You are currently viewing ARTE – Entre traços e números: a arte de criar e recriar

ARTE – Entre traços e números: a arte de criar e recriar

OLÁ, EDUCANDO (A) ! ESTA VIDEOAULA DE ARTE – ARTES VISUAIS, FOI VEICULADA NA TV NO DIA 10/05/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

A ARTE ALÉM DE UMA LINGUAGEM DE CRIAÇÃO, É APRESENTADA TAMBÉM COMO UMA AÇÃO EDUCATIVA DE OUTROS COMPONENTES CURRICULARES.

https://pixabay.com/pt/photos/pintura-rupestre-rock-carving-4919/acesso

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: A INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA.

1º ano | Agrupamento A | Ciclo da Infância | Arte

OLÁ CRIANÇA, PARA ESSA ATIVIDADE PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.

DESDE TEMPOS REMOTOS, O SER HUMANO BUSCA DE COMUNICAR, ILUSTRAR O QUE VÊ E O QUE SENTE. A PARTIR DISSO A HUMANIDADE VEM EVOLUINDO EM MUITOS SENTIDOS. A IMAGEM A SEGUIR TRAZ REGISTROS DOS PRIMEIROS TRAÇOS DO HOMEM.

https://pixabay.com/pt/photos/pintura-rupestre-rock-carving-4919/

ALGUMAS DÚVIDAS PARA REFLETIRMOS:

  • A ARTE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO?
  • SÓ A PINTURA É CONSIDERADA ARTE?
  • É POSSÍVEL EM ARTE APRENDER OUTROS COMPONENTES CURRICULARES?

DESDE A ANTIGUIDADE O HOMEM VEM MUDANDO O SEU MEIO, COM INVENÇÕES QUE FACILITAM O SEU DIA A DIA E TAMBÉM DANDO UTILIZAÇÃO DIFERENTE PARA AS COISAS QUE VÃO SENDO CRIADAS.

https://lh6.googleusercontent.com/AU1wP76jRZVY7-WuImb_zsXn0WfX85neQXAC9ivsJMNqdKBMqVdSw7wIcSnVHyHxQoLLinpHMFDDCJqTunUaveQ0UYww79RZxTtPRVbT6aSnYFMxdwWtAyFSmd08A74e https://lh4.googleusercontent.com/wkhqgUkGKhBcF_nQB54j1k3KfZtopYSgIHehAHYyZBUff5lLMkd7RU5JpsAVV0rslHvMQVo2_1BTANWEuLtJrNAZBHLW8pHj-2koG7B53wSaYwTcXHxO0CqFHZVFaBNn

DISPONÍVEL EM: PIXABAY.COM

VEJAM ALGUNS EXEMPLOS:

DO BARRO FORAM CRIADOS JARROS E OUTRAS FORMAS DE ARTE.

https://lh3.googleusercontent.com/KDoDPcu2Wk4tuoanY6MxcF7t7dRHD-LZN-xHNlKZ-GGpTgk3k0QWZD4TLsL-efQe6r-a_kxuzDm03lohY4KqJh4dSko1eGNQJWrM2-dV7_qW_sIrQO_TM-8V2aDIADpt https://lh5.googleusercontent.com/Hq3DeRa2-3If3OqXGTgQNHiiO0YOOkB1aUqSuEp_bU-toBlqksETamNx4mxoZgfIkeb5_HMnF_NUepyFU3fzsBygEKOds1jwYhvYPSX6du1DIQi2s1CbDgb3Kna9zmgG https://lh4.googleusercontent.com/DNnKgY5ElvXUsd7-cjOP11D1ZWTTGGyFsEEL-6siBSwr8L_uK9j1sXHhuFGviCEzWdWCFiWZ3uzeQR4mHvbtgoly7DGg-RRiP4rmFE6Wxu9ofWBRrxvYxQM5vJpXZYtb

A CERÂMICA QUE ANTES ERA UTILIZADA PARA ARMAZENAR ALIMENTOS OU ÁGUA, HOJE TAMBÉM É UMA OBRA ARTÍSTICA , QUE SOFREU DIVERSAS INTERVENÇÕES COM O PASSAR DOS ANOS.

ATIVIDADE:

E QUE TAL DOS NÚMEROS CRIARMOS UMA PINTURA? VOU UTILIZAR UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE ABSTRATA. ATENÇÃO AOS PASSOS:

EM UMA FOLHA ESCREVA OS NÚMEROS DE 1 A 10 ALEATORIAMENTE.

https://lh3.googleusercontent.com/y9WOV86oTYV3a0iI8gdYBr4cuVUxXZjg0fvIFFYlMEDTKxjWsRYbtrcXy46J-6ynwNswBX0MYI982AbTGh3U6wFjG0QBtXjUNI5AR76QUpkI1MCI2RW1R6KZO_qtb6NM

DEPOIS LIGUE OS NÚMEROS UTILIZANDO UMA RÉGUA.

https://lh4.googleusercontent.com/QjSWZiUWbTsl2Th2nJ4wS4civg9shp8VCGFpaih-34Ks4dzn01Qvj9SCqWNdWPA2nWLzLG2Fx8yD--Ili3kGw0uZraAQ7MaEmVNIpMelqb7y43mS7yqGsK3klP9bvcGr

EM SEGUIDA APAGUE OS NÚMEROS.

https://lh3.googleusercontent.com/P9hxxSkQGN3M_gVoHPp2Eg6Q1p-f-kvPCC2nYFNJI7vqNf-w--SyR8njrEb-H-WsYUt6_gpDMdh-fAuQ5bfvmgUZR-FhnH_RMW2aRc21CES_3As_94SifplRbe1yqJf0

AGORA É SÓ COLORIR OS ESPAÇOS.

https://lh4.googleusercontent.com/cQJ4BipPg_U8LP9zvMLxu2bM19iBt5S7KffbX1c4jzqeGEuH_nnkr8hq0E9yne-4FKZEP0mLDYVGN08ZBL_YXjTXsCyS4jcCi6kg_WFR3ZwckvchIb5VYh60-jzN9J-u

COM A TÉCNICA UTILIZADA ACIMA, CRIE UM NOVO DESENHO E OBSERVE QUE SE VOCÊ MUDAR A POSIÇÃO DOS NÚMEROS E AS CORES A ATIVIDADE SE TORNA COMPLETAMENTE DIFERENTE!!!

RELEMBRAR:

  • A ARTE, ASSIM COMO AS PESSOAS FOI EVOLUINDO COM O TEMPO.
  • QUE UMA MESMA ATIVIDADE OU INSTRUMENTO, PODE TER FUNÇÕES DIFERENTES.
  • É POSSÍVEL ALIAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM UMA MESMA ATIVIDADE. EXEMPLO: MATEMÁTICA E ARTE.
  • CRIAR É UM PROCESSO CONSTANTE E QUE SEMPRE É POSSÍVEL, COM CRIATIVIDADE, FAZER ARTE E SE DIVERTIR.

Ciclo da infância: Habilidade estruturante: 
GO-EF01AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística.