFESSOR EURIM PABLO VAMOS DANÇAR UM POUQUINHO?

SE SOLTE!  


Canal: Portal Conexão Escola – Prof Eurim Catira SME  Link: <https://youtu.be/pxTxfoASqZg>

Música Animada da TV Brasil apresenta o show infantil Passarinhando. Canção Catira do Passarinho composta por Celso Pan e Jacqueline Baumgratz. link: <https://tvbrasil.ebc.com.br/musica-animada/2019/04/passarinhando-catira-de-passarinho>

SABER MAIS

PARA SABER MAIS ACESSE O CANAL: Record TV Goiás – CAMPINAS É PALCO DE GRUPOS DE CATIRA.  Link: <https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw

CATIRA – ESTILO DE DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSTADO POR AMANDA MARIA AZEVEDO EM: 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>

GABARITO DA QUESTÃO 3:

Imagem construída no Paint, a partir de imagens livres dos sites Commons.wikimedia.org e Canva Educacional.

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga E Mestre Em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoElementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais
Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produção goiana e seus contextos
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas
(GO-EF02AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos.

(GO-EF02AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.

(GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 
Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 
CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>