Olá, educando (a)! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 17/08/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESSA ATIVIDADE A CRIANÇA IRÁ CONHECER AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO E IRÁ IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTAÇÃO DO ANO (PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO).
https://pixabay.com/images/id-158601/
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: ESTÇÕES DO ANO – A PRIMAVERA CHEGOU
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE NOSSA ATIVIDADE É SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO. VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO?
PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO. AS ESTAÇÕES DO ANO ACONTECEM POR CAUSA DA INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL. O MOVIMENTO DO NOSSO PLANETA EM TORNO DO SOL, DURA UM ANO. AS ESTAÇÕES COMEÇAM NAS SEGUINTES DATAS:
- OUTONO: 20 DE MARÇO DE 2021;
- INVERNO: 21 DE JUNHO DE 2021;
- PRIMAVERA: 22 DE SETEMBRO DE 2021;
- VERÃO: 21 DE DEZEMBRO DE 2021.
CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO:
VERÃO: APRESENTA TEMPERATURAS ELEVADAS E DIAS MAIS LONGOS QUE AS NOITES.
OUTONO: É CONSIDERADO UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO E CARACTERIZA-SE PELO DECLÍNIO DAS TEMPERATURAS. NESSE PERÍODO, AS FOLHAS DAS ÁRVORES APRESENTAM TONS AMARELADOS E COSTUMAM CAIR, INDICANDO MUDANÇA DE ESTAÇÃO.
INVERNO: APRESENTA DIAS MAIS CURTOS E NOITE MAIS LONGAS EM DECORRÊNCIA DA MENOR INCIDÊNCIA SOLAR. NESSE PERÍODO, OCORREM MIGRAÇÕES DE DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS PARA ÁREAS COM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS.
PRIMAVERA: APRESENTA TEMPERATURAS AMENAS E AGRADÁVEIS. OS DIAS COMEÇAM A FICAR MAIS LONGOS, E AS NOITES PASSAM A SER MAIS CURTAS. A CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DESSA ESTAÇÃO É O APARECIMENTO DAS FLORES.
ATIVIDADE:
DESENHE QUATRO ÁRVORES, EM CADA UMA VOCÊ VAI REPRESENTAR UMA ESTAÇÃO DO ANO.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- EXISTEM QUATRO ESTAÇÕES EM UM ANO;
- IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTAÇÃO DO ANO (PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO).
Ciclo da infância: Habilidade estruturante | (GO-EF02AR39) CONHECER, APRECIAR POR MEIO DE SITES, VÍDEOS, FOTOGRAFIAS, REVISTAS ESPECIALIZADAS, LIVROS E APRECIAÇÃO DE ESPETÁCULOS, EXPLORAR E DISTINGUIR DIFERENTES MODALIDADES TEATRAIS, COMO TEATRO DE RUA, PANTOMIMA/MÍMICA, TEATRO MUSICAL, TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – BONECOS, SOMBRAS, OBJETOS E MÁSCARAS, ENTRE OUTROS, FAZENDO SÍNTESES E REGISTROS VERBAIS E/OU NÃO VERBAIS: ORALIDADE, ESCRITA, DESENHO, EXPRESSÃO CORPORAL, AUDIOVISUAL. |