Esta proposta de atividade de Arte/Música é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Gênero musical é um termo usado para representar a diversidade cultural de estilos, tipos ou categorias de música e as características específicas que cada um deles possui.
O Brasil é um país diverso e heterogêneo culturalmente e apresenta distintos gêneros musicais (Axé, Forró, Funk, Hip Hop, MPB, Pagode, Rap, Reggae, Rock, Samba, Sertanejo, dentre outros).
Os gêneros musicais são influenciados por aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e históricos associados aos contextos em que desenvolvem dependendo da região, acumulando uma infinidade de elementos e tradições responsáveis por criar a sua própria identidade.
Nesse cenário podemos citar o estado de Goiás, que tem a música difundida no restante do país com destaque para seu estilo sertanejo: raiz, moda de viola e universitário. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a cultura goiana é o conjunto de manifestações artístico-culturais, demarcando cada vez mais a representatividade diversificada de estilos e ritmos que vão além desse estereótipo sertanejo.
Têm incorporado à cultura musical, adeptos para outros estilos e ritmos, como a música MPB, as rodas de samba, as apresentações de chorinhos, o Hip Hop e o cenário alternativo do rock, amplamente divulgados por festivais goianos de música como o “Bananada”, “Vaca Amarela” e “Goiânia Noise”.
Festival Bananada
O Festival Bananada, além da participação de artistas de bandas locais e nacionais, conta também com atrações internacionais, exposições de arte, circuito gastronômico e programação especial para skatistas, ou seja, é um festival multicultural que pretende se consolidar cada vez mais como um encontro de diferentes tribos para movimentar a cultura e a economia de Goiânia, mostrando o que a cidade tem de melhor para o Brasil e o mundo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/midianinja/27344507167/in/photostream/ Acesso em 17, maio.22.
Festival Vaca Amarela
É um festival independente de rock que cresce a cada ano e conta também com artistas de cunho nacional. Além da música emergente, busca trazer diversidade musical e gerar debates sociais.
Considerado um dos maiores eventos do Centro-Oeste, o festival costuma movimentar diversas casas de shows e teatros com sua programação itinerante.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/midianinja/29406139524 Acesso em 17, maio.22.
Festival Goiânia Noise
É o festival de rock alternativo independente mais duradouro de Goiás e considerado um dos mais importantes festivais do Brasil, pois conta com a participação de várias gerações, linguagens e estilos que garantem um panorama do atual cenário do rock independente do país.
O Festival Goiânia Noise abre espaço para bandas locais se apresentarem e ganharem projeção no cenário musical, como é o caso da banda goiana Caboclo Roxo.
Caboclo Roxo
A banda musical Caboclo Roxo dialoga com a cultura popular e acrescenta à sua singular sonoridade timbres e texturas próprias da música contemporânea.
Desde 2002 a banda Caboclo Roxo realiza trabalhos importantes, como oficinas de percussão e apresentações musicais em eventos locais de grande relevância musical e cultural. Seu repertório é formado por músicas autorais nos mais variados ritmos (vamunha, afoxé, aguerê, maracatu, rock, dentre outros).
“Foto: Gustavo Moura” – Acervo Pessoal
“Foto: Gustavo Moura” – Acervo Pessoal
QUESTÃO 1
O Festival Bananada é um festival que pretende se consolidar para movimentar a cultura e a economia da cidade de Goiânia. A proposta principal desse festival é
(A) Valorizar exclusivamente artistas locais de música sertaneja.
(B) Promover um encontro multicultural com artistas nacionais e internacionais, exposições de arte e gastronomia.
(C) Fomentar debates sociais e gerar diversidade musical.
(D) Apresentar exclusivamente bandas de rock alternativo independente.
QUESTÃO 2
Caboclo Roxo é uma banda goiana que vem despontando com sua proposta musical de
(A) Explorar ritmos tradicionais goianos como o forró e o axé.
(B) Resgatar e preservar a música sertaneja raiz.
(C) Incorporar elementos da cultura popular e da música contemporânea.
(D) Focar exclusivamente no estilo rock independente.
QUESTÃO 3
Defina o que é gênero musical? Cite 3 exemplos.
QUESTÃO 4
Como você acha que a diversidade de gêneros musicais em festivais como a Bananada, Vaca Amarela e Goiânia Noise contribui para o enriquecimento cultural de uma cidade?
SAIBA MAIS – ARTE/MÚSICA – GÊNEROS MUSICAIS
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular | Arte/Música |
Habilidades | (GO-EF06AR13-A) Entender a música como área de conhecimento, reconhecendo suas especificidades. (GO-EF06AR13-D/E) Compreender criticamente e respeitar a diversidade musical de outras culturas, conhecendo e apreciando diversos gêneros musicais. |
Referências | MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (org). Práticas de Ensinar Música, 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. IBPEX: Curitiba, 2011. SCHAFER, Murray. O Ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991. |