Esta proposta de atividade de Arte/Teatro é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Compor improvisações e acontecimentos cênicos é uma arte que requer muita habilidade e criatividade por parte dos artistas envolvidos. Esses elementos podem ser baseados em textos dramáticos, mas também em outras formas de estímulos, como música, imagens, poemas, vídeos e objetos.
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O objetivo é criar uma performance única e acompanhada, que combine as diversas influências e gere um resultado original e inesperado. A improvisação é uma forma de mergulhar em uma fonte de inspiração e deixar que ela guie a criação artística.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/12999438634 Acesso em 19, abr. 2023
O texto dramático pode ser utilizado como um roteiro, uma estrutura que guiará a improvisação dos atores. A partir das falas dos personagens, os artistas podem criar novas cenas, diálogos e ações que amplificam e enriquecem o universo dramático.
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É importante lembrar que a improvisação não significa simplesmente inventar o que não está no texto, mas sim explorar suas possibilidades e ampliar sua linguagem.
Para que a improvisação se transforme em um acontecimento cênico, é preciso que haja uma estruturação que dê coesão e unidade ao espetáculo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/vivadancafestival/26461947900 Acesso em 19, abr. 2023
Essa estruturação pode se dar a partir de uma temática, de uma narrativa ou de uma sequência de cenas que se complementam. É importante que a improvisação seja conduzida com cuidado para que não se torne dispersa e desorganizada.
QUESTÃO 1
A improvisação e os acontecimentos cênicos podem estar baseados tanto em textos dramáticos como em outras formas de estímulos. Qual a importância do texto dramático na improvisação cênica?
(A) O texto dramático é necessário na improvisação cênica.
(B) O texto dramático é apenas um elemento decorativo na improvisação cênica.
(C) O texto dramático serve como roteiro para guiar a improvisação dos artistas.
(D) O texto dramático limita a criatividade dos artistas na improvisação cênica.
QUESTÃO 2
Para que ocorra uma improvisação, não basta apenas inventar o que não está no texto, mas sim explorar suas possibilidades e ampliar sua linguagem. Como deve ser a estruturação da improvisação para que se transforme em um acontecimento cênico?
(A) A improvisação deve ser dispersa e desorganizada para gerar um espetáculo original.
(B) A improvisação deve ocorrer de forma lógica e espontânea para gerar um resultado coerente.
(C) A improvisação deve seguir uma temática, uma narrativa ou uma sequência de cenas que se complementam.
(D) A improvisação deve ser conduzida sem cuidado para gerar um resultado inesperado.
QUESTÃO 3
De que forma a improvisação cênica pode ser uma fonte de inspiração para artistas os envolvidos?
QUESTÃO 4
Qual a importância da estruturação na improvisação cênica? Como essa estrutura pode contribuir para a qualidade do espetáculo?
SAIBA MAIS – ARTE/TEATRO
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Teatro |
Habilidade: | (GO-EF08AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos, individual e coletivamente, com base em textos dramáticos ou outros estímulos: música, imagens, poemas, vídeos, objetos. Caracterizar os personagens, com figurinos e adereços, o cenário, a iluminação e a sonoplastia, explorando a relação com o espectador e exercendo a capacidade autoral. |
Referências | FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Práticas Educativas. São Paulo, Paz e Terra- 1996. PAVIS, Patrice. 1947 – Dicionário do teatro/Patrice Pavis. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. – São Paulo. Perspectiva. 2008. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução Ingrid Dormien Koudela, Eduardo José Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 1979. |