Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental.
A MÍMICA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL QUE ENVOLVE O USO DE GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E MOVIMENTOS CORPORAIS PARA TRANSMITIR INFORMAÇÕES, IDEIAS, EMOÇÕES OU NARRATIVAS SEM O USO DE PALAVRAS OU LINGUAGEM VERBAL.
UMA FORMA UNIVERSAL DE COMUNICAÇÃO QUE É COMPREENDIDA EM TODO O MUNDO, INDEPENDENTEMENTE DAS DIFERENÇAS DE IDIOMA, PORQUE SE BASEIA EM ELEMENTOS VISUAIS E GESTUAIS QUE PODEM SER FACILMENTE IDENTIFICADOS.
A MÍMICA É FREQUENTEMENTE USADA EM DIVERSAS SITUAÇÕES E CONTEXTOS, INCLUINDO: O TEATRO, COMÉDIA, COMUNICAÇÃO COTIDIANA E ENSINO.
ELA É UMA FORMA EFICAZ DE COMUNICAÇÃO QUE PODE SER USADA DE MANEIRA CRIATIVA E EXPRESSIVA PARA TRANSMITIR UMA AMPLA VARIEDADE DE MENSAGENS E SENTIMENTOS. A MÍMICA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA COMUNICAÇÃO HUMANA E NA ARTE PERFORMÁTICA.
QUESTÃO 1
VOCÊ JÁ TENTOU SE COMUNICAR APENAS COM GESTOS, SEM PALAVRAS?
SERÁ QUE CONSEGUIMOS BRINCAR E SE COMUNICAR COM OS GESTOS, OU MELHOR POR MEIO DE MÍMICA?
QUESTÃO 2
VAMOS BRINCAR?
EM DOIS GRUPOS, PODEMOS SORTEAR FICHAS COM OBJETOS PARA QUE ADIVINHEM.
A CADA RODADA UM INTEGRANTE DO GRUPO, FAZ MÍMICAS DE ACORDO COM A IMAGEM SORTEADA PARA QUE SEU GRUPO ADIVINHE EM NO MÁXIMO 1 MINUTO E MEIO.
O/A REGENTE DEVE REGISTRAR OS PONTOS NO QUADRO.
BAIXE AS FICHAS COM ALGUNS OBJETOS QUE PODEM SER USADOS.
QUESTÃO 3
AGORA, PARA FINALIZAR VAMOS FAZER UMA RODADA DE MÍMICAS ESPONTÂNEAS, REFERENTES A SENTIMENTOS, COM VALOR DOBRADO. NESTE SENTIDO, A CRIANÇA DEVE DIZER AO PROFESSOR QUAL SENTIMENTO IRÁ APRESENTAR AOS COLEGAS E DEPOIS INTERPRETAR.
AO FINALIZAR, É IMPORTANTE DIALOGAR SOBRE A ATIVIDADE E A MÍMICA.
QUESTÃO 4
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. O QUE É MÍMICA?
A) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE MÚSICA.
B) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE PALAVRAS.
C) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE GESTOS.
D) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE DANÇA.
QUESTÃO 5
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. DIZEMOS QUE É MÍMICA QUANDO:
A) CONTAMOS UMA HISTÓRIA NO MICROFONE
B) CONTAMOS UMA HISTÓRIA COM GESTOS E PALAVRAS
C) CONTAMOS UMA HISTÓRIA COM CARETAS, ACENOS E GESTOS
D) CONTAMOS UMA HISTÓRIA POR ESCRITO.
PARA SABER MAIS
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: | (GO-EF02AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como dialogar sobre as experiências vivenciadas. |
Referências | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 06/09/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 06/09/2023. SANTANA, Ana Lucia. Mímica em InfoEscola. Disponível: www.infoescola.com/artes/mimica. Acesso em: 11/09/2023 |