Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você sabe, qual a diferença entre o cartoon e charge?
Ao Longo da atividade vamos descobrir a diferença entre essas duas expressões artísticas.
Questão 1
Veja as obras abaixo, observe e analise o que cada uma aborda.
Questão 2
Leia a tabela abaixo, e identifique cada uma das obras acima.
Charge | Cartum |
Faz críticas de acontecimentos recentes, envolvendo figuras públicas, como: críticas ao governo e a personalidades públicas | Sátiras a questões sociais, de forma atemporal e universal, como: críticas à sociedade e questionamentos sobre o cotidiano. |
– utiliza linguagem verbal e não verbal – tem humor – faz uma leitura crítica do cotidiano – é atual e efêmero – precisa de contextualização – situações particulares – pode conter caricaturas de pessoas públicas | – linguagem verbal e não verbal – tem humor – faz crítica a realidade – atemporal – tem a sociedade como contexto – situações e questões coletivas |
Questão 3
Você conhece uma artista que trabalha com desenhos?
Jean Galvão é um cartunista que vive em no estado de São Paulo e publica suas criações em jornais, revistas, livros e redes sociais. Ele é um artista que tem como profissão a criação de desenhos, ilustrações, charges…
a – Observe as obras assinadas por Jean Galvão e perceba o que há de comum entre elas.
b – Quais as cores mais usadas pelo artista?
c – Como é o traço de Galvão, ou seja, modo como reconhecemos o artista/obra (pela forma do desenho, a linha e o contorno usado)?
Questão 4
Agora é com você!
- Escolha o material de desenho, como ou sem cores e uma folha.
- Decida se irá criar uma charge ou um cartoon, se necessário releia a tabela da questão 1.
- Pense em algo engraçado, grave, perigoso ou problemático que aconteceu ou acontece para contar por meio da arte que irá desenhar.
Questão 5
- Compartilhe sua criação com os colegas e familiares.
- Aprecie também, as obras dos colegas com calma e respeito, se possível curta e comente destacando aspectos positivos.
Para saber mais:
Acesse: PÁGINA VIRTUAL DE JEAN GALVÃO PARA CONHECER MAIS DE SEU TRABALHO. DISPONÍVEL EM: https://www.jeangalvaocartunista.com/PORTAL SÃO FRANCISCO.
Professor (a), você pode acessar o material desta atividade em documentos editáveis de texto e PowerPoint. Entre no Portal, na aba: Proposta Didáticas ou no Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-3a-serie/>
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF03AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma entre as diversas linguagens artísticas, respeitando suas experiências, suas vivências e suas percepções. (GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. GALVÃO, Jean – 1972. Página virtual: Disponível em: https://www.jeangalvaocartunista.com/. Acessado em: 21/09/2022. Portal São Francisco. Cartunista. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/cartunista. Acessado em: 21/09/2022 |