Esta proposta de Atividade de Arte – Artes visuais, é destinada a estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Quem foi Tarsila do Amaral?
Tarsila foi a maior pintora brasileira, ficou famosa por suas obras, que combinam elementos da cultura brasileira com as vanguardas europeias.
Ela nasceu em Capivari, interior de São Paulo, em 1886. Filha de uma família rica, ela teve uma educação privilegiada. Em 1904, ela mudou-se para Barcelona, na Espanha, para estudar artes.
Em 1917, Tarsila retornou ao Brasil e começou a pintar. Suas primeiras obras foram influenciadas pelo impressionismo e pelo art nouveau. No entanto, ela logo começou a desenvolver um estilo próprio, que ficou conhecido como “modernismo antropofágico”.
Em suas obras ela combinava elementos da cultura brasileira, como a vida no interior, a flora e a fauna, com as vanguardas europeias, como o cubismo e o futurismo.
Em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, “Abaporu”. Essa obra, que representa um homem de corpo gigantesco e cabeça pequena, é considerada uma das mais importantes obras do modernismo brasileiro.
Tarsila morreu em São Paulo, em 1973. Ela é considerada uma das artistas plásticas mais importantes do Brasil, e sua obra é um legado para a cultura brasileira.
Algumas das obras mais famosas de Tarsila do Amaral:
- Abaporu (1928)
- A Negra (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1928)
- São Paulo (1924)
- Antropofagia (1929)
- Operários (1933)
- Mundo Novo (1931)
- Café (1924)
- A Lua (1924)
Por que a obra de Tarsila do Amaral é importante?
- Ela ajudou a promover o modernismo brasileiro.
- Ela representou a cultura brasileira de uma forma inovadora e original, que ficou famosa em todo o mundo.
- Ela foi uma grande artista com muitas produções famosas demonstrando todo seu talento.
Questão 1
Quem foi Tarsila do Amaral?
Questão 2
Por que a obra de Tarsila do Amaral é importante?
Questão 3
Observe a imagem a seguir e marque a alternativa correta:
(A) A imagem acima é um desenho Argentino
(B) A imagem é uma quadro de Oswald de Andrade
(C) A imagem é uma quadro famoso de Tarsila do Amaral
(D) Todas as alternativas anteriores estão corretas
Questão 4
Ainda sobre a imagem acima, marque o nome dado a essa tela
(A) Mundo Novo
(B) Abaporu
(C) A Lua
(D) Antropofagia
Questão 5
Observe os quadros de Tarsila do Amaral e depois registre suas percepções em relação a eles:
A) O que lhe chamou a atenção no momento em que olhou?
B) Percebe semelhanças entre eles? Quais?
C) Em relação ao traço (Modo de desenhar) , o que se pode dizer dos quadros de Tarsila do Amaral?
Questão 6
Em suas obras Tarsila apresenta elementos da natureza e da cultura brasileira, como a vida no interior, a flora e a fauna, os trabalhadores rurais e urbanos, sem desconsiderar seus estudos e conhecimentos em relação às vanguardas europeias, como o cubismo e o futurismo. Tarsila defendia a liberdade de expressão, a valorização da realidade miscigenada do Brasil, bem como o rompimento com os tradicionais e os conservadores.
Vamos produzir?
Mãos à Obra!
Depois de conhecer um pouco da obra de Tarsila, vamos criar uma releitura? Escolha um lugar agradável da escola, pode ser o pátio, a biblioteca ou um cantinho…
Atenção: Você é livre para inserir elementos, mudar cores ou optar por uma obra com elementos engraçados, diferentes, góticos…
Sugestão 1:
Disponibilizar, uma seleção de obras da artista durante toda atividade em folha impressa ou projetada. Após observar as obras, entregar uma folha em brando para os alunos criarem a partir das obras de cada uma.
Sugestão 2:
Disponibilizar uma folha impressa, apenas como traçado das obras para que os estudantes possam colorir e alterar na medida em que lhes pareça necessário/possível.
Para saber mais
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE |
Habilidades: Sistema das artes visuais Artistas, artesãos e curadores Processos de Criação: Relação dos processos de criação e produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas. | (GO-EF05AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível. (GO-EF05AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. MD. Casas Ribeirinhas – Tarsila do Amaral. Disponível em: https://br.museum-digital.org/object/92?navlang=pt>. Acesso em: 26/10/2023 SP Escola de Teatro. 100 anos da Semana de 22: confira todas as Pílulas Modernistas, curiosidades do período compiladas pela comunicação da SP! Publicado em: 22/02/2022. Disponível em: <www.spescoladeteatro.org.br/noticia/100-anos-da-semana-de-22-confira-todas-as-pilulas-modernistas-curiosidades-do-periodo-compiladas-pela-comunicacao-da-sp>. Acesso em: 26/10/2023. BRASIL, Ministério da Cultura. Funarte. Você conhece o Abaporu? Quadro brasileiro, um dos mais valiosos do país, é símbolo do modernismo. Atualizado em 28/06/2022. Disponível em: www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/voce-conhece-o-abaporu>. Acesso em: 26/10/2023. |