Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Você já ouviu falar sobre o teatro?
O teatro é uma arte mágica, cheia de histórias incríveis e personagens fascinantes! Vale muito a pena explorarmos juntos esse mundo de emoções, fantasias e aventuras.
O teatro é uma arte muito antiga que nasceu na Grécia, há séculos atrás. A palavra “teatro” não só representa o lugar onde as peças são encenadas, mas também toda a arte por trás delas. Ou seja, “ir ao teatro” e “fazer teatro”, possuem significados diferentes, contudo, dizem sobre a mesma arte.
Mas o que uma peça de teatro?
São as histórias que foram escritas, contadas, encenadas para e no palco de um teatro! Para melhor compreender, lembre de um livro que você leu, como Peter Pan, João e Maria ou A Branca de Neve. Ao caminhar pela rua ou navegar nas redes sociais, encontra a propaganda de que haverá uma espetáculo de teatro com o mesmo nome do livro que você leu. Você e sua família compraram ingressos.
Chegou o dia de ir ao teatro, estavam sentados na plateia, olhando para o palco. De repente, os personagens daquele livro que você leu, ganham vida diante dos seus olhos. Eles falam, riem, choram e até cantam! Tudo isso para contar uma história que pode ser engraçada, emocionante, triste ou até mesmo assustadora, igual a do livro que leu ou com algumas diferenças. Esse conjunto de elementos formam uma peça.
E quem são as pessoas que tornam tudo isso possível no palco?
São os atores! Eles são artistas que se transformam em diferentes personagens, ao colocarem um figurino, maquiagem e entrarem no palco. Eles ensaiam muito para conseguir emocionar e surpreender a plateia a cada apresentação.
Quando você vai ao teatro, não é apenas para assistir passivamente. Você se torna parte da história! Você torce pelos heróis, fica com raiva dos vilões e se apaixona pelos romances. É como se você estivesse vivendo uma aventura junto com os personagens. A plateia faz parte do teatro, da peça e da encenação.
Então, da próxima vez que você vir uma propaganda de uma peça de teatro, não hesite peça ao responsável para vocês irem prestigiar!
Como vimos, o teatro é um lugar mágico onde os sonhos se tornam realidade e as histórias ganham vida diante dos nossos olhos. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível, cheia de diversão e emoção!
Que as cortinas se abram para muitas aventuras teatrais em sua vida!
Questão 1
A partir do texto que lemos, Teatro é
(A) uma arte antiga, nascida em Portugal
(B) uma arte recente nascida na Grécia
(C) uma arte antiga nascida na Grécia
(D) uma arte recente nascida na internet
Questão 2
Marque a alternativa que apresenta elementos do Teatro
(A) Telespectador, escritor e atores
(B) Plateia, ator e texto
(C) jogador, jornalista e ingresso
(D) peça, plateia e jornalista
Questão 3
No Teatro, para os atores as expressões faciais e corporais são fundamentais para que a peça seja um sucesso.
Por isso, vamos aprender um pouco sobre as expressões faciais e os sentimentos representados por elas.
Obs.: Se possível imprima a folha abaixo, se não for possível identifique e registre no caderno.
Questão 4
Vamos brincar?
Em pequenos grupos, vamos interpretar as três frases abaixo, por meio de mímica, ou seja, não podemos falar. Usamos apenas expressões faciais e corporais.
- Vamos comer um cachorro quente, hoje?
- Eu comi muito ontem, hoje estou passando mal!
- Estou apaixonado(a) pelo sol!
Questão 5
Com o mesmo grupo, vamos pensar em uma possibilidade de interpretação de roteiro teatral para podermos trabalhar de maneira contextualizada as expressões faciais por meio das ações dos personagens.
Para que facilite o trabalho, podem escolher uma história que gostam e adaptá-la para seu grupo como: A história da Dona Baratinha (Ana Maria Machado) é uma boa possibilidade de adaptação, bem como os Saltimbancos (Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov). Contudo, temos uma sugestão logo abaixo:
Saber Mais
Mímica, Por Ana Lucia Santana. Disponível em: <www.infoescola.com/artes/mimica/>
Portal Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS para uso livre. Disponível em: www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Processos de Criação: Trabalho colaborativo, coletivo e autoral Elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais Contextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas Processos de Criação: Imitação e jogo simbólico, composição e encenação de acontecimentos cênicos. | Habilidades (GO-EF05AR20) Investigar e experimentar as possibilidades do trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos/criativos em teatro, ampliando o repertório corporal, a partir da exploração da teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano e extra cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF05AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir, criar e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos, reconhecendo os elementos teatrais envolvidos. (GO-EF05AR21) Exercitar a imitação e o jogo simbólico, ressignificando objetos, fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, individual e coletivamente, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional, reflexiva e crítica. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2> GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. SANTANA, Ana Lucia Mímica. Disponível em: <www.infoescola.com/artes/mimica/> Vídeo: Viver de Teatro. Exercícios de teatro / Jogos teatrais – Telefone sem fio com gestos. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=Nw4na75u8zg> Portal: Teatro na Escola – BANCO DE PEÇAS para uso livre. Disponível em: <www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas> |