You are currently viewing ARTE – MÚSICA E CULTURA: DIFERENTES POVOS, DIFERENTES SONS.

ARTE – MÚSICA E CULTURA: DIFERENTES POVOS, DIFERENTES SONS.

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 14/10/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE, ESTUDAREMOS SOBRE COMO MÚSICA E CULTURA ESTÃO INTERLIGADAS. A MÚSICA FAZ PARTE DA REPRESENTAÇÃO CULTURAL, CONFERINDO IDENTIDADE E RIQUEZA ATRAVÉS DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES.  VEREMOS QUE CADA POVO DESENVOLVE INSTRUMENTOS E EXPRESSA SONS POR MEIO DOS OBJETOS E VIVÊNCIAS QUE ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO.

retrato, cultura del noreste, pernambuco, naza, noreste, cultura, colores, brasil, fantasía, folklore

https://www.pxfuel.com/es/free-photo-xxpnl

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA:  MÚSICA E CULTURA. INSTRUMENTOS MUSICAIS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS.

Arte | 4º Ano | Ens. Fundamental – aula7

Olá criança, tudo bem com você? Você sabia que a música é uma das principais expressões culturais de um povo? Por meio da representação de sons, os grupos humanos exteriorizam a sua identidade e promovem uma variedade de manifestações com uma riqueza incomparável. Nessa videoaula, veremos que as atividades que as pessoas realizam no dia-a-dia podem servir como inspiração para a expressão musical e os objetos que estão presentes no cotidiano podem se tornar materiais para a elaboração de instrumentos. Vamos lá? Conto com sua participação!

ATIVIDADE 1

Os povos indígenas retiram da natureza vários sons que servem como inspiração para expressão musical como, por exemplo, os cantos dos pássaros e o barulho da chuva. Quando reproduzimos os sons estamos utilizando um recurso que se chama onomatopeia. Observe a figura a seguir e registre por meio de onomatopeias, as palavras que imitam os sons naturais:

Veja o exemplo:

Filhote De Cachorro, Cachorro, Bicho De Estimação ______AU, AU, AU…__________

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/filhote-de-cachorro-cachorro-1903313/. Acesso em 28/08/2021.

Agora é com você!

Raio, Trovoada, Super Celular, Clima, Paraíso, Noite________________________________

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/raio-trovoada-super-celular-clima-2568381/. Acesso em 28/08/2021.

Vaca, Chifres, Gado, Animal, Relva, Agricultura_____________________________

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/vaca-chifres-gado-animal-relva-1839118/. Acesso em 28/08/2021.

Galo, Frango, Macho, Maya, Gado, Ave De Terra, Penas______________________________

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/galo-frango-macho-maya-gado-1867562/. Acesso em 28/08/2021.

ATIVIDADE 2

A capoeira é uma das principais formas de manifestações culturais. É uma expressão de origem africana que mistura música, luta e dança e é muito praticada em nosso país. Veja o vídeo a seguir em que um artista toca um instrumento musical utilizado nas rodas de capoeira:

Capoeira Angola Mestre Ananias toques de berimbau..

RESPONDA:

1 – Qual é o nome do instrumento que o artista está tocando?

2 – O instrumento utilizado pelo artista é confeccionando com quais elementos?

ATIVIDADE 3

Observe a seguir uma letra da música indígena do Grupo Kharó e sua tradução:

De ke ke ke korirare He
De ke ke ke korirare He
Djarambutum korirare he
Djarambutum korirare he
Haamm… Haamm… Haamm… Haamm 

Padzo parareha djozire
Padzo parareha djozire
Padzo parareha djozire
Iwére na kapo há djozire
Ela vê um peixe passando na lagoa, e
Ela vê um peixe passando na lagoa, e
E a garça faz
E a garça faz
Aham! Aham! Aham! Aham! 

A arara está no pau
A arara está no pau
A arara está no pau
Será que ela está rindo ou chorando?
Composição: Índios Kharó Tradução: Marlui Miranda

Após a leitura da tradução, quais elementos da natureza e que fazem parte do dia-a-dia da cultura indígena são representados na música?


Habilidade estruturante: 
(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas. 
(GO-EF04AR15C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.  
Referências:https://pixabay.com/pt/photos/filhote-de-cachorro-cachorro-1903313/. https://pixabay.com/pt/photos/raio-trovoada-super-celular-clima-2568381/. https://pixabay.com/pt/photos/vaca-chifres-gado-animal-relva-1839118/. https://pixabay.com/pt/photos/galo-frango-macho-maya-gado-1867562 https://www.youtube.com/watch?v=mQHLFTWFtkY