You are currently viewing ARTE – MÍMICA E OBJETOS

ARTE – MÍMICA E OBJETOS

Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental.

A MÍMICA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL QUE ENVOLVE O USO DE GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E MOVIMENTOS CORPORAIS PARA TRANSMITIR INFORMAÇÕES, IDEIAS, EMOÇÕES OU NARRATIVAS SEM O USO DE PALAVRAS OU LINGUAGEM VERBAL. 

UMA FORMA UNIVERSAL DE COMUNICAÇÃO QUE É COMPREENDIDA EM TODO O MUNDO, INDEPENDENTEMENTE DAS DIFERENÇAS DE IDIOMA, PORQUE SE BASEIA EM ELEMENTOS VISUAIS E GESTUAIS QUE PODEM SER FACILMENTE IDENTIFICADOS.

A MÍMICA É FREQUENTEMENTE USADA EM DIVERSAS SITUAÇÕES E CONTEXTOS, INCLUINDO: O TEATRO, COMÉDIA, COMUNICAÇÃO COTIDIANA E ENSINO.

ELA É UMA FORMA EFICAZ DE COMUNICAÇÃO QUE PODE SER USADA DE MANEIRA CRIATIVA E EXPRESSIVA PARA TRANSMITIR UMA AMPLA VARIEDADE DE MENSAGENS E SENTIMENTOS. A MÍMICA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA COMUNICAÇÃO HUMANA E NA ARTE PERFORMÁTICA.


QUESTÃO 1

VOCÊ JÁ TENTOU SE COMUNICAR APENAS COM GESTOS, SEM PALAVRAS?

SERÁ QUE CONSEGUIMOS BRINCAR E SE COMUNICAR COM OS GESTOS, OU MELHOR POR MEIO DE MÍMICA?

QUESTÃO 2

VAMOS BRINCAR?

EM DOIS GRUPOS, PODEMOS SORTEAR FICHAS COM OBJETOS PARA QUE ADIVINHEM.

A CADA RODADA UM INTEGRANTE DO GRUPO, FAZ MÍMICAS DE ACORDO COM A IMAGEM SORTEADA PARA QUE SEU GRUPO ADIVINHE EM NO MÁXIMO 1 MINUTO E MEIO.

O/A REGENTE DEVE REGISTRAR OS PONTOS NO QUADRO.

BAIXE AS FICHAS COM ALGUNS OBJETOS QUE PODEM SER USADOS.

QUESTÃO 3

AGORA, PARA FINALIZAR VAMOS FAZER UMA RODADA DE MÍMICAS ESPONTÂNEAS, REFERENTES A SENTIMENTOS, COM VALOR DOBRADO. NESTE SENTIDO, A CRIANÇA DEVE DIZER AO PROFESSOR QUAL SENTIMENTO IRÁ APRESENTAR AOS COLEGAS E DEPOIS INTERPRETAR. 

AO FINALIZAR, É IMPORTANTE DIALOGAR SOBRE A ATIVIDADE E A MÍMICA.

QUESTÃO 4

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. O QUE É MÍMICA?

A) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE MÚSICA.

B) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE PALAVRAS.

C) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE GESTOS.

D) É UMA COMUNICAÇÃO POR MEIO DE DANÇA.

QUESTÃO 5

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. DIZEMOS QUE É MÍMICA QUANDO:

A) CONTAMOS UMA HISTÓRIA NO MICROFONE

B) CONTAMOS UMA HISTÓRIA COM GESTOS E PALAVRAS

C) CONTAMOS UMA HISTÓRIA COM CARETAS, ACENOS E GESTOS

D) CONTAMOS UMA HISTÓRIA POR ESCRITO.

PARA SABER MAIS


    Autoria:Ariadiny Cândido Morais
    Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
    Componente Curricular:Arte
    Habilidades:(GO-EF02AR21-A) Explorar objetos concretos e imaginários na composição cênica, individual e coletivamente, buscando estabelecer diferentes relações, conexões, significações e ressignificações, bem como dialogar sobre as experiências vivenciadas.
    Referências GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 06/09/2023.

    GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 06/09/2023.

    SANTANA, Ana Lucia. Mímica em InfoEscola. Disponível: www.infoescola.com/artes/mimica. Acesso em: 11/09/2023