Esta aula pertence ao componente curricular de ARTE, indicada para 5º ano do Ensino Fundamental.
A Arte da Dança é uma forma envolvente e prazerosa de movimentar o corpo, proporcionando uma expressão única. Ela não apenas é um meio de entretenimento, mas também é considerada uma linguagem por meio da qual podemos comunicar sentimentos e representar diferentes culturas. Ao explorarmos o movimento corporal, o espaço e o tempo, a dança se torna uma maneira poderosa de expressar emoções, histórias e tradições.
Neste contexto, é relevante ressaltar a atenção dedicada à beleza, harmonia e equilíbrio entre os movimentos, o ritmo e a intenção por trás de cada expressão. A dança, então, transcende a mera atividade física, transformando-se em uma manifestação artística que busca transmitir uma mensagem por meio da linguagem do corpo.
Dançar não requer experiência ou conhecimento prévio; basta começar. A dança é para todas as pessoas, independentemente da idade, e não é necessário dominar uma coreografia. A liberdade de improvisar e criar nossos próprios movimentos e expressões corporais é um convite para nos conectarmos com o ritmo e nos expressarmos de forma autêntica.
Existem inúmeras formas de dança, cada uma proporcionando uma experiência única. Desde a expressividade da dança contemporânea, a energia vibrante do jazz, o ritmo marcado do sapateado até as tradições culturais do samba, forró e dança de rua, há um vasto mundo de possibilidades para vivenciar e apreciar nesta linguagem artística. Ao explorarmos esses diversos estilos, enriquecemos nossa compreensão da dança como uma expressão multifacetada da criatividade humana. Então, quando foi a última vez que você se permitiu dançar e explorar a beleza dessa arte?
Vamos conhecer um pouquinho de uma delas, vendo o vídeo abaixo:
Questão 1
O que a dança busca transmitir, de acordo com o texto?
A) Apenas movimento físico.
B) Sentimentos, histórias e tradições pela linguagem do corpo.
C) Informações técnicas sobre coreografias.
D) Mensagens verbais explícitas.
Questão 2
Qual é a ênfase dada no texto em relação à prática da dança?
A) A importância de seguir rigorosamente coreografias predefinidas.
B) A necessidade de dominar diversas técnicas de dança.
C) A liberdade de improvisar e criar movimentos próprios, guiados pelo ritmo.
D) A exclusividade da dança como atividade para pessoas jovens.
Questão 1
Atenção: para este momento precisaremos de uma fita adesiva ou giz de quadro, um balão ou uma vareta com fita para cada criança, por fim um aparelho de som com músicas.
O que é a improvisação na dança?
É quando os dançantes movimentam seus corpos livremente, sem uma coreografia específica, ensaiada anteriormente.
Antes de iniciar nossa atividade, vamos alongar nosso corpo para aquecê-lo já com a música do exercício de fundo para conhecermos!
Vamos improvisar ?
Em um espaço amplo, vamos demarcar o chão, como no desenho ao lado (um Jogo da Velha gigante). Para demarcar pode ser usado giz ou fita adesiva. Com a mesma música do alongamento o desenho será usado como limitador de espaço para cada estudante que deve dançar utilizando apenas os quadriculados.
Questão 2
Como foi improvisar em um espaço restrito?
Agora vamos vivenciar a improvisação de outro modo, com uma música animada diferente e com um balão para cada estudante, iremos perceber o ritmo da música e improvisar movimentos totalmente livres sem esquecermos do balão, ele é nosso parceiro neste momento!
Solte o corpo e vamos lá!
Obs.: O balão pode ser preso a um cordão, possibilitando mais movimentos livres para as crianças. Outra possibilidade é usar varetas com fita para dar movimento, expressividade e cor.
Para Refletir
Vamos refletir sobre nossa atividade de hoje!
- Quais partes do corpo você movimentou mais?
- Fez movimentos repetidos?
- Você e os colegas dançaram de modos diferentes ou iguais?
- Ao dançar sentiu alguma emoção? Qual?
- É possível que você e todos os colegas dancem iguais?
- Para dançarem com a mesma coreografia, o que é necessário?
Sugestões Complementares
- Palavra Cantada | Vem Dançar com a Gente – Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=cG4RCUzl53U>
- Palavra Cantada | Sai Preguiça – disponível em: <www.youtube.com/watch?v=vX8oDPw0j3I>
- Site como musicas para a improvisação: <www.epidemicsound.com<
- Exemplo para a Proposta 1: Jogo de Improvisação em Dança – Membros Inferiores, disponível em: <www.youtube.com/watch?v=kayZD9FI8sc>
Saiba mais
- Consulte o site do MEC e leia o conteúdo dos artigos disponíveis no Link a seguir: <portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Processos de Criação: Jogo e improvisação em dança. Processos de Criação: Técnicas de improvisação e de criação do movimento Vocabulários corporais | Habilidades: (GO-EF05AR08-A) Contextualizar, apreciar e experimentar manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante, a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal. Valorizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas, em âmbito regional e nacional. (GO-EF05AR11-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral, propondo diferentes ações, virtuais e/ou presenciais, que envolvam a comunidade escolar e ou local. (GO-EF05AR12-A) Investigar e experimentar diferentes técnicas de improvisação e criação do movimento, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançado. |
Referências | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>. Acessado em 25, jan. 22. LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22. OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em: <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25, jan. 22. |