Olá, educando (a)!Esta videoaula de Arte foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A AULA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE O QUE É SOM E OS SEUS PARÂMETROS. APRESENTARÁ UMA VARIEDADE DE MANEIRAS DE SE FAZER SONS, CONVENCIONAIS OU NÃO CONVENCIONAIS.
https://pixabay.com/pt/photos/folha-de-m%C3%BAsica-na-sombra-flauta-5117328/
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: MÚSICA
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!
HOJE, VOCÊS NÃO PODEM FICAR FORA DESSA AULA. SABEM POR QUÊ? VAMOS APRENDER O QUE É O SOM E OS SEUS PARÂMETROS. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA VARIEDADE DE MANEIRAS DE CRIAR E PERCEBER OS SONS? ESTÃO CURIOSOS? VAMOS EMBARCAR NESSA AVENTURA COMIGO?
APRENDEREMOS AGORA SOBRE OS SONS E OS SEUS PARÂMETROS. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
AGORA VOCÊ VAI TAPAR OS OLHOS E ESCUTAR OS SONS QUE ESTÃO A SUA VOLTA.
- QUAIS SÃO ELES?
- CONSEGUE PERCEBER AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?
ATIVIDADE:
VAMOS BRINCAR DE DESCOBRIR OS PARÂMETROS???
NA VÍDEO AULA ENTENDEMOS QUE MESMO INSTRUMENTOS OU SONS DE BRINQUEDOS PODEM PROPORCIONAR EFEITOS SONOROS. AGORA, CONVIDE A FAMÍLIA E ESCOLHAM OBJETOS, BRINQUEDOS E DESCUBRA OS QUATRO PARÂMETROS DE SOM QUE ESSE OBJETO PRODUZ. SERÁ MUITO DIVERTIDO!!!
ALTURA
GRAVE ( ) AGUDO ( )
DURAÇÃO
CURTA ( ) LONGA ( )
INTENSIDADE
FRACO ( ) FORTE ( )
TIMBRE:
SIM ( ) NÃO ( )
AGORA VOCÊS VÃO CRIAR UM PARQUE SONORO. OBSERVEM A IMAGEM ABAIXO, USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR NOVOS SONS E INSTRUMENTOS ATRAVÉS DE MATERIAIS QUE JÁ TÊM NA CASA DE VOCÊS. VAMOS LÁ?
CONVIDEM A FAMÍLIA E SE DIVIRTAM!!! QUE TAL CRIAR MÚSICAS COM ESSES SONS?
RELEMBRANDO!!!!
- VIVENCIAMOS E ENTENDEMOS QUE A MATÉRIA-PRIMA DA MÚSICA É O SOM E QUE ESTE POSSUI DIFERENTES PARÂMETROS, COMO ALTURA, DURAÇÃO, TIMBRE E INTENSIDADE.
- CONHECEMOS E IDENTIFICAMOS OS DIFERENTES TIPOS DE REGISTROS: CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL.
- EXPERIMENTAMOS BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES.
Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares | (GO-EF03AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade (GO-EF03AR15-D) Construir instrumentos musicais, explorando diversas fontes sonoras, utilizando-os no repertório estudado. (GO-EF03AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional. (GO-EF03AR24) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e história de diferentes matrizes estéticas e culturais |
Referências: | Livro conectados| Arte|FTD |São Paulo|1ª Edição| 2018. p 48-58 |