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Arte – Reflexões sobre Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.

Dança Arábica. Imagem disponível no www.canva.com

A dança é uma expressão cultural que acompanha a humanidade desde os tempos antigos. Nas civilizações antigas, ela era uma forma de celebrar a vida, honrar os deuses e fortalecer os laços comunitários. 

Até hoje, em muitas culturas, especialmente as indígenas e as de matriz africana mantém a dança de modo central nas celebrações religiosas e nos rituais.

Com o passar do tempo, surgiram diversos estilos, cada um refletindo diferentes histórias e identidades. Mas, é impotente destacar que a dança deve ser inclusiva, permitindo a expressão de corpos de todos os tipos e tamanhos, desafiando padrões de beleza. 

A dança é uma arma secreta na luta pela inclusão e respeito, moldando coreografias para todos os tipos de habilidades. Ao celebrarmos a diversidade cultural, podemos quebrar estereótipos, aplaudir as diferenças e abrir um espaço para diálogos mais inclusivos.

Valorizando a diversidade cultural, podemos desconstruir estereótipos, celebrar diferenças e criar um diálogo mais inclusivo. A dança é, portanto, uma forma de comunicação e conexão que ajuda a construir um mundo mais justo.

OU SEJA, DANÇAR É PARA TODOS!

Questão 1

A dança pode ser definida como uma forma de

A) trabalhar e ganhar dinheiro com músicas.

B) movimentar o corpo e expressar culturas e emoções.

C) colocar a mente em silêncio e dormir diariamente.

D) marcar encontros com os amigos, colegas e familiares.

Questão 2

A dança é uma expressão cultural que acompanha a humanidade desde os tempos antigos em celebrações religiosas e rituais para

A) celebrar a vida, honrar os deuses e fortalecer os laços comunitários.

B) celebrar um único Deus e fortalecer os laços comunitários.

C) festejar os diversos deuses e fortalecer o hábito de beber.

D) estudar todas as matérias e fortalecer o hábito de bem comum.

Questão 3

Quando falamos em dançarino o que vem a sua mente?

Quando se diz que alguém está ensaiando uma coreografia, o que você pensa?

Veja o vídeo abaixo e reflita sobre quem pode dançar?

Uma coreografia original de Sadeck Waff. Paris 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCdsIkQqAmE

Questão 4

Agora vamos refletir sobre outros aspectos.

No vídeo a seguir temos os fragmentos de duas coreografias, veja o que lhes chamará a atenção:

A Sagração da Primavera de Pina Bausch + terreno comum por Germaine Acogny e Malou Airaudo. Festival do Castelo de Ludwigsburg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cf9oo0OQb_s

A –  Quais as preferências de vocês em relação às danças?

B – A partir dos vídeos já apreciados, você acredita que na dança é possível assegurar o acesso e a experiência a todos independente de gênero, tipo físico e demais diversidades?

Atenção: Poderá surgir preferências e gostos diferentes dos seus, portanto respeite (sem preconceito), as experiências e preferências pessoais diferentes das suas.

Questão 3

Para finalizar, veja o vídeo e depois dialogue com os colegas sobre coreografias inclusivas a partir de elementos diversos. Ou seja, possibilidades que fujam ao padrão já conhecido.

Bolon: The Contradiction of Silence by Alexander Ekman. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5z5qCSwPtrw

Atenção: Após as reflexões dialogadas nesta atividade, a turma poderá criar movimentos e coreografias a partir de músicas e histórias de suas preferências em duplas, grupos ou todos da turma. 

Para Saber Mais

Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em:

Diversidade na Dança – Ariadiny Cândido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wVxQrxA6V-8>

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF03AR12) Discutir com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem aos padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

VIANA, Bruna.  O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022.