You are currently viewing Arte – Vamos ao museu virtual? Dinossauros

Arte – Vamos ao museu virtual? Dinossauros

Esta proposta de Atividade de Arte / Artes visuais, é destinada a estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental.

AO VISITAR MUSEUS DESENVOLVEMOS VÁRIOS ASPECTOS DA NOSSA VIDA COMO O CONHECIMENTO E A BELEZA QUE SÃO EXIBIDOS NAS EXPOSIÇÕES. PODEMOS, ADMIRAR QUADROS, ESCULTURAS ANTIGAS, ARTEFATOS HISTÓRICOS E APRENDER SOBRE DIFERENTES CIVILIZAÇÕES. OS MUSEUS OFERECEM UMA OPORTUNIDADE DE COMPREENDER A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE, DESDE A PRÉ-HISTÓRIA ATÉ OS TEMPOS MODERNOS.

CONTUDO, NEM SEMPRE É POSSÍVEL VISITAR FISICAMENTE TODOS OS MUSEUS, POIS ALGUNS SÃO LONGES, EM OUTROS PAISES, PODEM EXIGIR VALORES ALTOS A SEREM GASTOS. COM AVANÇOS TECNOLÓGICOS, AGORA TEMOS A CAPACIDADE DE EXPLORAR MUSEUS DE TODO O MUNDO, SEM SAIR DE CASA. 

OS MUSEUS VIRTUAIS SÃO UMA OPÇÃO ACESSÍVEL PARA MUITAS PESSOAS QUE TÊM DIFICULDADES FINANCEIRAS OU RESTRIÇÕES DE MOBILIDADE. TODOS PODEM TER A OPORTUNIDADE DE EXPLORAR DIFERENTES PAÍSES E CULTURAS SEM SE PREOCUPAR COM CUSTOS DE VIAGEM OU OBSTÁCULOS FÍSICOS.

QUESTÃO 1

DEVEMOS IR AO MUSEUS

A) CONHECER OBRAS DE ARTE E CULTURAS.
B) CONHECER O FUTURO.
C) GASTAR DINHEIRO.
D) CONHECER O FUTURO.

QUESTÃO 2

COM OS MUSEUS VIRTUAIS

A) PODEMOS VER POUCAS OBRAS
B) PODEMOS VERR OBRAS E ARTISTAS PELO MUNDO.
C) NÃO É POSSÍVEL TER EXPERIÊNCIAS.
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ACIMA.

QUESTÃO 3

VAMOS CONHECER UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A ERA DOS DINOSSAUROS?
O MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DO SMITHSONIAN, POSSUI VÁRIAS POSSIBILIDADES.

VAMOS ESCOLHER UMA EXPOSIÇÃO PARA CONHECER.

BASTA ESCOLHER UM DOS TÍTULO A BAIXO E CLICAR NO LINK.

QUESTÃO 4

AGORA QUE DECIDIMOS QUAL EXPOSIÇÃO VAMOS CONHECER, VEJAMOS ALGUMAS DICAS PARA NOSSO PASSEIO NO MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DO SMITHSONIAN

  • AO ENTRAR NO MUSEU, VOCÊ PODE CLICAR COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O MUSEU E ESCOLHER A OPÇÃO: TRADUZIR PARA O PORTUGUÊS.
  • A IDA AO MUSEU O É SEMPRE MAIS DIVERTIDA QUANDO ESTAMOS COM OUTRAS PESSOAS, ENTÃO VAMOS COMO NOSSOS AMIGOS.
  • PARA NAVEGAR OBSEVE AS SETAS DE INDICAÇÃO NO CHAO DO MUSEU E CLIQUE DE ACORDO COM SUA INTENÇÃO, O MAPA DE NAVEGAÇÃO NO CANTO SUPERIOR DIREITO DA TELA DE APRESENTAÇÃO TAMBÉM AJUDA NA LOCALIZAÇÃO.
  • COM O MOUSE, PODEMOS APROXIMAR OU DISTANCIAR.
    SEMPRE QUE APARECER CIRCULOS AZUIS COM NÚMEROS PODEMOS CLICAR E EXPLORAR MAIS DETALHES, NO CANDO SUPERIOR DIRETITO HÁVERÁ UMA ICONE COM A LETRA I EM QUE ESTARAM INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.
  • TAMBÉM É POSSÍVEL EXPLORAR OS ICONES QUE ESTÃO NA BARRA CENTRAL INFERIOR DA TELA.


BOM PASSEIO!

OBSERVAÇÃO: ESTE TOUR E ESSAS APRESENTAÇÕES FORAM TESTADOS E DEVEM FUNCIONAR EM TODOS OS DISPOSITIVOS, NAVEGADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS COMUNS (USANDO UM COMPUTADOR DESKTOP COM WINDOWS, MAC, LINUX OU UM DISPOSITIVO MÓVEL COMO IPHONE, IPAD OU ANDROID).

QUESTÃO 5

VAMOS CONVERSAR SOBRE O QUE VIMOS?

QUESTÕES NORTEADORAS:
O QUE GOSTARAM?
O QUE NÃO GOSTARAM?
O FICARAM COM DÚVIDA?
O QUE APRENDERAM?
QUAIS CURIOSIDADES FICARAM APÓS A VISITA?

PARA SABER MAIS

O Google Arts & Culture possui mais de 3.000 coleções virtuais para explorar.
Onde você quer ir hoje?
Link: artsandculture.google.com/partner


Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE/Artes visuais 
Habilidades: Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais Artistas e artesãos(GO-EF01AR07-A) Conhecer, valorizar e habituar-se a frequentar algumas categorias do sistema das artes visuais, como museus, galerias, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas/artesãos, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliando o seu repertório imagético e estético.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023.