Esta proposta de Atividade de Arte / Artes visuais, é destinada a estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental.
AO VISITAR MUSEUS DESENVOLVEMOS VÁRIOS ASPECTOS DA NOSSA VIDA COMO O CONHECIMENTO E A BELEZA QUE SÃO EXIBIDOS NAS EXPOSIÇÕES. PODEMOS, ADMIRAR QUADROS, ESCULTURAS ANTIGAS, ARTEFATOS HISTÓRICOS E APRENDER SOBRE DIFERENTES CIVILIZAÇÕES. OS MUSEUS OFERECEM UMA OPORTUNIDADE DE COMPREENDER A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE, DESDE A PRÉ-HISTÓRIA ATÉ OS TEMPOS MODERNOS.
CONTUDO, NEM SEMPRE É POSSÍVEL VISITAR FISICAMENTE TODOS OS MUSEUS, POIS ALGUNS SÃO LONGES, EM OUTROS PAISES, PODEM EXIGIR VALORES ALTOS A SEREM GASTOS. COM AVANÇOS TECNOLÓGICOS, AGORA TEMOS A CAPACIDADE DE EXPLORAR MUSEUS DE TODO O MUNDO, SEM SAIR DE CASA.
OS MUSEUS VIRTUAIS SÃO UMA OPÇÃO ACESSÍVEL PARA MUITAS PESSOAS QUE TÊM DIFICULDADES FINANCEIRAS OU RESTRIÇÕES DE MOBILIDADE. TODOS PODEM TER A OPORTUNIDADE DE EXPLORAR DIFERENTES PAÍSES E CULTURAS SEM SE PREOCUPAR COM CUSTOS DE VIAGEM OU OBSTÁCULOS FÍSICOS.
QUESTÃO 1
DEVEMOS IR AO MUSEUS
A) CONHECER OBRAS DE ARTE E CULTURAS.
B) CONHECER O FUTURO.
C) GASTAR DINHEIRO.
D) CONHECER O FUTURO.
QUESTÃO 2
COM OS MUSEUS VIRTUAIS
A) PODEMOS VER POUCAS OBRAS
B) PODEMOS VERR OBRAS E ARTISTAS PELO MUNDO.
C) NÃO É POSSÍVEL TER EXPERIÊNCIAS.
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ACIMA.
QUESTÃO 3
VAMOS CONHECER UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A ERA DOS DINOSSAUROS?
O MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DO SMITHSONIAN, POSSUI VÁRIAS POSSIBILIDADES.
VAMOS ESCOLHER UMA EXPOSIÇÃO PARA CONHECER.
BASTA ESCOLHER UM DOS TÍTULO A BAIXO E CLICAR NO LINK.
– ENTRADA PRINCIPAL DO DEEP TIME
- O PASSADO NÃO TÃO DISTANTE
- EVENTO DE EXTINÇÃO EM MASSA DO FIM DO CRETÁCEO E VISÃO DOS PRIMEIROS FÓSSEIS DE CAVALOS E DE GREEN RIVER
- PICOS DE DIVERSIDADE DE DINOSSAUROS / MARES CRETÁCEOS 2
- ORIGENS DAS AVES / MARES CRETÁCEOS 1
- PICOS DE ESTEGOSSAURO VS. GARRAS DE CERATOSSAURO
- RÉPTEIS VOLTAM PARA O OCEANO NO JURÁSSICO
- EVOLUÇÃO DOS DINOSSAUROS E ÁRVORES DO TRIÁSSICO
- DINOSSAUROS, PLANTAS E INSETOS JURÁSSICOS
- T. REX E OS ÚLTIMOS DINOSSAUROS AMERICANOS: 1 E 2
- IMPACTO DE ASTERÓIDE DESENCADEIA EXTINÇÃO EM MASSA DE DINOSSAUROS
- FLORESTAS TROPICAIS ESPALHADAS POR TODO O MUNDO
- MASTODONTE E O CAMINHO PRINCIPAL (CORREDOR)
- UMA PREGUIÇA TERRESTRE GIGANTE
- EVENTO DE EXTINÇÃO DA ERA GLACIAL: 1 E 2
- MASTODONTE DA ERA DO GELO
QUESTÃO 4
AGORA QUE DECIDIMOS QUAL EXPOSIÇÃO VAMOS CONHECER, VEJAMOS ALGUMAS DICAS PARA NOSSO PASSEIO NO MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DO SMITHSONIAN
- AO ENTRAR NO MUSEU, VOCÊ PODE CLICAR COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O MUSEU E ESCOLHER A OPÇÃO: TRADUZIR PARA O PORTUGUÊS.
- A IDA AO MUSEU O É SEMPRE MAIS DIVERTIDA QUANDO ESTAMOS COM OUTRAS PESSOAS, ENTÃO VAMOS COMO NOSSOS AMIGOS.
- PARA NAVEGAR OBSEVE AS SETAS DE INDICAÇÃO NO CHAO DO MUSEU E CLIQUE DE ACORDO COM SUA INTENÇÃO, O MAPA DE NAVEGAÇÃO NO CANTO SUPERIOR DIREITO DA TELA DE APRESENTAÇÃO TAMBÉM AJUDA NA LOCALIZAÇÃO.
- COM O MOUSE, PODEMOS APROXIMAR OU DISTANCIAR.
SEMPRE QUE APARECER CIRCULOS AZUIS COM NÚMEROS PODEMOS CLICAR E EXPLORAR MAIS DETALHES, NO CANDO SUPERIOR DIRETITO HÁVERÁ UMA ICONE COM A LETRA I EM QUE ESTARAM INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. - TAMBÉM É POSSÍVEL EXPLORAR OS ICONES QUE ESTÃO NA BARRA CENTRAL INFERIOR DA TELA.
BOM PASSEIO!
OBSERVAÇÃO: ESTE TOUR E ESSAS APRESENTAÇÕES FORAM TESTADOS E DEVEM FUNCIONAR EM TODOS OS DISPOSITIVOS, NAVEGADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS COMUNS (USANDO UM COMPUTADOR DESKTOP COM WINDOWS, MAC, LINUX OU UM DISPOSITIVO MÓVEL COMO IPHONE, IPAD OU ANDROID).
QUESTÃO 5
VAMOS CONVERSAR SOBRE O QUE VIMOS?
QUESTÕES NORTEADORAS:
O QUE GOSTARAM?
O QUE NÃO GOSTARAM?
O FICARAM COM DÚVIDA?
O QUE APRENDERAM?
QUAIS CURIOSIDADES FICARAM APÓS A VISITA?
PARA SABER MAIS
O Google Arts & Culture possui mais de 3.000 coleções virtuais para explorar.
Onde você quer ir hoje?
Link: artsandculture.google.com/partner
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE/Artes visuais |
Habilidades: Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais Artistas e artesãos | (GO-EF01AR07-A) Conhecer, valorizar e habituar-se a frequentar algumas categorias do sistema das artes visuais, como museus, galerias, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas/artesãos, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliando o seu repertório imagético e estético. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023. |