Esta aula pertence ao componente curricular de Arte, indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental.
Você sabia que a milhares de anos os homens viviam em cavernas e abrigos, com o básico para a sobrevivência.
Nessa época (Pré-histórica) já existiam os desenhos.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/Pintura_Rupestre_Jussiape.jpg)
Você sabia que os primeiros humanos já faziam desenhos nas paredes de cavernas? Esses desenhos, são chamados de arte rupestre. Eles são uma importante fonte de informação sobre a cultura e a vida dos nossos ancestrais.
Arte rupestre é o nome que se dá aos desenhos, pinturas e outros tipos de marcas feitas em grandes pedras, nas paredes de cavernas e outros lugares. É uma das formas de arte mais antigas da humanidade, com registros datados de mais de 40.000 anos atrás.
Os desenhos rupestres são encontrados em todo o mundo, mas são mais comuns em regiões de clima seco, onde as condições de preservação são melhores. No Brasil, a arte rupestre é encontrada em diversos locais, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e o Parque Nacional Serra da Capivara, no Ceará.
Os desenhos rupestres são feitos de diversas maneiras, incluindo pintura, gravura e escultura. Os temas representados são variados, incluindo animais, plantas, figuras humanas, símbolos e padrões geométricos.
A arte rupestre é uma importante forma de arte que nos permite ter um vislumbre da imaginação e da criatividade dos primeiros humanos. É também um patrimônio cultural que deve ser preservado para as gerações futuras.
QUESTÃO 1
Identifique entre as imagens abaixo um desenho rupestre
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/EU-SOU-AQUELA-MULHER-A-QUEM-O-TEMPO-MUITO-ENSINOU.-ENSINOU-A-AMAR-A-VIDA.-NAO-DESISTIR-DA-LUTA.-13-1024x332.png)
QUESTÃO 2
Marque a alternativa correta.
Em qual das alternativas, há somente elementos que foram usados para fazer as pinturas nas rochas – Rupestres?
A) urucum, lápis de cor, tinta guache
B) água, pincel e folhas
C) ovos, giz e os dedos
D) sangue de animais, carvão e clara de ovo.
QUESTÃO 3
Marque a alternativa correta.
Arte rupestre pode ser encontrada em:
A) países chuvosos e frios
B) em todos os lugares
C) nos estados de Goiás, Piauí e Ceará do Brasil
D) não há arte rupestre no Brasil
QUESTÃO 4
Será que nós conseguimos fazer arte/desenhos parecidos com os que os homens das cavernas?
Vamos fazer de contas que vivemos na floresta e moramos em uma caverna.
Vamos desenhar uma aventura que tivemos e queremos deixar para todos verem.
Materiais: um pedaço de papelão, canetinhas e uma fita adesiva.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/EU-SOU-AQUELA-MULHER-A-QUEM-O-TEMPO-MUITO-ENSINOU.-ENSINOU-A-AMAR-A-VIDA.-NAO-DESISTIR-DA-LUTA.-12-593x1024.png)
Vamos desenhar com o giz de cera, depois colocarmos a fita como borda e expor na sala para que todos os colegas consigam ver!
Outra possibilidade é esticar em uma parede um TNT e pintar com o giz de será no TNT esticado própria parede.
Ao final é importante ver os desenhos dos colegas e conversar com eles sobre.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre os desenhos rupestre acesse: Arte das cavernas. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterialProcessos de Criação: Criação e ressignificação em artesvisuais | (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais. (GO-EF03AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em: 26 de mar de 2022. MORAES, Denise. Arte das cavernas. disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9> Acessado em: 26 de mar de 2022. |