Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Você gosta de dançar?
Explorando o Mundo da Dança
Você gosta de dançar?
A dança é uma arte antiga e universal que transcende culturas e épocas. Desde os povos primitivos, os movimentos corporais foram utilizados como forma de comunicação e expressão, conectando as pessoas e manifestando suas emoções.
Para dançar, não são necessários muitos requisitos. Com tudo, é importante ter roupas confortáveis e adequadas, respeitar um ritmo e estar aberto para expressar sentimentos ou representar algo, bem como criar um ambiente estimulante.
Ao longo dos anos, a dança evoluiu, e com ela a busca pela perfeição e técnica resultou em movimentos cada vez mais elaborados. No entanto, hoje entendemos que dançar vai além da técnica. A vontade e o desejo de se movimentar são fundamentais. Não é preciso uma coreografia complexa, nem mesmo música ou um local específico. Muitas vezes, basta sentir o ritmo e deixar o corpo fluir, se expressar livremente.
Na dança encontramos uma expressão rica da diversidade cultural, que simboliza a existência humana e sua conexão com os sentimentos, religiões e crenças do mundo. Ou seja, ela é uma forma de vivenciar e representar a nossa relação com a sociedade e o ambiente ao nosso redor. Por meio dela, podemos explorar nossa criatividade e nos conectar com nossas emoções mais profundas.
Agora é hora de colocar em prática! Escolha uma música que você goste ou experimente uma das sugestões abaixo. Deixe-se levar pelo ritmo e pela música, explorando movimentos que expressem seus sentimentos e sensações.
Divirta-se explorando o mundo da dança e permita-se conectar-se consigo mesmo, seus sentimentos e com a música!
Questão 1
A dança é descrita em relação à evolução ao longo dos anos, como
(A) A técnica que tornou-se menos importante.
(B) Os movimentos tornaram-se menos elaborados.
(C) A busca pela perfeição técnica aumentou.
(D) A música tornou-se dispensável para dançar.
Questão 2
A função da dança como expressão cultural,
A) Limita a criatividade humana.
B) Simboliza a desconexão humana com o mundo.
C) Representa a diversidade cultural.
D) Reduz as emoções humanas.
Questão 3
Como sabemos, ao longo dos anos, a performance/rendimento do corpo foram aprimorados, elevando os níveis de qualidade técnica, a dança foi sendo marcada pelos movimentos repetitivos elaborados.
Contudo, hoje compreende-se que para dançar só precisamos de “vontade/desejo”, é importante soltar o corpo e perceber o ritmo. Não é necessário uma coreografia, nem hora ou lugar e às vezes também não é preciso música.
Pensando nisso, qual gênero musical você gosta? Sabe como se dança ou já dançou ele?
Se não, pesquise reportagens e vídeos e conheça.
Se possível dialogue ou mostre aos colegas ou familiares.
Questão 3
A Dança se insere no universo cultural, expressando significados, simbolizando a existência humana; trata-se de uma diversidade interessante para essas manifestações. A Dança é objeto de vivência e representação, encontra-se o seu sentido como símbolo de uma outra forma de se apresentar e participar no/do mundo.
Vamos explorar nossa criatividade, agora que já falamos sobre dança e fizemos vários movimentos, vamos aproveitar e soltar o corpo.
Escolha uma música que goste ou uma das duas músicas abaixo e dance, mas tente perceber o ritmo e movimentos que você acha que combinam com ela.
Palavra Cantada | Trem de Brincar
Palavra Cantada | Ciranda Dos Bichos
Divirtam-se!!!
Saber Mais
Dança: Linguagem do Corpo, Autor: Ruth Regina Melo De Lima. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produções em dança | Habilidade: (GO-EF04AR08-A) Contextualizar, apreciar e experimentar manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante, a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal. Valorizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas, em âmbito regional e nacional. |
Referências: | BRANCHES, Neiva Santana R e VIEIRA, Luiz Carlos Rabel. A dança no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd195/a-danca-no-ensino-fundamental.htm> Acessado em 10/06/2022. GOIÂNIA. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22. OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em: <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25, jan. 22. |