Olá! Tudo bem? A arte indígena brasileira é produzida pelos povos nativos, antes e depois da colonização portuguesa, que se iniciou em 1500. Há uma grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, que se destacam na arte da cerâmica, do trançado, dos enfeites e das pinturas corporais. Vamos conhecer mais sobre a arte indígena?
A arte indígena brasileira é bastante diversificada, tem variações dependendo da localização, do povo e de suas tradições. Cada tribo ou etnia indígena apresenta as suas particularidades, no entanto, existem algumas características comuns como a pintura corporal. A arte indígena está ligada à vida em comunidade, às necessidades diárias, celebrações, cerimônias e rituais. Que tal conhecer alguns tipos de arte indígena, suas características e significados?
Atividade 1
Acesse o link para assistir ao vídeo:
Atividade 2
Agora que você assistiu ao vídeo, pôde perceber que por meio de sua arte os povos indígenas preservam suas tradições. Converse com seus familiares sobre a importância das influências indígenas na cultura brasileira.
Atividade 3
Atualmente, há diversas reservas indígenas espalhadas pelo Brasil. Nesses locais, as tribos ainda procuram manter sua cultura e tradições. No estado de Goiás existem tribos das etnias: Avá-Canoeiro, Karajá e Tapuia. Pesquise sobre a pintura corporal Karajá e faça um resumo no seu caderno sobre suas descobertas.
Componentes | Habilidades |
História | Tema/ Conhecimento: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. Cidadania, diversidade cultural e respeito as diferenças sociais, culturais e históricas. (GO-EF05HI03-A) Identificar as principais influências culturais do povo brasileiro em relação ao conhecimento científico e popular, na perspectiva de compreender a contribuição de cada povo, indígena, europeu e africano, na constituição da nossa sociedade. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.