Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
A fotografia é uma linguagem universal capaz de capturar momentos, emoções e histórias de forma única. Além de documentar a realidade, ela se transforma em uma poderosa ferramenta de expressão artística, permitindo que fotógrafos criem obras que transcendem o simples registro.
Na fotografia artística, diversos elementos importantes se entrelaçam, como a afetividade, a criatividade, a estética e a subjetividade, entre outros aspectos que enriquecem a imagem. Cada fotografia pode contar uma história única, transmitir uma emoção específica ou provocar uma reflexão profunda. É através desse olhar íntimo e pessoal que os fotógrafos conseguem transformar cenas cotidianas em obras de arte que falam diretamente ao coração e à mente do observador.
Devido à sua complexidade, a prática da fotografia artística envolve uma série de técnicas e regras. Compreender a luz, ângulo, enquadramento e a escolha de cores são apenas alguns dos aspectos que podem influenciar a qualidade e a mensagem de uma fotografia. A edição e o tratamento de imagem, permitem que o fotógrafo faça ajustes que realçam o impacto visual da obra.
A fotografia, portanto, é mais do que um registro visual; ela é uma linguagem que nos permite comunicar ideias, sentimentos e experiências de maneiras que palavras muitas vezes não conseguem expressar. Através da lente, temos a capacidade de olhar para o mundo de uma forma única, revelando belezas ocultas e contando histórias que merecem ser eternizadas.
Questão 1
É um elemento importante na fotografia artística,
A) tristeza e amor
B) estética e criatividade
C) seriedade e organização
D) noção matemática
Questão 2
A fotografia artística
A) tem como principal objetivo documentar a realidade de forma precisa.
B) é uma linguagem e uma forma de expressão individual e subjetiva.
C) dispensa o uso de técnicas e regras específicas, basta clicar.
D) não permite a edição e o tratamento de imagem ou luz artificial.
Questão 3
Pesquise entre suas fotos e veja qual é a que você gosta mais?
Registre o porque gosta desta foto, depois pense em um modo de compartilhar ela com os colegas.
Questão 4
Vamos refletir?
Atualmente, em quais situações você faz um registro fotográfico?
Na hora do registro, quais aspectos você observa para a foto ficar “boa”?
Como guardar e compartilhar esse registro?
Será que em alguns anos você mostrará a alguém como parte da sua história?
Questão 5
Agora que conhecemos um pouco do universo das fotos. Observe as imagens abaixo, especialmente quanto ao anglo, enquadramento e a luz.
Agora diga, quais as fotos são artísticas e quais são fotos simples, sem técnica? Como chegou a essa conclusão?
Questão 6
Agora, mãos à obra!
Pense em o que ou quem gostaria de fotografar.
Como seria essa foto?
Faça o registro, mas não se esqueça do enquadramento, ângulo e luz.
Por fim, você e os colegas podem expor as fotografias na escola e nas redes sociais.
Não se esqueça, há sempre um artista dentro de todos nós!
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos Processos de Criação: Relação dos processos de criação e produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas. Materialidades e Imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais Arte e Web. | Habilidades: (GO-EF05AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais. (GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. PORTO, Gabriella. Fotografia. InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/artes/fotografia. Acessado em: 12/12/2022. MOREIRA. Edu. Elementos da Linguagem fotografica. Disponível em: https://edumoreirafineart.com.br/elementos-da-linguagem-fotografica/. Acessado em: 07/12/2022. RODRIGUES, Renato. Quais os principais elementos de uma fotografia? CPT Cursos. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-fotografia/artigos/quais-os-principais-elementos-de-uma-fotografia. Acessado em: 08/12/2022. |