Esta proposta de atividade de Arte/Teatro é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Um texto dramático é uma forma de escrita que tem como objetivo apresentar uma história ou situação por meio de diálogos entre personagens. O texto dramático é geralmente escrito para ser encenado, o que significa que a ação é expressa por meio das falas e movimentos dos personagens em um palco.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6674590059/in/photostream/
Acesso em 24, abr. 2023
A finalidade do texto dramático é entreter e provocar emoções no público, seja por meio da comédia, tragédia, drama ou suspense. Através dos diálogos, o texto dramático pode abordar temas como amor, amizade, conflitos sociais e políticos, além de questões filosóficas e existenciais.
Existem diversos gêneros que podem ser apresentados no texto dramático, como a comédia, a tragédia, o drama histórico, a farsa, a comédia romântica, o melodrama, o teatro de revista, o teatro de rua, o teatro de bonecos, entre outros.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/universoproducao/42711976020 Acesso em 24, abr. 2023
Cada gênero possui características próprias em relação à estrutura narrativa, estilo dos diálogos, personagens e tom. Na comédia, por exemplo, o texto é mais leve e divertido, com diálogos bem-humorados e personagens caricatos.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/festivalinternacionaldeteatroclasicodealmagro/33605251380
Acesso em 24, abr. 2023
Já na tragédia, a história geralmente é tolerante e triste, com personagens que enfrentam grandes dilemas e conflitos morais.
Disponível em https://pixabay.com/es/photos/%C3%B3pera-tragedia-dido-teatro-4517721/ Acesso em 24, abr. 2023
O drama histórico aborda eventos reais do passado, enquanto o melodrama usa emoções exageradas para criar tensão e suspense. A farsa é um gênero que utiliza a comédia para fazer uma crítica social, muitas vezes de forma satírica e exagerada.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturaargentina/13743294244 Acesso em 24, abr. 2023
O texto dramático tem sido utilizado há séculos para transmitir mensagens com ampla variedade de temas, questões sociais e culturais e provocar reflexões sobre a natureza humana e a sociedade.
QUESTÃO 1
A diferença entre o gênero comédia e o gênero tragédia no texto dramático está
(A) na comédia a história é triste e na tragédia a história é divertida.
(B) na comédia os diálogos são sérios e na tragédia os diálogos são bem-humorados.
(C) na comédia a história é leve e divertida, enquanto na tragédia a história geralmente é dolorosa e triste.
(D) na comédia a história é realista e na tragédia a história é fantasiosa.
QUESTÃO 2
O texto dramático é geralmente escrito para ser encenado, o que significa que a ação é expressa por meio das falas e movimentos dos personagens em um palco. A finalidade do texto dramático é
(A) informar o público sobre uma história.
(B) divertir o público com diálogos bem-humorados.
(C) provocar emoções no público por meio do diálogo entre personagens.
(D) criticar a sociedade por meio de exageros e sátiras.
QUESTÃO 3
O que é um texto dramático?
QUESTÃO 4
Quais os gêneros que podem ser apresentados no texto dramático?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular | Arte/Teatro |
Habilidade | (GO-EF09AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos, individual e coletivamente, com base em textos dramáticos ou outros estímulos: música, imagens, objetos. Conceber e caracterizar os personagens, com figurinos e adereços, o cenário, a iluminação e a sonoplastia, ressignificando espaços dentro da instituição escolar e fora dela, explorando diferentes relações com o espectador. |
Referências | FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Práticas Educativas. São Paulo, Paz e Terra- 1996 PAVIS, Patrice. 1947 – Dicionário do teatro/Patrice Pavis. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. – São Paulo. Perspectiva. 2008. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução Ingrid Dormien Koudela, Eduardo José Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 1979. |