Esta proposta de atividade de ARTE/TEATRO é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/fantoches-kasper-teatro-kasperl-1583249/ Acesso em 24, jan. 2024.
Teatro de fantoches
O teatro de fantoches, também conhecido como teatro de marionetes, representa uma forma ancestral de expressão artística que tem raízes em diversas culturas ao redor do mundo. Sua longa história remonta a tradições milenares, e a prática de manipular bonecos articulados por meio de cordas, hastes ou fios tem sido uma maneira significativa de transmitir narrativas e mensagens significativas.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/entretenimento-atua%C3%A7%C3%A3o-fantoches-1845250/ Acesso em 24, jan. 2024.
Historicamente, o teatro de fantoches tem sido associado a performances populares e culturais, tanto em contextos urbanos quanto rurais, desempenhando um papel essencial para uma comunicação efetiva e criativa.
Disponível em https://g1.globo.com/goias/noticia/2011/11/teatro-de-fantoches-em-aparecida-de-goiania-conta-historia-de-pinoquio.html Acesso em 24, jan. 2024.
Ao longo do tempo, essa forma de expressão artística evoluiu, incorporando elementos estéticos, técnicos e tecnológicos mais complexos. No entanto, sua essência permanece na habilidade dos manipuladores de criar uma ilusão convincente e dar vida aos bonecos. Esses artistas, chamados de marionetistas ou manipuladores de fantoches, utilizam de técnicas específicas para contar histórias.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teatro_de_fantoches_-_panoramio.jpg Acesso em 24, jan. 2024.
Desde apresentações destinadas à educação infantil até apresentações voltadas para um público mais adulto, os fantoches oferecem uma abordagem acessível e lúdica para explorar narrativas diversas.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/filho-garota-loiro-tran%C3%A7as-kasperl-1381797/ Acesso em 24, jan. 2024.
Além disso, a combinação de música, iluminação e cenografia nos espetáculos de fantoches, contribui para criar uma atmosfera que provoca o encantamento, a magia e imaginação.
Frequentemente, o teatro de fantoches ocupa os palcos convencionais, e os espaços públicos, como praças e festivais, ampliando seu alcance e proporcionando experiências teatrais inusitadas.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/estrada-cena-de-rua-356809/ Acesso em 24, jan. 2024.
O teatro de fantoches permanece como uma forma de arte atemporal, onde o manipulador, por meio de suas habilidades técnicas e narrativas, transcende a fronteira entre o inanimado e o animado, proporcionando um espetáculo que transcende as barreiras temporais e culturais. Contudo, a preservação e a evolução dessa forma de expressão artística podem ser compreendidas como uma manifestação da necessidade humana de contar histórias de maneiras inovadoras e envolventes.
QUESTÃO 1
O teatro de fantoches, representa uma forma ancestral de expressão artística que tem raízes em diversas culturas ao redor do mundo com a prática de manipular bonecos. Os manipuladores utilizam de técnicas específicas para contar histórias. Qual é o principal meio utilizado para manipular os bonecos no teatro de fantoches?
(A) Hastes, cordas e fios.
(B) Cordas, correntes e arame.
(C) Fios, hastes e controle remoto.
(D) Controle remoto, cordas e arame.
QUESTÃO 2
Desde apresentações destinadas à educação infantil até apresentações voltadas para um público mais adulto, os fantoches oferecem uma abordagem acessível e lúdica para explorar narrativas diversas. O que contribui para criar uma atmosfera de encantamento, magia e imaginação nos espetáculos de fantoches?
(A) Apenas a manipulação de bonecos.
(B) Apenas a iluminação.
(C) Apenas a música.
(D) A combinação de música, iluminação e cenografia.
QUESTÃO 3
Qual é o termo utilizado para se referir aos artistas que manipulam os bonecos no teatro de fantoches?
QUESTÃO 4
Além dos palcos convencionais, onde o teatro de fantoches frequentemente ocorre, ampliando seu alcance?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular | Arte/Teatro |
Habilidade | (GO-EF08AR25-C) Pesquisar, apreciar, experimentar e analisar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos, lambe-lambe e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, contextualizando-as no tempo e no espaço, aprimorando o conhecimento e a sensibilidade estético-teatral. |
Referências | AMARAL, Ana Maria. O Ator e Seus Duplos. São Paulo: Editora Senac, 2002. ______. Teatro de Animação. São Caetano do Sul: FAPESP (Ateliê Editorial), 1997. ______. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016. p. 97. |