You are currently viewing Arte – Vamos conhecer a fotografia artística?

Arte – Vamos conhecer a fotografia artística?

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.

A fotografia é uma linguagem universal capaz de capturar momentos, emoções e histórias de forma única. Além de documentar a realidade, ela se transforma em uma poderosa ferramenta de expressão artística, permitindo que fotógrafos criem obras que transcendem o simples registro.

Na fotografia artística, diversos elementos importantes se entrelaçam, como a afetividade, a criatividade, a estética e a subjetividade, entre outros aspectos que enriquecem a imagem. Cada fotografia pode contar uma história única, transmitir uma emoção específica ou provocar uma reflexão profunda. É através desse olhar íntimo e pessoal que os fotógrafos conseguem transformar cenas cotidianas em obras de arte que falam diretamente ao coração e à mente do observador.

Devido à sua complexidade, a prática da fotografia artística envolve uma série de técnicas e regras. Compreender a luz, ângulo, enquadramento e a escolha de cores são apenas alguns dos aspectos que podem influenciar a qualidade e a mensagem de uma fotografia. A edição e o tratamento de imagem, permitem que o fotógrafo faça ajustes que realçam o impacto visual da obra.

A fotografia, portanto, é mais do que um registro visual; ela é uma linguagem que nos permite comunicar ideias, sentimentos e experiências de maneiras que palavras muitas vezes não conseguem expressar. Através da lente, temos a capacidade de olhar para o mundo de uma forma única, revelando belezas ocultas e contando histórias que merecem ser eternizadas.

Questão 1

É um elemento importante na fotografia artística, 

A) tristeza e amor

B) estética e criatividade 

C) seriedade e organização

D) noção matemática 

Questão 2

A fotografia artística 

A) tem como principal objetivo documentar a realidade de forma precisa. 

B) é uma linguagem e uma forma de expressão individual e subjetiva. 

C) dispensa o uso de técnicas e regras específicas, basta clicar. 

D) não permite a edição e o tratamento de imagem ou luz artificial.

Questão 3

Pesquise entre suas fotos e veja qual é a que você gosta mais?

Registre o porque gosta desta foto, depois pense em um modo de compartilhar ela com os colegas.

Questão 4

Vamos refletir?

Atualmente, em quais situações você faz um registro fotográfico?

Na hora do registro, quais aspectos você observa para a foto ficar “boa”?

Como guardar e compartilhar esse registro?

Será que em alguns anos você mostrará a alguém como parte da sua história?

Questão 5

Agora que conhecemos um pouco do universo das fotos. Observe as imagens abaixo, especialmente quanto ao anglo, enquadramento e a luz.

Imagem de Canva.com Ariadiny Morais, arquivo pessoal, 2020

Agora diga, quais as fotos são artísticas e quais são fotos simples, sem técnica? Como chegou a essa conclusão?

Questão 6

Agora, mãos à obra!

Pense em o que ou quem gostaria de fotografar.

Como seria essa foto?

Faça o registro, mas não se esqueça do enquadramento, ângulo e luz.

Por fim, você e os colegas podem expor as fotografias na escola e nas redes sociais.

Não se esqueça, há sempre um artista dentro de todos nós!


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos
Processos de Criação:
Relação dos processos de criação e produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas.

Materialidades e Imaterialidades:
Tecnologias e recursos digitais
Arte e Web.

Habilidades:

(GO-EF05AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais.

(GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

PORTO, Gabriella. Fotografia. InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/artes/fotografia. Acessado em: 12/12/2022.

MOREIRA. Edu. Elementos da Linguagem fotografica. Disponível em: https://edumoreirafineart.com.br/elementos-da-linguagem-fotografica/. Acessado em: 07/12/2022.

RODRIGUES, Renato. Quais os principais elementos de uma fotografia? CPT Cursos. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-fotografia/artigos/quais-os-principais-elementos-de-uma-fotografia. Acessado em: 08/12/2022.