Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental.
O teatro é uma poderosa forma de arte que nos permite explorar o mundo real e imaginário de maneiras únicas e estimulantes. Uma parte essencial desta jornada teatral é a criação de personagens, um processo que vai além da representação de papéis e se estende à exploração criativa de movimentos e vozes.
Quando temos a oportunidade de criar nossos personagens, somos incentivados a pensar diferente, desenvolver nossas habilidades sem restrições impostas por estereótipos de gênero, raça, religião ou questões sociais.
Ao proporcionar e usufruir de momentos criativos todos podemos nós tornar super-heróis destemidos, todos podemos ser sensíveis e expressivos, todos podemos exercitar a empatia e tolerância.
Podemos ainda trabalhar de forma colaborativa, na criação de peças e personagens que muitas vezes envolvem trabalho em equipe. É possível aprender ouvir e responder aos colegas, adaptando seus pensamentos, movimentos e vozes para melhor se integrarem à narrativa coletiva. Essa experiência fortalece habilidades de colaboração e ajuda a entender a importância do trabalho em equipe.
Portanto, o teatro é uma forma de expressão artística que vai muito além do palco, das luzes e dos figurinos. O teatro não é apenas uma forma de arte; é uma ferramenta educacional e de desenvolvimento pessoal que pode enriquecer a vida de maneira significativa.
Iai, vamos brincar de faz de conta?
Questão 1
Vamos brincar de faz de conta com histórias mágica?
Você já brincou de faz de contas?
Sabe como é?
Questão 2
Vamos sortear diversos personagens para criarmos e interpretarmos histórias incríveis.
No botão abaixo será possível acessar uma pasta com 16 fichas, enumeradas, de personagens diferentes para nossas criações.
O sorteio pode ser por números de 1 a 16, repetindo-os se necessário, até completar toda a turma.
Exp..:
Questão 3
Com toda nossa imaginação, agora que já sabemos quem somos em nossa história, mãos a obra!
Imagine se você fosse o personagem Mágico sorteado que acontecimento extraordinário você gostaria de contar?
Ou seja, crie um história fantástica que seu personagem viu ou vivenciou, para apresentar para a turma.
Questão 4
Vamos decidir os detalhes?
Agora, imagine como seria a voz desse personagem, se tem sentimentos, caretas ou gestos característico.
Questão 5
Para finalizar vamos fazer um exercício de respiração e concentração para que todos consigam ouvir e respeitar a interpretação do/s colegas.
Vamos começar as apresentações?
Questão 6
Ao criar personagens, quais qualidades podemos desenvolver?
A) Regras e estereótipos.
B) Restrições e preconceitos.
C) Pensamento criativo e liberdade.
D) Adoção de papéis tradicionais.
Questão 7
O trabalho em equipe no teatro, nos ajuda a desenvolver:
A) Mais competitividade.
B) Diminui a criatividade.
C) Fortalece a colaboração.
D) Isolamento dos colegas de elenco.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE |
Habilidades: Processos de Criação: Composição cênica/ Imitação e o jogo simbólico / composição e encenação de acontecimentos cênicos. | (GO-EF03AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como fazer sínteses e registros verbais e/ou não verbais sobre as experiências vivenciadas. (GO-EF03AR21) Exercitar a imitação e o jogo simbólico, ressignificando objetos e fatos, experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional, reflexiva e critica. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. |