You are currently viewing Arte – Os Movimentos e a Dança

Arte – Os Movimentos e a Dança

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

Você gosta de dançar?

Explorando o Mundo da Dança

Você gosta de dançar? 

A dança é uma arte antiga e universal que transcende culturas e épocas. Desde os povos primitivos, os movimentos corporais foram utilizados como forma de comunicação e expressão, conectando as pessoas e manifestando suas emoções.

Para dançar, não são necessários muitos requisitos. Com tudo, é importante ter roupas confortáveis e adequadas, respeitar um ritmo e estar aberto para expressar sentimentos ou representar algo, bem como criar um ambiente estimulante.

Ao longo dos anos, a dança evoluiu, e com ela a busca pela perfeição e técnica resultou em movimentos cada vez mais elaborados. No entanto, hoje entendemos que dançar vai além da técnica. A vontade e o desejo de se movimentar são fundamentais. Não é preciso uma coreografia complexa, nem mesmo música ou um local específico. Muitas vezes, basta sentir o ritmo e deixar o corpo fluir, se expressar livremente.

Na dança encontramos uma expressão rica da diversidade cultural, que simboliza a existência humana e sua conexão com os sentimentos, religiões e crenças do mundo. Ou seja, ela é uma forma de vivenciar e representar a nossa relação com a sociedade e o ambiente ao nosso redor. Por meio dela, podemos explorar nossa criatividade e nos conectar com nossas emoções mais profundas.

Agora é hora de colocar em prática! Escolha uma música que você goste ou experimente uma das sugestões abaixo. Deixe-se levar pelo ritmo e pela música, explorando movimentos que expressem seus sentimentos e sensações.

Divirta-se explorando o mundo da dança e permita-se conectar-se consigo mesmo, seus sentimentos e com a música!

Questão 1

A dança é descrita em relação à evolução ao longo dos anos, como

(A) A técnica que tornou-se menos importante.

(B) Os movimentos tornaram-se menos elaborados.

(C) A busca pela perfeição técnica aumentou.

(D) A música tornou-se dispensável para dançar.

Questão 2

A função da dança como expressão cultural, 

A) Limita a criatividade humana.

B) Simboliza a desconexão humana com o mundo.

C) Representa a diversidade cultural.

D) Reduz as emoções humanas.

Questão 3

Como sabemos, ao longo dos anos, a performance/rendimento do corpo foram aprimorados, elevando os níveis de qualidade técnica, a dança foi sendo marcada pelos movimentos repetitivos elaborados.

Contudo, hoje compreende-se que para dançar só precisamos de “vontade/desejo”, é importante soltar o corpo e perceber o ritmo. Não é necessário uma coreografia, nem hora ou lugar e às vezes também não é preciso música.

Pensando nisso, qual gênero musical você gosta? Sabe como se dança ou já dançou ele?

Se não, pesquise reportagens e vídeos e conheça.

Se possível dialogue ou mostre aos colegas ou familiares.

Questão 3

A Dança se insere no universo cultural, expressando significados, simbolizando a existência humana; trata-se de uma diversidade interessante para essas manifestações. A Dança é objeto de vivência e representação, encontra-se o seu sentido como símbolo de uma outra forma de se apresentar e participar no/do mundo.

Vamos explorar nossa criatividade, agora que já falamos sobre dança e fizemos vários movimentos, vamos aproveitar e soltar o corpo. 

Escolha uma música que goste ou uma das duas músicas abaixo e dance, mas tente perceber o ritmo e movimentos que você acha que combinam com ela.

Palavra Cantada | Trem de Brincar

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tk98GCjEWNk>


Palavra Cantada | Ciranda Dos Bichos

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=po-Xc2Yh7Ck>

Divirtam-se!!!


Saber Mais

Dança: Linguagem do Corpo, Autor: Ruth Regina Melo De Lima. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120

Eurim Pablo – Arte Educação – Preconceito e estereótipos na dança. Um breve estudo de caso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xHpWuXngo7M>

 Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba mais – Arte – Dança. Danças Urbanas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q6sErKrQ4eU>

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produções em dança
Habilidade:
(GO-EF04AR08-A) Contextualizar, apreciar e experimentar manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante, a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal. Valorizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas, em âmbito regional e nacional.
Referências: BRANCHES, Neiva Santana R e VIEIRA, Luiz Carlos Rabel. A dança no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd195/a-danca-no-ensino-fundamental.htm> Acessado em 10/06/2022.

GOIÂNIA. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22.

OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em:  <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25,  jan. 22.